Notícias
Programa de Extensão Cultural da ESG bate recorde de inscritos pelo 2º ano consecutivo
A Escola Superior de Guerra (ESG) deu início, na tarde de ontem (10), às atividades do Programa de Extensão Cultural da ESG (PECESG). A turma 2025 conta com o número recorde de 770 inscritos, de 18 a 89 anos, que participarão do curso de forma presencial (374) e na modalidade a distância (396). Pela primeira vez, o número de participantes homens (393) supera a quantidade de mulheres inscritas (377). Dos mais de 700 inscritos, 586 fazem o PECESG pela primeira vez.
O Comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, proferiu as palavras de abertura, abordando a história da ESG e a missão do curso. O General Cantanhede agradeceu aos integrantes do corpo docente e do corpo permanente envolvidos na organização do PECESG e deu as boas-vindas aos estagiários. “Nossa Escola completou recentemente 76 anos de história, com a missão de integrar civis e militares. Fico muito feliz ao ver que a maioria de nossos participantes é composta por civis”, ressaltou, desejando uma jornada proveitosa aos discentes. “Que possamos trocar experiências, reforçar nossos laços de amizades, fazer novas amizades e sair daqui pessoas melhores. Parabéns a todos que estão aqui procurando evoluir”.
A aula inaugural do PECESG foi apresentada pelo professor doutor e coronel do Exército Brasileiro Gilberto de Souza Vianna, integrante da ESG, que abordou o tema “História e Impacto da Escola Superior de Guerra”.
Estagiária veterana do PECESG, a pedagoga Dirce Cardoso Pereira compartilhou sua experiência. “O PECESG já é tradicional, pois alimenta culturalmente e atualiza as pessoas, que se sentem atraídas pelo temário e pela forma simples como são colocados os temas por nossos queridos conferencistas”, elogiou.
O PECESG – O Programa de Extensão Cultural da ESG tem como objetivo propiciar aos participantes um programa de atividades para conhecimento e estudo de temas atuais nas áreas de Defesa, Segurança e Desenvolvimento Nacional, visando à troca de experiências, à aproximação do público com a ESG e ao estreitamento dos laços com instituições parceiras. Ao longo de seis encontros, os estagiários participarão de palestras e conferências com temas ligados a Defesa, Diplomacia, Desenvolvimento Global, Geopolítica, História e Cultura, Meio Ambiente e Agronegócio, Comunicação e Segurança Pública. Devido ao aumento da procura, o Programa estreou, em 2023, a modalidade de Ensino a Distância, com aulas transmitidas em tempo real.