Notícias
Integrantes do CEBRI e acadêmicos internacionais participam de programação na ESG
A Escola Superior de Guerra (ESG) recebeu ontem, 11 de junho, a visita de integrantes do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), acompanhados por acadêmicos de diversas nacionalidades participantes da “XXII Conferência de Segurança Internacional do Forte”, realizada na véspera, na Zona Sul carioca, com o objetivo de debater a conexão entre segurança internacional, multilateralismo e mudanças climáticas.
Ao longo da programação, a comitiva percorreu importantes pontos históricos da Fortaleza de São João, como a Praça do Marco de Fundação da Cidade do Rio de Janeiro, e participou de apresentações institucionais, ministradas respectivamente pelo assessor de Relações Institucionais da ESG, Contra-Almirante Gilberto Cezar Lourenço, e pelo Prof. Dr. Ronaldo Gomes Carmona, professor de Geopolítica da ESG, atualmente cedido à Finep – Financiadora de Estudos e Projetos e coordenador do Núcleo de Defesa e Segurança Internacional do CEBRI.
O Almirante Lourenço ofereceu aos presentes uma apresentação sobre a Escola, abordando sua história de quase 76 anos de existência, missão, visão, valores, cursos e trabalhos em andamento. Já o Professor Carmona discorreu acerca da temática “Contexto Geopolítico Atual: Perspectiva Brasileira”. Após as palestras, os participantes puderam fazer perguntas e conhecer um pouco mais sobre a Escola que “Estuda o Destino do Brasil”.