Notícias
ESG inicia 3ª edição do Curso Superior de Segurança e Defesa Cibernética
A Escola Superior de Guerra (ESG) deu início, na quarta-feira, 3 de setembro, à terceira edição do Curso Superior de Segurança e Defesa Cibernética (CSSDC). A turma conta com 38 estagiários, sendo quatro da Marinha do Brasil, sete do Exército Brasileiro, um da Polícia Militar de Santa Catarina e 26 civis de instituições públicas e privadas.
O curso tem como objetivo capacitar militares e civis para atuarem no planejamento e assessoramento superior no ambiente cibernético, proporcionando uma formação robusta e atualizada frente às demandas contemporâneas de segurança e os desafios crescentes no campo da ciberdefesa.
O comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, presidiu a solenidade de abertura, que contou com a participação de autoridades e especialistas. O comandante de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, General de Divisão Ivan de Sousa Corrêa Filho, conduziu a aula magna do CSSDC, com o tema “Sistema Militar de Defesa”.
O General Cantanhede ressaltou a importância da formação de uma nova geração de especialistas para garantir a soberania do país no espaço virtual. "A criação do curso reflete o compromisso da ESG em se manter na vanguarda do conhecimento e em preparar líderes aptos a enfrentar os desafios do século XXI".
De acordo com o diretor do CSSDC, Coronel (Ref.) João de Azevedo, a iniciativa visa a aprofundar o entendimento sobre as complexas ameaças cibernéticas e desenvolver estratégias de defesa robustas para a proteção de infraestruturas críticas e informações sensíveis do Brasil. "As atividades simbolizaram um avanço significativo para a segurança nacional, bem como para a integração entre o conhecimento acadêmico e as necessidades práticas da defesa", disse.
O Curso Superior de Segurança e Defesa Cibernética faz parte do portfólio de cursos da ESG e ocorre anualmente desde sua primeira edição, em 2023.