Notícias
ESG forma 160 discentes na 13ª edição do CSD
A Escola Superior de Guerra (ESG) formou 160 discentes na 13ª edição do Curso Superior de Defesa (CSD), sendo 129 militares e 31 civis de órgãos governamentais e instituições privadas. O curso visa à preparação para o exercício de funções de assessoramento de alto nível, promovendo a interação entre os participantes dos cursos de altos estudos realizados pelas Forças Armadas e pela ESG
A solenidade de diplomação dos estagiários foi realizada na última sexta-feira, 26 de setembro, com a presença do Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Guilherme da Silva Costa, do Comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, do subcomandante da ESG, Brigadeiro do Ar Ivan Lucas Karpischin, e de membros do corpo docente e do corpo permanente da Escola
Voltado para civis e militares das Forças Armadas, das Forças Auxiliares e de nações amigas, o CSD é desenvolvido em paralelo aos cursos de altos estudos da Escola de Guerra Naval, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica e da Escola Superior de Guerra. Este ano, contou com a participação de três militares de nações amigas: Argentina, Índia e Jordânia.
Em seu discurso, o Comandante da ESG parabenizou os formandos e reforçou a importância da troca de conhecimentos e experiências entre militares e civis proporcionada pelo CSD. “O Curso Superior de Defesa foi concebido com o propósito de promover a integração entre os participantes, além de fortalecer o pensamento crítico de seus discentes em temas emergentes, contemplando os cenários nacional e internacional, contribuindo, assim, para a consolidação da mentalidade de Defesa”.
O CSD contou com uma semana de palestras com autoridades civis e militares, uma semana de viagem de estudos a Brasília e cinco semanas aplicando a metodologia ativa da sala de aula invertida, que coloca o aluno como protagonista no processo de aprendizagem.