Notícias
Aluna do mestrado da ESG conquista 2º lugar no Concurso de Dissertações e Teses do Ministério da Defesa

- .
A Major do Exército Sabrina de Oliveira Braga Carvalho, mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Segurança Internacional e Defesa (PPGSID) da Escola Superior de Guerra (ESG), conquistou o segundo lugar no nível de mestrado, na área de Ciências Humanas, no Concurso de Dissertações e Teses promovido pelo Ministério da Defesa, como parte do 10º Seminário dos Programas de Pós-Graduação do Ministério da Defesa (PPG-MD).
O trabalho premiado, intitulado “A Inteligência estratégica e o processo decisório: um estudo da relação entre o decisor e o analista de inteligência”, foi orientado pelo Prof. Dr. Jacintho Maia Neto e analisa a importância de integrar informações estratégicas ao processo decisório em um contexto global dinâmico e imprevisível, especialmente no campo da Defesa. A Major Sabrina investiga como uma relação mais colaborativa entre analistas de inteligência e tomadores de decisão pode melhorar a eficácia da Inteligência Estratégica, resultando em produtos mais alinhados às necessidades decisórias e na redução das incertezas em níveis estratégicos.
O estudo parte da premissa de que a intensificação dessa interação, embora envolva riscos, aprimora a qualidade e a relevância dos produtos de Inteligência. A metodologia combina revisão de literatura com a aplicação de questionário a especialistas egressos do Curso Superior de Inteligência Estratégica da ESG, buscando identificar percepções sobre benefícios, desafios e oportunidades de aprimoramento na relação entre analistas e decisores.
Para saber mais sobre o trabalho, acesse [aqui] / https://repositorioesg.br/handle/123456789/2100.
O concurso recebeu 747 inscrições, das quais 17 trabalhos foram selecionados. A avaliação considerou critérios como originalidade, relevância para a Defesa Nacional, impacto potencial, metodologia e qualidade da redação.
A premiação contempla os três primeiros colocados nas áreas de Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências da Vida, tanto no mestrado quanto no doutorado. Os primeiros colocados serão premiados em cerimônia que ocorrerá nos dias 13 e 14 de novembro de 2025, no Instituto Militar de Engenharia (IME), no Rio de Janeiro (RJ).
A conquista reafirma o compromisso da Escola Superior de Guerra com a excelência acadêmica, o rigor científico e a formação de profissionais capazes de contribuir para o fortalecimento da Defesa e da Segurança Internacional do Brasil.