Notícias
ESG forma 35 discentes de nove países na 1ª edição do CPEAC em língua espanhola
A Escola Superior de Guerra (ESG), por meio do Instituto Therezinha de Castro (ITC), concluiu na sexta-feira, 5 de setembro, a 1ª edição em espanhol do Curso de Políticas e Estratégias frente às Ameaças Complexas (CPEAC). Formaram-se 35 discentes de nove países (Argentina, Brasil, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), representantes de 19 instituições civis e militares, incluindo 14 programas de pós-graduação.
O CPEAC em língua espanhola tem como objetivo fortalecer a cooperação internacional em Defesa, promovendo o intercâmbio cultural e acadêmico entre civis e militares do Brasil e de países amigos. Ao longo de duas semanas, sendo uma a distância e uma presencial, os discentes participaram de atividades diversas, como fóruns de discussão, trabalhos em grupo, conferências, debates e apresentação de trabalho de conclusão de curso.
De acordo com o comandante da ESG, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, a iniciativa visou a ampliar a compreensão dos participantes acerca da natureza das ameaças complexas e suas implicações para as políticas e estratégias, em especial na área de Defesa, contribuindo para o debate mediante perspectiva comparativa das realidades da América Latina e dos Estados Unidos e suas peculiaridades.
“Em um mundo cada vez mais complexo, marcado por conflitos interestatais, disputas e tensões políticas e econômicas, avanços tecnológicos e da inteligência artificial, nossa Escola e este curso buscam desenvolver e preparar futuros líderes para que tenham capacidade, pensamento crítico, visão de futuro e ética para fazer frente aos grandes desafios globais “, destacou ele, que proferiu palavras de agradecimento à turma que foi pioneira na versão em espanhol do CPEAC e aos integrantes do corpo docente e do corpo permanente da ESG que viabilizaram a realização do curso.
“Agradeço às instituições civis e militares dos países que nos acompanharam no curso, especialmente os programas de pós-graduação que vocês representam. Esperamos que, ao regressarem aos seus países, levem consigo o conhecimento que adquiriram, as experiências compartilhadas e, o mais importante, a amizade que cultivaram. Foi um privilégio tê-los nessa Escola. Agradeço, ainda, a todos os setores da ESG que contribuíram para a realização do curso”, ressaltou, cumprimentando também o subcomandante da ESG, Brigadeiro do Ar Ivan Lucas Karpischin, formando da 1ª edição do CPEAC em língua espanhola.
Veja mais fotos no Instagram da ESG: @esg_md