Notícias
Participa Conitec realiza oficina sobre participação social na ATS em evento de lançamento do Boletim do Instituto de Saúde
Atividade integra o lançamento da edição especial do Boletim do Instituto de Saúde (BIS) sobre democratização do acesso na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), que será realizado em 18 de fevereiro em São Paulo
Publicado em
04/02/2025 17h20
No próximo dia 18 de fevereiro, das 9h às 12h, a equipe de participação social da Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (Conitec) vai promover uma oficina com o tema "Participa Conitec: participação social na incorporação de tecnologias em saúde no SUS". A oficina compõe o Programa CurSUS, do Instituto de Saúde do Estado de São Paulo, que tem o objetivo de oferecer capacitações de acordo com as necessidades das regiões e da população. O público-alvo dessa oficina é composto por profissionais de saúde e de Conselhos Regionais e de Saúde.
A proposta da oficina Participa Conitec é ampliar o diálogo sobre o papel da sociedade na ATS e no processo de incorporação de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS). Com uma abordagem interativa, a oficina permitirá que os participantes conheçam iniciativas como a Perspectiva do Paciente, a elaboração do Relatório para a Sociedade e a análise qualitativa de contribuições das consultas públicas da Conitec. A oficina será realizada durante o lançamento do Boletim do Instituto de Saúde (BIS), promovido pelo Instituto de Saúde do Governo de São Paulo. O evento ocorrerá na capital paulista e terá vagas limitadas.
No período da tarde, das 14h às 17h, a programação do lançamento do Boletim “Participação Social na Avaliação de Tecnologias em Saúde: Acesso e democracia”, conta com mesas-redondas sobre artigos originais, ensaios, relatos de experiência e estudos de caso publicados no BIS.
A realização da oficina se articula com o tema dessa edição especial do BIS, dedicada à participação social na ATS. A revista reúne artigos de pesquisadores e profissionais da área, ressaltando a importância do engajamento da sociedade na tomada de decisões em saúde pública. As discussões incluem a importância da participação social no processo de ATS, destacando o seu papel na promoção do acesso democrático à saúde e analisa as implicações dessa participação na construção de políticas públicas focadas em inclusão e equidade.
Leia aqui a nova edição do Boletim do Instituto de Saúde.