Notícias
Tecnologia para tratamento de pacientes com AME é tema de chamada pública aberta para a Perspectiva do Paciente
A Perspectiva do Paciente está com inscrições abertas para a chamada pública sobre o medicamento nusinersena, destinado ao tratamento de pacientes com AME tipo III. O prazo para participação se encerra no dia 2 de maio. Para avaliação dessa tecnologia, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) está considerando pacientes com capacidade de deambulação, ou seja, que conseguem caminhar. Para a Perspectiva do Paciente, serão priorizadas inscrições de quem vive com a condição de saúde e que já tenha utilizado o medicamento em avaliação.
As inscrições são feitas via site da Conitec, com o processo sendo finalizado por meio da Plataforma Participa + Brasil (sendo necessário ingressar com o login GOV.BR).
O SUS garante medicamentos gratuitos na rede pública também para os tipos I e II da AME: zolgensma (I), nusinersena (I) e risdiplam (I e II). Além disso, há a oferta de tratamento multidisciplinar, que visa melhorar a função respiratória e a motora, estimular o desenvolvimento infantil e atividades de vida diária.
A AME ainda não tem cura e as terapias existentes tendem a estabilizar a progressão da doença.
A Perspectiva do Paciente é um espaço destinado à apresentação de relatos de experiência com a condição de saúde e a tecnologia em avaliação durante a reunião da Conitec.
Saiba mais aqui.
Prazo até 2 de maio:
Chamada Pública nº 37/2025 - Nusinersena para o tratamento da Atrofia Muscular espinhal (AME) 5q tipo 3 em pacientes com capacidade de deambulação.