Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Conselho Nacional de Arquivos
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Serviços
    • Cadastro nacional de entidades custodiadoras de acervos arquivísticos
    • Consulta às entidades custodiadoras de acervos arquivísticos cadastradas
    • Declaração de interesse público e social
    • Denúncias de situações de descasos, roubos e comercialização de documentos públicos através de leilões
    • Sistema de Orientações Técnicas - Poder Executivo Federal
  • Assuntos
    • Notícias
    • Eventos
    • Campanha arquivos municipais públicos
    • Seleção pública de conselheiros do CONARQ
    • Campanha de sensibilização sobre os arquivos
  • Acesso à informação
    • Institucional
      • O Conselho
      • Organograma do CONARQ
      • Competências do CONARQ
    • Boletim interno
    • Regimento interno
    • Portarias CONARQ
    • Atas das reuniões plenárias do CONARQ
    • Calendário das reuniões plenárias do CONARQ
    • Relatórios
      • Relatório de metodologia ex post avaliação de políticas públicas - Lei nº 8.159/1991
      • Relatório de atividades do CONARQ
      • Relatório técnico sobre censo de arquivos públicos instituídos no Brasil
      • Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados: uma análise dos avanços da gestão documental e arquivística brasileira
      • Relatório Final de Avaliação Ex-Post da Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados (PNAPP)
    • Planejamento estratégico
    • Cooperação Técnica
      • Produtos
      • Documentos do Projeto
      • Vagas de Consultoria
      • Notícias
  • Estrutura
    • Conselheiras e Conselheiros
    • Câmaras técnicas consultivas
      • Câmara Técnica Consultiva de Estudos de Usuários
      • Câmara Técnica Consultiva de Terminologia Arquivística
    • Câmaras técnicas e setoriais inativas
      • Câmara Técnica de Documentos eletrônicos - CTDE
      • Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática - CTPADI
      • Câmara Técnica de Preservação de Documentos - CTPD
      • Câmara Técnica de Normalização da Descrição Arquivística - CTNDA
      • Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais - CTDAISM
      • Câmara Técnica de Capacitação de Recursos Humanos - CTCRH
      • Câmara Setorial de Arquivos de Instituições de Saúde - CSAIS
      • Câmara Setorial sobre Arquivos Municipais - CSAM
      • Câmara Setorial sobre Arquivos do Judiciário - CSAJ
      • Com a finalidade de conduzir a consulta pública sobre a nova versão do e-ARQ Brasil
      • Com a finalidade de definir diretrizes para a elaboração de instrumentos técnicos de classificação e avaliação de documentos arquivísticos
      • Sobre a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos
      • Com a finalidade de conduzir a consulta pública sobre a nova versão do e-ARQ Brasil
      • Com a finalidade de elaborar requisitos de certificação e regras de auditoria de repositório arquivístico digital confiável (RDC-Arq)
      • Para definir diretrizes para a elaboração de estudos, proposições e soluções para a preservação de websites e mídias sociais
      • Com a finalidade de elaborar diretrizes para instituições arquivísticas, serviços arquivísticos e atuação dos profissionais de arquivo em relação à aplicação da LGPD
      • Com a finalidade de elaborar diretrizes para o tratamento técnico de acervos relacionados à arquitetura e ao ambiente construído
    • Câmara Técnica de Avaliação de Arquivos Privados e Comunitários
  • Centrais de conteúdo
    • Publicações
      • Publicações Conarq
      • Publicações Coluso
      • Publicações de órgãos integrantes do Sinar
      • Publicações do Conselho Internacional de Arquivos
    • Infográficos
    • Campanhas
      • Campanha arquivos públicos municipais
      • Campanha de sensibilização sobre os arquivos
    • Conarq em Ação
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 1
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 2
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 3
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 4
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 5
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 6
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 7
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 8
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 9
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 10
  • Canais de Atendimento
  • Conexões
    • Arquivo Nacional
    • SINAR
    • Coluso
    • Rede de Arquivos Estaduais e do Distrito Federal
      • A Rede de Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal
      • Resolução Conarq/MGI nº 55, de 26 de agosto de 2024
      • Portaria AN/MGI nº 183, de 15 de outubro de 2024
      • Portaria AN nº 188, de 31 de outubro de 2024
      • Portaria AN/MGI n 198, de 9 de dezembro de 2024
    • Links úteis
      • Associações de Profissionais de Arquivologia
      • Cursos de Arquivologia no Brasil
  • Legislação Arquivística
    • Resoluções do CONARQ
    • Coletânea da legislação arquivística e correlata
    • Excertos da Constituição
    • Leis e decretos-leis
    • Medidas provisórias
    • Decretos federais
    • Resoluções
    • Portarias federais
    • Instruções normativas
    • Atos do poder judiciário
    • Atos do poder legislativo
    • Legislação estadual e municipal
  • Subsídios para arquivos
    • Oportunidades de financiamento de projetos para arquivos
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Você está aqui: Página Inicial Legislação Arquivística Portarias federais Portaria nº 58, de 23 de dezembro de 2016
Info

Portaria nº 58, de 23 de dezembro de 2016

Dispõe sobre os procedimentos complementares para o compartilhamento de bases de dados oficiais entre órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União.
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 08/09/2020 12h13 Atualizado em 08/11/2022 09h40

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO

SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

PORTARIA Nº 58, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2016

Dispõe sobre procedimentos complementares para o compartilhamento de bases de dados oficiais entre órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União.

                    O SECRETÁRIO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO, no uso da atribuição que lhe confere o art. 10 do Decreto nº 8.789, de 29 de junho de 2016, e tendo em vista o disposto no art. 21 do Anexo I ao Decreto nº 8.818, de 21 de julho de 2016,

                    resolve:

                    Art. 1º Esta Portaria dispõe sobre os procedimentos complementares para o compartilhamento de bases de dados oficiais entre órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União.

                    Art. 2º Para os efeitos desta Portaria, considera-se:

                    I - órgão responsável: órgão ou entidade da administração pública federal direta e indireta ou entidade controlada direta ou indiretamente pela União, detentor ou responsável por bases de dados oficiais, excetuados os órgãos ou entidades que sejam apenas depositários ou custodiantes de bases de dados oficiais;

                    II - órgão interessado: órgão ou entidade da administração pública federal direta, autárquica e fundacional interessado em acessar bases de dados oficiais sob gestão de um órgão responsável;

                    III - base de dados: conjunto de dados ou informações, independente de formato, tecnologia ou tamanho;

                    IV - permissão de acesso à base de dados: ato administrativo cujo intuito é conceder acesso a uma base de dados de um órgão responsável a um órgão interessado;

                    V - solicitante: representante do órgão interessado com competência para apresentar a solicitação de acesso; e

                    VI - governança de dados: conjunto de políticas, processos, pessoas e tecnologias que visam a estruturar e administrar os ativos de informação, com o objetivo de aprimorar a eficiência dos processos de gestão e da qualidade dos dados, a fim de promover eficiência operacional, bem como garantir a confiabilidade das informações que suportam a tomada de decisão.

                    Art. 3º Os custos decorrentes do acesso ou da extração de informações de base de dados, exceto quando estabelecidos de forma diversa entre os órgãos envolvidos, serão arcados pelo órgão interessado.

                    Parágrafo único. Quando entender pertinente, a Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão - STI poderá arcar com parte ou a totalidade dos custos previstos no caput.

                    Art. 4º O acesso à base de dados pode ser solicitado com o intuito de disponibilizá-los a um conjunto de órgãos, vinculados ou não, que usarão os dados de forma compartilhada, hipótese em que o órgão responsável incluirá autorização expressa nesse sentido na permissão de acesso a dados.

                    Parágrafo único. Na hipótese prevista no caput, o acesso e a utilização dos dados serão de responsabilidade do órgão interessado.

                    Art. 5º O órgão interessado encaminhará a solicitação de acesso à base de dados à STI/MP na forma do Anexo I a esta Portaria. Parágrafo único. O documento de solicitação de acesso deve ser enviado via ofício, sem prejuízo de outra forma de comunicação que venha a ser definida posteriormente pela STI/MP.

                    Art. 6º A STI/MP analisará as solicitações enviadas pelos órgãos interessados, podendo agrupá-las a fim de otimizar o processo de compartilhamento de bases de dados.

                    Art. 7º Cabe à STI/MP solicitar o acesso às bases de dados requeridas, devendo o órgão responsável manifestar-se no prazo de até vinte dias, previsto no art. 8º, § 1º, do Decreto nº 8.789, de 2016.

                    Art. 8º A permissão de acesso à base de dados deverá ser formalizada pelo órgão responsável, na forma do Anexo II, à STI/MP, que informará ao órgão interessado.

                §1º O acesso à base de dados pelo órgão interessado implica o aceite da responsabilidade pela adoção das medidas de proteção necessárias à sua utilização, bem como na observância às normas e aos procedimentos que garantam segurança, proteção e confidencialidade dos dados, especialmente quando se tratar de dados sigilosos ou de dados pessoais.

                §2º As bases de dados recebidas não poderão ser transmitidas a outros órgãos ou entidades, exceto quando expressamente autorizado pelo órgão responsável.

                §3º O órgão interessado deverá garantir a rastreabilidade dos dados e das informações disponibilizadas, sendo facultado à STI/MP solicitar, a qualquer tempo, a demonstração da utilização das bases de dados.

                §4º O órgão responsável poderá condicionar a permissão de acesso à base de dados à assinatura de termo de responsabilidade e de manutenção de sigilo pelo solicitante, na forma do Anexo III.

                §5º Em caso de não autorização, o órgão responsável deverá formalizar a negativa de acesso à STI/MP na forma do Anexo IV.

                    Art. 9º A permissão de acesso à base de dados poderá ser suspensa ou cancelada, a qualquer tempo, a critério do órgão responsável, desde que devidamente motivada. § 1º São hipóteses de suspensão da permissão de acesso à base de dados:

                    I - não atendimento aos requisitos de segurança de acesso à base de dados;

                    II - não atendimento aos requisitos de sigilo na utilização dos dados ou informações;

                    III - desvio ou mudança de finalidade na utilização dos dados ou informações;

                    IV - alteração legal que impossibilite o acesso ao dado ou informação; ou

                    V - descumprimento de quaisquer requisitos previstos no Decreto nº 8.789, de 2016, ou nesta Portaria.

                §2º A permissão de acesso à base de dados será automaticamente cancelada quando permanecer suspensa por prazo superior a trinta dias.

                §3º Cabe ao órgão responsável informar de imediato à STI/MP qualquer alteração no status da permissão de acesso à base de dados do órgão interessado.

                    Art. 10. Fica instituído o Catálogo de Bases de Dados, com o objetivo de manter registro permanente do conteúdo das bases de dados e dos compartilhamentos vigentes sob gestão dos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União.

                 §1º Cabe à STI/MP elaborar Manual com orientações sobre o preenchimento e a manutenção do Catálogo de Bases de Dados do governo federal.

                 §2º Cabe ao órgão responsável, por meio da autoridade designada nos termos do art. 40 da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, o preenchimento e a atualização das informações do Catálogo de Bases de Dados.

                 §3º O Catálogo e o Manual serão disponibilizados no endereço eletrônico http://catalogo.governoeletronico.gov.br.

                    Art. 11. A STI/MP poderá, a seu critério, disponibilizar infraestrutura tecnológica com o objetivo de promover a melhoria do acesso às bases de dados compartilhadas entre os órgãos interessados e os órgãos responsáveis.

                    Art. 12. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

MARCELO PAGOTTI

[Publicado No Diário Oficial da União, nº 248, terça-feira, 27 de dezembro de 2016 seção 1.]

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Serviços
    • Cadastro nacional de entidades custodiadoras de acervos arquivísticos
    • Consulta às entidades custodiadoras de acervos arquivísticos cadastradas
    • Declaração de interesse público e social
    • Denúncias de situações de descasos, roubos e comercialização de documentos públicos através de leilões
    • Sistema de Orientações Técnicas - Poder Executivo Federal
  • Assuntos
    • Notícias
    • Eventos
    • Campanha arquivos municipais públicos
    • Seleção pública de conselheiros do CONARQ
    • Campanha de sensibilização sobre os arquivos
  • Acesso à informação
    • Institucional
      • O Conselho
      • Organograma do CONARQ
      • Competências do CONARQ
    • Boletim interno
    • Regimento interno
    • Portarias CONARQ
    • Atas das reuniões plenárias do CONARQ
    • Calendário das reuniões plenárias do CONARQ
    • Relatórios
      • Relatório de metodologia ex post avaliação de políticas públicas - Lei nº 8.159/1991
      • Relatório de atividades do CONARQ
      • Relatório técnico sobre censo de arquivos públicos instituídos no Brasil
      • Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados: uma análise dos avanços da gestão documental e arquivística brasileira
      • Relatório Final de Avaliação Ex-Post da Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados (PNAPP)
    • Planejamento estratégico
    • Cooperação Técnica
      • Produtos
      • Documentos do Projeto
      • Vagas de Consultoria
      • Notícias
  • Estrutura
    • Conselheiras e Conselheiros
    • Câmaras técnicas consultivas
      • Câmara Técnica Consultiva de Estudos de Usuários
      • Câmara Técnica Consultiva de Terminologia Arquivística
    • Câmaras técnicas e setoriais inativas
      • Câmara Técnica de Documentos eletrônicos - CTDE
      • Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática - CTPADI
      • Câmara Técnica de Preservação de Documentos - CTPD
      • Câmara Técnica de Normalização da Descrição Arquivística - CTNDA
      • Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos, Sonoros e Musicais - CTDAISM
      • Câmara Técnica de Capacitação de Recursos Humanos - CTCRH
      • Câmara Setorial de Arquivos de Instituições de Saúde - CSAIS
      • Câmara Setorial sobre Arquivos Municipais - CSAM
      • Câmara Setorial sobre Arquivos do Judiciário - CSAJ
      • Com a finalidade de conduzir a consulta pública sobre a nova versão do e-ARQ Brasil
      • Com a finalidade de definir diretrizes para a elaboração de instrumentos técnicos de classificação e avaliação de documentos arquivísticos
      • Sobre a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos
      • Com a finalidade de conduzir a consulta pública sobre a nova versão do e-ARQ Brasil
      • Com a finalidade de elaborar requisitos de certificação e regras de auditoria de repositório arquivístico digital confiável (RDC-Arq)
      • Para definir diretrizes para a elaboração de estudos, proposições e soluções para a preservação de websites e mídias sociais
      • Com a finalidade de elaborar diretrizes para instituições arquivísticas, serviços arquivísticos e atuação dos profissionais de arquivo em relação à aplicação da LGPD
      • Com a finalidade de elaborar diretrizes para o tratamento técnico de acervos relacionados à arquitetura e ao ambiente construído
    • Câmara Técnica de Avaliação de Arquivos Privados e Comunitários
  • Centrais de conteúdo
    • Publicações
      • Publicações Conarq
      • Publicações Coluso
      • Publicações de órgãos integrantes do Sinar
      • Publicações do Conselho Internacional de Arquivos
    • Infográficos
    • Campanhas
      • Campanha arquivos públicos municipais
      • Campanha de sensibilização sobre os arquivos
    • Conarq em Ação
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 1
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 2
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 3
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 4
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 5
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 6
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 7
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 8
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 9
      • Boletim Informativo do Conarq - Edição 10
  • Canais de Atendimento
  • Conexões
    • Arquivo Nacional
    • SINAR
    • Coluso
    • Rede de Arquivos Estaduais e do Distrito Federal
      • A Rede de Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal
      • Resolução Conarq/MGI nº 55, de 26 de agosto de 2024
      • Portaria AN/MGI nº 183, de 15 de outubro de 2024
      • Portaria AN nº 188, de 31 de outubro de 2024
      • Portaria AN/MGI n 198, de 9 de dezembro de 2024
    • Links úteis
      • Associações de Profissionais de Arquivologia
      • Cursos de Arquivologia no Brasil
  • Legislação Arquivística
    • Resoluções do CONARQ
    • Coletânea da legislação arquivística e correlata
    • Excertos da Constituição
    • Leis e decretos-leis
    • Medidas provisórias
    • Decretos federais
    • Resoluções
    • Portarias federais
    • Instruções normativas
    • Atos do poder judiciário
    • Atos do poder legislativo
    • Legislação estadual e municipal
  • Subsídios para arquivos
    • Oportunidades de financiamento de projetos para arquivos
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca