Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Controladoria-Geral da União
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Composição
    • Agenda de Autoridades
    • Galeria de Ministros
    • Quem é Quem
  • Assuntos
    • Articulação Internacional
    • Atividade Disciplinar
    • Auditoria Interna Governamental
    • Informações Estratégicas
    • Integridade Privada
    • Integridade Pública
    • Notícias
    • Ouvidoria
    • Participação Social e Diversidade
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria da CGU
    • Pesquisador
  • Acesso à Informação
    • Institucional
    • Ações e Programas
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Acordos de Cooperação Técnica
    • Servidores
    • Concursos
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
    • Governança
    • Demonstrações Contábeis
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Privacidade e Proteção de Dados
  • Educação Cidadã
    • Sobre o Programa
      • Resultados
      • Material de Apoio
      • Perguntas Frequentes
    • Projetos
      • Concurso de Desenho e Redação
      • Game da Cidadania
      • Um por Todos e Todos por Um
      • Turma da Cidadania
      • Eu, Você e a Nossa Cidadania
    • Espaço Professor
      • Recurso Educacional
      • Cursos e Capacitações
      • Depoimentos
    • Inspire-se
      • Boas Práticas
      • Campanhas
      • Acontece Na Rede!
    • Saiba Mais
      • Agenda
      • Notícias
      • Contatos
    • Galeria
  • Governo Aberto
    • Governo Aberto no Brasil
      • Legislação
      • Comitê Interministerial de Governo Aberto
      • Princípios
      • Grupo de Trabalho da Sociedade Civil
    • Parceria para Governo Aberto - OGP
      • Entenda a OGP
      • Planos de Ação Nacional
      • Planos de Ação Locais
    • OCDE e Governo Aberto
      • OCDE e Governo Aberto no Brasil
      • Rede da OCDE sobre Governo Aberto e Inovador na América Latina e Caribe
      • Avaliação da OCDE de Governo Aberto no Brasil
    • Iniciativas de Governo Aberto
      • Diálogos em Controle Social
      • Conecte-se
      • Cursos EAD
  • Centrais de Conteúdo
    • Campanhas
    • Legislação
    • Painéis
    • Publicações
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Governo Aberto Time Brasil (Antiga) Planos de Ação Planos Pará Barcarena (Encerrado)

Barcarena (Encerrado)

Info

Barcarena (Encerrado)

Barcarena

Barcarena é um município do estado do Pará e aderiu ao programa Time Brasil em 10 de agosto de 2021. Localizado na região norte do Brasil, possui população de 129.333, segundo censo estimado de 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nesta página, você pode navegar pelo plano de ação de Barcarena. Aqui, é possível verificar as ações, o andamento delas, bem como documentos de adesão. Todo município que adere ao Time Brasil é responsável pela gestão e recursos para o Plano de Ação do ente, dando publicidade aos compromissos assumidos e divulgando as realizações.  

Contato com o Município

Detalhamento do Plano de Ação

1. Ações de Transparência 

TIPOITEMSOLUÇÃOSITUAÇÃODATA-LIMITE
T1.1.02O ente regulamentou a classificação de sigilo por autoridade ou Comissão de Reavaliação de Informações Sigilosas e a responsabilização pelo descumprimento dos regramentos estabelecidos.Realizar reunião com os responsáveis pelos órgãos que constam no decreto municipal 145/2019-GPMB, para indicar os integrantes da CMRIS; Determinar através de dispositivo legal a nomeação dos servidores indicados para a CMRIS, efetivando a criação da (CMRIS) conforme determina regulamentação da LAI municipal; Instituir o Regimento Interno da CMRIS.Concluído30-09-2021
T1.1.03O ente regulamentou as instâncias recursais.Solicitar a procuradoria geral a revisão e devida alteração do Decreto municipal 145/2019-GPMB, que regulamenta a LAI no município para incluir ou especificar as instâncias recursais.Concluído30-09-2021
T1.2.04O ente possibilita o registro de reclamação por omissão de resposta ao pedido de acesso à informação e promove a possibilidade efetiva de recurso à decisão sobre o acesso à informação no sistema eletrônico.- Verificar junto ao SIC e Ouvidoria Geral o procedimento do registro de reclamações por omissão de resposta a uma solicitação de informação. - Aprimorar e organizar tais procedimentos internos, através de Instruções normativas. - Disponibilizar a sociedade em geral, em meios digitais e/ou impressos, materiais orientativos (manuais, cartilhas, vídeos, etc) de como proceder para registar e acompanhar sua demanda de recurso.- 30-09-2021
T1.2.05O ente publica no site o relatório estatístico dos pedidos de acesso à informação, pelo menos com periodicidade mensal..- Solicitar a Ouvidoria Geral e ao SIC os dados primários necessários para compor o relatório de acesso à informação. - Elaborar o relatório detalhado com dados de pedidos de acesso à informação. - Publicizar o relatório no portal da transparência- 31-01-2022
T1.2.06O ente publica no site as respostas às perguntas mais frequentes, preservando-se a identidade do solicitante.- Solicitar a Ouvidoria e ao SIC as demandas mais frequentes. - Fazer o levantamento das perguntas e respostas mais frequentes e organizar para publicação. - Atualizar no portal da transparência- 
T1.2.10O ente disponibiliza em seu site os serviços oferecidos ao cidadão, relacionados às áreas de saúde, educação, assistência social e segurança, pelo menos.- Solicitar a todas as secretarias os links dos serviços WEB e a relação dos serviços que são e/ou precisam ser presenciais. - Inserir no site institucional os links para acesso aos serviços WEB que ainda não estão publicados e a listagem dos serviços disponibilizados por cada secretaria/ departamento/ setor.- 31-12-2021
T1.3.03O ente disponibiliza cópia integral dos convênios, termos de parcerias, acordos, ajustes ou instrumentos congêneres realizados com entidades privadas sem fins lucrativos, respectivos aditivos e relatórios finais de prestação de contas.- Solicitar a central de convênios a listagem e os documentos dos convênios, termos de parcerias, acordos, ajustes ou instrumentos congêneres firmados com a administração pública municipal. - Disponibilizar de forma organizada no portal da transparência, em página específica que trata sobre os convênios, os documentos em formato PDF.- 31-07-2022
T2.1.01O ente possui regulamentação da divulgação das agendas diárias das autoridades.- Criar o dispositivo legal para regulamentar a agenda diária das autoridades municipais (Prefeito e Secretariados), via Decreto ou Projeto de Lei.- 
T2.1.02O ente divulga em seu site a agenda de trabalho, reuniões, viagens e eventos das autoridades de primeiro e segundo escalões, com a indicação do seu objeto, horário, local e participantes.- Solicitar aos gabinetes das autoridades municipais a agenda de trabalho, reuniões, viagens e eventos. - Definir, organizar e incluir e/ou aprimorar no portal da transparência as informações do primeiro e segundo escalão do governo municipal.- 31-12-2021
T2.2.02O ente permite e promove o acompanhamento de obras (objeto, valor total, empresa contratada, data de início, prazo de execução, valor total já pago ou percentual de execução financeira e situação atual da obra).- Aprimorar os instrumentos de controle e de acompanhamento da execução das Obras, através de relatório técnico detalhado das ações que abranja percentual de execução financeira e situação atual da obra. - Solicitar a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEMDUR), o envio mensal ou a pedido da Transparência, quando necessário, do relatório geral dos projetos de engenharia e o relatório de execução das obras e serviços de engenharia devidamente atualizados e assinados pelo Secretário. - Divulgar no portal da transparência o relatório de monitoramento mensal.- 30-06-2022
T2.3.01O ente publica periodicamente a avaliação interna sobre a transparência, feita pela autoridade responsável pela Lei de Acesso à Informação.- Fazer o levantamento dos dados necessários para compor o relatório de avaliação interna. - Elaborar o documento detalhado com dados. - Publicizar o relatório no portal da transparência com periodicidade anual.- 31-01-2022

2. Ações de Integridade

TIPOITEMSOLUÇÃOSITUAÇÃODATA-LIMITE
I1.1.01Existe um setor, equipe ou pessoa designada para realizar atividades de auditoria interna?- Realizar analise da LEI MUNICIPAL N° 2003, DE 04 DE MAIO DE 2005 (institui o Sistema de Controle Interno) para ser revisada. - Criar um Projeto de Lei para realizar as alterações necessárias dos dispositivos que tratam sobre a reestruturação organizacional, administrativa e de competências do Sistema de Controle Interno. - Enviar o Projeto de Lei para a Câmara Municipal e aguardar o fluxo de tramitação do Legislativo, para posterior sanção e promulgação do Prefeito. - Inserir no PPA, LDO e LOA dotação orçamentária necessária para execução da atividade de auditoria interna. - Designar um setor, equipe ou pessoa para atividade de auditoria interna. - Publicar a portaria de designação do responsável.- 31-07-2022
I1.1.02Existe um setor, equipe ou pessoa designada para realizar atividades de investigação e processo disciplinar de agentes públicos?- Realizar analise da LEI MUNICIPAL N° 2003, DE 04 DE MAIO DE 2005 (institui o Sistema de Controle Interno) para ser revisada. - Criar um Projeto de Lei para realizar as alterações necessárias dos dispositivos que tratam sobre a reestruturação organizacional, administrativa e de competências do Sistema de Controle Interno. - Enviar o Projeto de Lei para a Câmara Municipal e aguardar o fluxo de tramitação do Legislativo, para posterior sanção e promulgação do prefeito. - Inserir no PPA, LDO e LOA dotação orçamentária necessária para execução da atividade de investigação e processo disciplinar (PAD). - Transferir a comissão de PAD da estrutura organizacional da Procuradoria Municipal para o Sistema de Controle Interno através de dispositivo legal. - Realocar a dotação orçamentária da atividade de PAD.- 31-07-2022
I1.1.03Existe um setor, equipe ou pessoa designada para realizar atividades de ouvidoria?- Realizar analise da LEI MUNICIPAL N° 2003, DE 04 DE MAIO DE 2005 (institui o sistema de controle interno) para ser revisada. - Criar um Projeto de Lei para realizar as alterações necessárias dos dispositivos que tratam sobre a reestruturação organizacional, administrativa e de competências do Sistema de Controle Interno. - Enviar o Projeto de Lei para a Câmara Municipal e aguardar o fluxo de tramitação do Legislativo, para posterior sanção e promulgação do prefeito. - Transferir a Ouvidoria da estrutura organizacional da Procuradoria Municipal para o Sistema de Controle Interno através de dispositivo legal. - Realocar a dotação orçamentária da atividade de ouvidoria.- 31-07-2022
I1.1.04Existe um setor, equipe ou pessoa designada para coordenar atividades de transparência pública e de prevenção à corrupção?- Realizar analise da LEI MUNICIPAL N° 2003, DE 04 DE MAIO DE 2005 (institui o sistema de controle interno) para ser revisada. - Criar um Projeto de Lei para realizar as alterações necessárias dos dispositivos que tratam sobre a reestruturação organizacional, administrativa e de competências do Sistema de Controle Interno. - Enviar o Projeto de Lei para a Câmara Municipal e aguardar o fluxo de tramitação do Legislativo, para posterior sanção e promulgação do prefeito. - Inserir no PPA, LDO e LOA dotação orçamentária necessária para execução da atividade de transparência pública e de prevenção à corrupção. - Designar um setor, equipe ou pessoa para atividade de transparência pública e de prevenção à corrupção. - Publicar a portaria de designação do responsável.- 31-07-2022
I1.1.05Existe acesso e atualização do Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS) e do Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP)?- Pesquisar e realizar os procedimentos necessários para o cadastro no CEIS e CNEP.- 01-07-2022
I1.2.01A comissão de ética é formalmente constituída? Ela possui estrutura adequada para atuação?- Criar o dispositivo legal do Código de Ética dos servidores públicos municipais. - Criar a comissão de ética e nomear os integrantes. - Publicar a portaria de designação dos integrantes da comissão de ética.- 01-07-2022

3. Ações de Participação Social

TIPOITEMSOLUÇÃOSITUAÇÃODATA-LIMITE
P1.1.02O ente divulga na Internet a estrutura, o funcionamento, as reuniões, documentos e atos dos conselhos e como o cidadão pode ser conselheiro.Realizar reuniões com os representantes dos Conselhos municipais para apresentar a necessidade de transparência de suas ações. - Solicitar o levantamento e envio à transparência das informações e documentos necessários que serão demandados. - Solicitar ao setor responsável a criação de uma página no site institucional referente aos conselhos municipais para dar publicidade dos atos, documentos e normativos. -30-04-2022
P1.1.03O ente realiza treinamentos e capacitações dirigidas aos conselheiros.Pesquisar cursos e eventos (presenciais e EAD) para o público alvo e estimular a participação dos conselheiros. - Dar ampla divulgação dos cursos voltados aos conselhos, inclusive dos cursos ofertados pela CGU.- 30-06-2022
P1.2.02O ente realiza consultas públicas setorizadas, divididas por temas (saúde, ensino, assistência social, etc.), divulgadas amplamente e com prazo adequado à participação.Realizar reuniões Setoriais para orientar, recomendar e definir os parâmetros gerais para aplicação das consultas públicas. - Definir uma metodologia, junto a Assessoria de Comunicação, para a divulgação a sociedade das consultas públicas realizadas.- 01-06-2022
P1.2.03O ente transcreve as audiências e consultas públicas em atas (debates, decisões, encaminhamentos, documentos finais).Aprimorar os instrumentos de registro documental das audiências e consultas públicas. - Criar manual de padronização de documentos e atos oficiais disponibilizando os modelos formatados e com padrão visual.- 31-07-2022
P1.2.04O ente divulga os resultados das audiências e consultas públicas na Internet.Solicitar às secretarias que ao realizarem as audiências e consultas públicas que forneçam as informações, documentos e links necessários para divulgação.  Solicitar ao setor responsável a inserção em página WEB dos resultados obtidos das audiências e consultas públicas. Disponibilizar para cesso e consulta do cidadão, no site da Prefeitura ou página específica. - 31-07-2022
P1.2.05O ente interage com os cidadãos por meio de redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram etc).Agendar reunião com a ASCOM para tratar sobre as redes sociais institucionais. - Estabelecer uma dinâmica de comunicação por meio de normativos, através de respostas as perguntas e observações aos cidadãos via redes sociais oficiais.- 31-12-2021
P1.2.06O ente disponibiliza ao cidadão sistema eletrônico de ouvidoria, a exemplo do e-OUV, e divulga as instruções sobre a utilização dos sistemas e softwares disponibilizados ao cidadão (tais como e-SIC, e-OUV e outros).Aprimorar os instrumentos de orientação (manuais de usabilidade, cartilhas, etc) dos sistemas Fala.Br, ASPEC-SIC, fale conosco, e demais sistemas que a prefeitura disponibilize serviços voltados ao cidadão. - Divulgar esses materiais no site da prefeitura.- 31-05-2022
P1.3.02O ente regulamenta, utiliza e acompanha a Carta de Serviços ao Usuário, por meio de avaliação da efetividade e dos níveis de satisfação dos serviços prestados.Solicitar a Ouvidoria Geral levantamento sobre as Cartas de serviços de cada secretaria. - Solicitar a atualização periódica bimestral das  cartas caso seja necessário.- Disponibilizar todas as Cartas de serviços no site da Prefeitura. - Criar formulários ou outros meios que visem coletar e analisar a qualidade dos serviços prestados e a satisfação dos cidadãos.- 30-04-2022
P1.3.04O ente regulamentou a Lei do Usuário do Serviço Público.- Criar o dispositivo legal para regulamentar a Lei do Usuário dos serviços públicos (Via Decreto ou projeto de Lei). - Se Projeto de Lei enviar a Câmara Municipal para analise e posterior sanção do Prefeito- 01-04-2022
P2.2.01O ente promove atividades educativas sobre transparência, ética, cidadania e controle social voltadas ao público em geral e específicas ao público infanto-juvenil.Apresentar a Secretaria de Educação a proposta de um projeto integrado do Sistema de Controle Interno com a Secretaria de Administração e Tesouro, que visa promover visitações de cunho informativo e educativo sobre a temática nas escolas municipais. - Realizar palestras, e distribuição de materiais orientativos que estimulem o controle social. - Criar no site da prefeitura um ambiente exclusivo para informes sobre cursos e eventos voltados a sociedade em geral. - Disponibilizar os links da CGU para ter acesso aos cursos, cartilhas e manuais educativos disponibilizados para acesso gratuito.- 31-07-2022
P2.3.01O ente realiza campanhas educacionais e publicitárias, treinamentos e capacitações para os servidores e comunidade local sobre transparência e o direito de acesso à informação.Solicitar a ASCOM a criação de campanhas e produção de materiais orientativos de divulgação sobre a transparência pública e o acesso à informação do município para ser disponibilizado a sociedade em locais públicos  eventos e vários formatos.- Disponibilizar no site da prefeitura um ambiente exclusivo para informes sobre cursos e eventos voltados aos servidores públicos de todas áreas de atuação.- Disponibilizar os links da CGU para ter acesso aos cursos cartilhas e manuais educativos disponibilizados para acesso gratuito.- 30-05-2022
P3.2.01O ente tem uma política de comunicação com os cidadãos.Criar e Implantar o plano de comunicação institucional e operacional, voltado ao atendimento aos cidadãos seja de forma presencial ou virtual, e que atinja a todas as áreas e setores de atendimento ao público.- 30-06-2022
  • Composição
    • Agenda de Autoridades
    • Galeria de Ministros
    • Quem é Quem
  • Assuntos
    • Articulação Internacional
    • Atividade Disciplinar
    • Auditoria Interna Governamental
    • Informações Estratégicas
    • Integridade Privada
    • Integridade Pública
    • Notícias
    • Ouvidoria
    • Participação Social e Diversidade
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria da CGU
    • Pesquisador
  • Acesso à Informação
    • Institucional
    • Ações e Programas
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Acordos de Cooperação Técnica
    • Servidores
    • Concursos
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
    • Governança
    • Demonstrações Contábeis
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Privacidade e Proteção de Dados
  • Educação Cidadã
    • Sobre o Programa
      • Resultados
      • Material de Apoio
      • Perguntas Frequentes
    • Projetos
      • Concurso de Desenho e Redação
      • Game da Cidadania
      • Um por Todos e Todos por Um
      • Turma da Cidadania
      • Eu, Você e a Nossa Cidadania
    • Espaço Professor
      • Recurso Educacional
      • Cursos e Capacitações
      • Depoimentos
    • Inspire-se
      • Boas Práticas
      • Campanhas
      • Acontece Na Rede!
    • Saiba Mais
      • Agenda
      • Notícias
      • Contatos
    • Galeria
  • Governo Aberto
    • Governo Aberto no Brasil
      • Legislação
      • Comitê Interministerial de Governo Aberto
      • Princípios
      • Grupo de Trabalho da Sociedade Civil
    • Parceria para Governo Aberto - OGP
      • Entenda a OGP
      • Planos de Ação Nacional
      • Planos de Ação Locais
    • OCDE e Governo Aberto
      • OCDE e Governo Aberto no Brasil
      • Rede da OCDE sobre Governo Aberto e Inovador na América Latina e Caribe
      • Avaliação da OCDE de Governo Aberto no Brasil
    • Iniciativas de Governo Aberto
      • Diálogos em Controle Social
      • Conecte-se
      • Cursos EAD
  • Centrais de Conteúdo
    • Campanhas
    • Legislação
    • Painéis
    • Publicações
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca