Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Controladoria-Geral da União
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Composição
    • Agenda de Autoridades
    • Galeria de Ministros
    • Quem é Quem
  • Assuntos
    • Articulação Internacional
    • Atividade Disciplinar
    • Auditoria Interna Governamental
    • Informações Estratégicas
    • Integridade Privada
    • Integridade Pública
    • Notícias
    • Ouvidoria
    • Participação Social e Diversidade
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria da CGU
    • Pesquisador
  • Acesso à Informação
    • Institucional
    • Ações e Programas
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Acordos de Cooperação Técnica
    • Servidores
    • Concursos
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
    • Governança
    • Demonstrações Contábeis
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Privacidade e Proteção de Dados
  • Educação Cidadã
    • Sobre o Programa
      • Resultados
      • Material de Apoio
      • Perguntas Frequentes
    • Projetos
      • Concurso de Desenho e Redação
      • Game da Cidadania
      • Um por Todos e Todos por Um
      • Turma da Cidadania
      • Eu, Você e a Nossa Cidadania
    • Espaço Professor
      • Recurso Educacional
      • Cursos e Capacitações
      • Depoimentos
    • Inspire-se
      • Boas Práticas
      • Campanhas
      • Acontece Na Rede!
    • Saiba Mais
      • Agenda
      • Notícias
      • Contatos
    • Galeria
  • Governo Aberto
    • Governo Aberto no Brasil
      • Legislação
      • Comitê Interministerial de Governo Aberto
      • Princípios
      • Grupo de Trabalho da Sociedade Civil
    • Parceria para Governo Aberto - OGP
      • Entenda a OGP
      • Planos de Ação Nacional
      • Planos de Ação Locais
    • OCDE e Governo Aberto
      • OCDE e Governo Aberto no Brasil
      • Rede da OCDE sobre Governo Aberto e Inovador na América Latina e Caribe
      • Avaliação da OCDE de Governo Aberto no Brasil
    • Iniciativas de Governo Aberto
      • Diálogos em Controle Social
      • Conecte-se
      • Cursos EAD
  • Centrais de Conteúdo
    • Campanhas
    • Legislação
    • Painéis
    • Publicações
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Governo Aberto Governo Aberto no Brasil Monitoramento 3º Plano de Ação Brasileiro Recursos Educacionais Digitais Etapa de Priorização dos Desafios
Info

Notícias

Etapa de Priorização dos Desafios

Confira como foi a Oficina de Recursos Educacionais Abertos
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 08/04/2016 14h44 Atualizado em 21/07/2020 16h02
foto1

Data: 07/04/2016
Local: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Brasília-DF

ENTENDA A PROGRAMAÇÃO

Composição do Grupo

  • Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): Eduardo Costa Chen e Francisco França
  • Secretaria de Educação (AC): Gleice Maria de Oliveira Moreira
  • Ação Educativa: Gustavo Bottura Paiva
  • CAPES: Silvia Helena Rodrigues
  • Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB): Lúcia Gomes Vieira Dellagnelo
  • Veduca : Marcelo Mejlachowicz
  • Secretaria de Educação (CE): Marcos Dionísio Ribeiro do Nascimento
  • Ministério da Educação: Marcos Toscano
  • Instituto Natura: Maria Mulé Slemenson
  • EducaDigital: Priscila Gonsales

aeeb5560df980a01b1e862efa6bd0ce2.jpg

Painel: Análise de Cenário

CONTEÚDO / RECURSOS

  • Conteúdos e conceitos abertos;
  • Conteúdos em doses rápidas;
  • Conteúdos / plataformas;
  • Pluralidade e diversidade de conteúdos e recursos digitais;
  • Rede de colaboração para criação de conteúdo educacional digital (#escoladigital);
  • Vídeo como espinha dorsal;
  • Conteúdo de qualidade;
  • Curadoria de recursos digitais;
  • Produção de conteúdo local;
  • Autoria sobre o conteúdo digital;
  • Geração de conteúdo digital brasileiro;
  • Aberto X gratuito.

INFRAESTRUTURA E CONECTIVIDADE

  • Acessibilidade e conectividade para construir mídias digitais;
  • Integração de repositórios;
  • Equipamentos.

CAPACITAÇÃO

  • Busca por especializações;
  • Formação de professores como prioridade;
  • Formação de professor para uso das tecnologias é o principal;
  • Desconhecimento do gestor público;
  • Professor precisa entender claramente a metodologia;
  • Conteúdo direcionado a multiplicadores;
  • Mudança metodológica na formação dos professores em tecnologias educacionais.

POLÍTICA

  • Direito humano à educação;
  • Articulação;
  • Recursos educacionais devem fazer parte de uma política pública do uso das TIC na educação
  • Visão política da tecnologia;
  • 4 eixos em infraestrutura, acervo de conteúdos, visão política e competência do professor;
  • Tecnologia educacional requer infraestrutura e competência e desejo do professor;
  • Desafio de TI, desafio normativo (compra, avaliação), desafio de fomento, desafio de fomento de professores.

INICIATIVAS ATUAIS

  • REA aparece no PNE e no Plano Municipal de Educação de SP;
  • PNLD - 2 bilhões anual em livro didático com modelo restrito;
  • Foco nos universitários;
  • CIEB é privado, mas a governança abrange público e pesquisadores;
  • Foco na produção tradicional de conteúdo;
  • 300 milhões ano sendo investidos por fundações públicas;
  • Escola digital permite customização da área de administração da plataforma para as redes públicas;
  • MEC quer criar política de recursos educacionais digitais abertos de longo prazo;
  • Conteúdo produzido por universidades disponível de forma aberta;
  • Campanha de divulgação da plataforma;
  • Mapeamento de REA feito com a Wikimedia foundation;
  • Cenário da educação “tico tico”:  consumo traz impactos sociais sem enfrentar as desigualdades;
  • Fortaleza tem política própria para abranger inter-relação entre formação e o trabalho;
  • FNDE- gestores do PROINFO que usou a disponibilização de tecnologias;
  • Eixo com CONSED: olhe e veja o nível de adoção do ponto de vista qualitativo de formação e infra;
  • Escola digital gerou Currículo + REMIX feito pela secretaria de SP;
  • A s boas ideias estão em sala de aula, não no FNDE;
  • Direito à educação aproximar a ação educativa da questão dos recursos digitais.

CONCEITOS NÃO CLAROS

  • MEC como implementar do direito de vista da gestão e do sistema educacional;
  • Educação aberta;
  • O bom uso dos recursos educacionais;
  • Parâmetros de qualidade;
  • Recursos digitais devem gerar novas práticas pedagógicas;
  • Alternativas aos livros e sistemas apostilados;
  • MECFLIX: curadoria e criação;
  • Foco educação básica;
  • Licenças abertas;
  • Evoluir sobre livros digitais;
  • O digital potencializa e valoriza o trabalho da escola;
  • Democratizar;
  • Papel do professor como gerador de conteúdo.

DEMANDAS

  • O que seria um marco regulatório para as TIC´s na educação;
  • Fomento da pluralidade e diversidade de material didático;
  • Atenção aos empreendedores que promovam e fomentem ações em tecnologias educacionais;
  • Políticas de longo prazo;
  • REA como alternativa para coibir os sistemas privados.

BARREIRAS

  • Sistemas apostilados têm entrado nos municípios pela “facilidade”;
  • Heterogeneidade das redes de ensino;
  • Barreiras da lei de direitos autorais;
  • Modelo do PNLD não serve para recursos educacionais.

Cenário atual.jpg

Painel: Construção de Cenário Desejado
O que existirá no cenário desejado? O que teremos acesso? Como estarão, na prática, os princípios da OGP? Como estarão os atores envolvidos?

EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL

  • PNE em implementação com professores bem formados e motivados para práticas e usos para REA´s;
  • Produção qualificada de recursos digitais com uso integrado ao currículo escolar na rotina;
  • Alto percentual dos professores dá preferência ao uso de RED´s para sua formação e utilidades em sala de aula.

PRODUÇÃO, CRIAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO

  • Políticas públicas educacionais de REA em nível nacional, com disponibilização online de materiais e conteúdos em diferentes mídias, produzidos ou coproduzidos por educadores e estudantes;
  • Que os RED financiados com recursos públicos estejam disponíveis e abertos para toda a população.

POLÍTICA FEDERATIVA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL

  • Colaboração entre estados e municípios para implementação de políticas de Tecnologia e educação;
  • Uma política de TIC na educação clara com base em princípios de descentralização da decisão de aquisição e uso de TIC;
  • A política deve contemplar 4 eixos articulados: infraestrutura, formação de professores, conteúdos e recursos digitais, visão e objetivos;
  • Escolas com internet veloz.

TIC NO DIA-DIA DA ESCOLA

  • Todos os alunos utilizando tecnologia da educacional pelo menos uma vez por semana;
  • Acesso massificado a conteúdo cocriado com foco em experiências modernas de interação.

IMG_20160406_151627852.jpg

Painel: Identificação de Bloqueios / Dificuldades
Quais são os bloqueios que dificultam a transformação do cenário atual para o desejado?

MODELOS DE ATUAÇÃO

  • Pressão do mercado editorial para manutenção da atual política do PNLD;
  • O atual modelo de compra do MEC em base no PNLD;
  • Estrutura burocracia e engessada para mudanças e adaptações e fragilidade das diretrizes políticas;
  • Falta um modelo financeiramente sustentável para a produção de conteúdos em massa;
  • Rever modelo de negócio, compra e precificação de fornecedores.

MARCO LEGAL

  • Ausência de diretriz legal, em nível nacional.

DESARTICULAÇÃO

  • Estabelecimento de consensos para intercâmbio de recursos;
  • Integração de iniciativas já existentes (plataformas, formações, estímulos, etc.) para otimização e potencialização das mesmas;
  • Desarticulação de iniciativas.

DESARTICULAÇÃO INSTITUCIONAL

  • Falta integração entre as iniciativas;
  • União efetiva entre gestão e ensino;
  • ------------

MUDANÇA DE MENTALIDADE PARA A CULTURA DIGITAL

  • Incluir tecnologias educacionais para gestores e professores (do MEC);
  • Formação sinérgica com práticas.

INFRAESTRUTURA

  • Deficiências de conectividade e infraestrutura de armazenamento e integração.

MODELO “INADEQUADO” E DESCONTEXTUALIZADO

  • Completo desconhecimento do setor público das novas vertentes da educação aberta e da cultura digital
  • Desconhecimento de gestores sobre o tema
  • Resistências culturais (conteúdos inovadores X grade tradicional)

IMG_20160406_160654820.jpg

Identificação dos Desafios

  • Desafio priorizado: Estabelecer novo modelo de avaliação, aquisição, fomento e distribuição de RED´s no contexto da cultura digital;
  • Fomentar criação e intercâmbio de recursos digitais educacionais de forma a mobilizar e fortalecer rede de produção de conhecimento;
  • Estabelecer agenda que mobilize esferas dos 3 setores para formulação de política que ofereça de forma equânime recursos educacionais digitais;
  • Criar condições para a inclusão das TIC na matriz das licenciaturas;
  • Um novo modelo que contemple: avaliação e curadoria descentralizada, flexível, em rede de múltiplos atores que gere parâmetros de metadados, interoperabilidade e indexação por meio de critérios claros e transparentes;
  • Recepção dinâmica de RED´s para avaliação e publicação em plataforma aberta com mecanismo de rede social, autoria e colaboração focado nos usos pedagógicos.

IMG_20160406_180348443.jpg

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Composição
    • Agenda de Autoridades
    • Galeria de Ministros
    • Quem é Quem
  • Assuntos
    • Articulação Internacional
    • Atividade Disciplinar
    • Auditoria Interna Governamental
    • Informações Estratégicas
    • Integridade Privada
    • Integridade Pública
    • Notícias
    • Ouvidoria
    • Participação Social e Diversidade
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Imprensa
    • Ouvidoria da CGU
    • Pesquisador
  • Acesso à Informação
    • Institucional
    • Ações e Programas
    • Participação Social
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Acordos de Cooperação Técnica
    • Servidores
    • Concursos
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
    • Governança
    • Demonstrações Contábeis
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Privacidade e Proteção de Dados
  • Educação Cidadã
    • Sobre o Programa
      • Resultados
      • Material de Apoio
      • Perguntas Frequentes
    • Projetos
      • Concurso de Desenho e Redação
      • Game da Cidadania
      • Um por Todos e Todos por Um
      • Turma da Cidadania
      • Eu, Você e a Nossa Cidadania
    • Espaço Professor
      • Recurso Educacional
      • Cursos e Capacitações
      • Depoimentos
    • Inspire-se
      • Boas Práticas
      • Campanhas
      • Acontece Na Rede!
    • Saiba Mais
      • Agenda
      • Notícias
      • Contatos
    • Galeria
  • Governo Aberto
    • Governo Aberto no Brasil
      • Legislação
      • Comitê Interministerial de Governo Aberto
      • Princípios
      • Grupo de Trabalho da Sociedade Civil
    • Parceria para Governo Aberto - OGP
      • Entenda a OGP
      • Planos de Ação Nacional
      • Planos de Ação Locais
    • OCDE e Governo Aberto
      • OCDE e Governo Aberto no Brasil
      • Rede da OCDE sobre Governo Aberto e Inovador na América Latina e Caribe
      • Avaliação da OCDE de Governo Aberto no Brasil
    • Iniciativas de Governo Aberto
      • Diálogos em Controle Social
      • Conecte-se
      • Cursos EAD
  • Centrais de Conteúdo
    • Campanhas
    • Legislação
    • Painéis
    • Publicações
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Facebook
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca