Transparência Fundiária - 1º oficina de cocriação
DADOS GERAIS
Transparência Fundiária - Tema priorizado pela Sociedade Civil
Descrição: Promover iniciativas que viabilizem o registro unificado, completo, atualizado e georreferenciado das propriedades de terra urbana e rural, com vistas a garantir a transparência das informações fundiárias
PRIMEIRA OFICINA DE COCRIAÇÃO
Na primeira etapa das oficinas de cocriação, os especialistas do governo e da sociedade civil escolhem em conjunto três desafios a serem enfrentados. Após essa definição, foi aberta consulta para priorização do desafio considerado mais relevante pela sociedade, entre os dias 08/06 a 23/06.
Desafio priorizado pela sociedade: Integrar as diversas bases cadastrais produzidas pelos órgãos da administração pública em um cadastro único, urbano e rural, garantindo à sociedade acesso aos dados.
Confira como foi a primeira etapa da oficina de cocriação sobre Transparência Fundiária.
Data: 07/06/2018
Participantes:
- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra): Paulo Farinha
- Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead): José Dumont
- Ministério Público Federal: Marco Antônio Delfino de Almeida
- Ministério do Meio Ambiente (MMA): João Henrique Evangelista
- Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA): Joaci Medeiros
- Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA): José Vaz Parente
- Instituto Socioambiental (ISA): Juliana de Paula Batista
- Observatório do Código Florestal: Ana Paula Goveia Valdionef
- Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM): Laura Braga
- Imaflora: Renato Morgado
No primeiro momento, os convidados fizeram uma análise do cenário atual relacionado ao tema. A partir daí foi construído o cenário desejado. Posteriormente foi feita a identificação dos bloqueios que dificultam a transformação do cenário atual para o desejado. Por fim, foram selecionados três desafios, dos quais a sociedade poderá priorizar um que será enfrentado por meio de um compromisso que será definido na segunda oficina de cocriação.
Veja o resultado:
| CENÁRIO ATUAL |
|---|
| Ausência de conceito de “conflitos fundiários’ |
| Necessidade de disponibilizar informações sobre territórios de povos e comunidades tradicionais |
| Dados geoespaciais – vários órgãos construindo seus cadastros com diversos níves / critérios técnicos impossibilitando a interação de dados |
| Regularização de áreas públicas da União em favor de terceiros/indivíduos antes de mapear onde estão os territórios de povos e comunidades tradicionais |
| Necessidade de evolução do sistema de gestão fundiárias |
| Falta de disponibilização de dados cadastrais dos diferentes cadastros fundiários existentes |
| Ausência de informações fundiárias sistematizadas |
| Excesso de cadastros fundiários (-) |
| Multiplicidade de cadastros – negativo para o ordenamento fundiário |
| Inexistência de cadastro unificado: instrumento de planejamento setorial/global “desejado” |
| Dificuldades/limitações de cadastro em nome de povos e comunidades tradicionais |
| Dificuldade na implementação dos cadastros criados pela legislação |
| Falta de transparência de informações sobre áreas públicas e privadas |
| Ausência de transparência (controle social) e informações sobre a integridade de áreas de preservação permanente e reserva legal em propriedades privadas |
| Estrutura fundiária deformada a exigir correções: ocupação/uso |
| Dificuldade de reconhecimento do INCRA como órgão responsável pela informação fundiária |
| Ausência do georreferenciamento de todos os imóveis rurais |
| Cadastro Nacional de Imóvel Rural – CMRI – sistema em construção para receber e compartilhar em um mesmo ambiente informações rurais/fundiárias (+) |
| Ausência de conhecimento sobre quem/quais comunidades vivem nos territórios |
| Conceito de imóvel rural: divergência pelos órgãos que atuam no meio rural |
| Cada cadastro possui objetivo específico (se precisa de uma informação, cria-se um cadastro) |
| Limitações tecnológicas impedem/dificultam a integração de cadastro |
| Excesso de cadastros fundiários sem a devida integração |
| Estímulo à ocupação de novas áreas (grilagem) pela alteração de marcos legislativos |
| Baixa efetividade na titulação na titulação dos imóveis |
| SIGEF – Sistema e Gestão Fundiária / Georreferenciamento aproximadamente 65% da área rural – georreferenciada/certificada (+) |
| Cadastro unificado como reflexo das demandas: fundiárias, sociais, ambientais, econômicas, trabalhistas, etc |
| Ausência de dados sobre conflitos fundiários, além dos produzidos pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) |
| Morosidade no reconhecimento e regularização fundiária de territórios coletivos (indígenas, quilombolas, etc.) gerando conflitos e apropriação indevida por terceiros |
| Não há clareza sobre os níveis de sigilo das informações fundiárias |
| Necessário garantir sigilo de determinados dados fundiários |
| Não abertura integral das bases/cadastros existentes |
| CENÁRIO DESEJADO |
|---|
| Efetivo conhecimento da situação fundiária |
| Compartilhamento dos sistemas cadastrais produzidos pelos diversos órgãos em um mesmo ambiente. Redução de custos e nivelamento das informações (cadastros temáticos) |
| Dados disponibilizados garantindo segurança jurídica e pessoal |
| Disponibilização dos dados completos e espaciais dos cadastros fundiários (SINTER, SIGEF, ETC.) |
| Disponibilização dos dados sobre conflitos fundiários |
| Segurança jurídica garantida para os imóveis rurais |
| Cadastro unificado que atenda a diversos órgãos |
| Visibilidade e reconhecimento dos territórios de povos e comunidades tradicionais |
| Base com dados fundiários e ambientais unificada integralmente aberta |
| Uso dos dados para controle social |
| Fortalecimento e reconhecimento do SIGEF como sistema oficial para recepcionar, tratar e produzir informações espaciais |
| Ferramentas adequadas para armazenamento das informações |
| Cadastro(s) (unificados/não) que deem conta da diversidade de casos no meio rural criado(s) |
| Legislação agrária e ambiental ajustada ao princípio da função social (Constituição) e aos direitos fundamentais da pessoa humana |
| Segurança jurídica com a interação dos cadastros (literal e gráfico) com os serviços notariais e registrais |
| Acesso aberto às informações fundiárias |
| Total especialização dos territórios dos povos e comunidades tradicionais |
| Reconhecimento direto das demandas das comunidades e povos tradicionais |
| Órgãos fundiários federais e estaduais fortalecidos |
| Informações de terras públicas e tituladas disponíveis ativamente por órgãos federais e estaduais |
| Ampla divulgação/acesso ao estoque de terras públicas não destinadas |
| Criação ou designação de órgão que atua no meio rural como gestor e normatizador dos cadastros fundiários |
| BLOQUEIOS |
|---|
| Resistência pelos órgãos da administração pública na implementação de cadastro multifinalitário em base única |
| Falta definição de periodicidade que determine os prazos para atualização dos cadastros existentes |
| Política fundiária não retratada como política de Estado |
| Falta de incentivo (legal, tributário) em manter as informações cadastrais atualizadas |
| Falta de estrutura dos órgãos fundiários nos três níveis, além de falta de articulação |
| Não há clareza sobre o sigilo de informações relacionadas aos cadastros fundiários |
| DESAFIOS |
|---|
| Assegurar espaços participativos e permanentes para discussão e proposição sobre cadastro único, urbano e rural |
| Promover ações voltadas à permanente atualização cadastral, rural e urbana |
| Integrar as diversas bases cadastrais produzidas pelos órgãos da administração pública em um cadastro único, urbano e rural, garantindo à sociedade acesso aos dados |
| RESULTADO DA PRIORIZAÇÃO DOS DESAFIOS | VOTOS |
|---|---|
| Assegurar espaços participativos e permanentes para discussão e proposição sobre cadastro único, urbano e rural | 2 |
| Promover ações voltadas à permanente atualização cadastral, rural e urbana | 4 |
| Integrar as diversas bases cadastrais produzidas pelos órgãos da administração pública em um cadastro único, urbano e rural, garantindo à sociedade acesso aos dados | 53 |
Veja as fotos dos painéis:




Veja as fotos da oficina:


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