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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2025 05 VII Concurso de Boas Práticas reconhece iniciativas transformadoras de ouvidorias de todo o país
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Premiação

VII Concurso de Boas Práticas reconhece iniciativas transformadoras de ouvidorias de todo o país

Evento de encerramento celebrou e premiou iniciativas que se destacaram na prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho na Administração Pública e na avaliação dos serviços públicos
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Publicado em 07/05/2025 09h36
VII Concurso de Boas Práticas reconhece iniciativas transformadoras de ouvidorias de todo o país

A Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU) e em parceria com o Conselho Diretivo da Rede Nacional de Ouvidorias (Renouv), realizou, no dia 30 de abril, a cerimônia de encerramento do VII Concurso de Boas Práticas. O evento celebrou e premiou iniciativas de ouvidorias públicas que se destacaram na prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação no ambiente de trabalho e na avaliação de serviços públicos.

O concurso reuniu práticas desenvolvidas por ouvidorias de todas as esferas da Administração Pública, divididas em duas temáticas e duas categorias, conforme o porte da instituição. As ações inscritas foram avaliadas a partir de critérios como criatividade, inovação, custo-benefício, efetividade e replicabilidade.

Na abertura do evento, a coordenadora-geral de Articulação Institucional da OGU, Simone Miranda Moreira, destacou que o evento de encerramento foi pensado como “uma boa oportunidade para divulgar as boas práticas em ouvidorias dos projetos vencedores desta edição”.

Já a ouvidora-geral da União, Ariana Frances, ressaltou o papel estratégico das ouvidorias na construção de um Estado mais democrático e sensível às demandas da sociedade. “As ouvidorias têm essa função relevante de ouvir tanto quem utiliza os serviços públicos quanto quem trabalha nas instituições. Quando se debruçam sobre as informações que recebem, ampliam repertórios e dialogam com diferentes realidades, elas se tornam pontes para a transformação”, afirmou.

Rodrigo Narcizo, servidor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e facilitador em eventos de inovação, também participou da solenidade e reforçou o papel das ouvidorias como agentes de mudança. “Sempre digo que inovação é sinônimo de resultado — e resultado é resolver o problema do outro. Estamos tratando de temas fundamentais para a sociedade”, disse.

A condução da cerimônia foi realizada por Karine Luane de Oliveira Silva, servidora da OGU e gerente do projeto do concurso. Ela apresentou cada equipe vencedora, que teve a oportunidade de expor os projetos premiados.

Conheça as práticas vencedoras

Saiba mais informações

Assista à cerimônia completa

Comunicações e Transparência Pública
Tags: CGUOuvidoriasConcurso de Boas Práticas
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