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Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2024 05 Atuação preventiva da CGU em dois pregões do DNIT gera economia de R$ 118,6 milhões
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Infraestrutura

Atuação preventiva da CGU em dois pregões do DNIT gera economia de R$ 118,6 milhões

Após alerta do robô Alice, auditores analisaram riscos na contração dos serviços de implantação e manutenção de dispositivos de segurança e de sinalização rodoviária
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Publicado em 03/05/2024 15h19 Atualizado em 03/05/2024 15h23
Atuação preventiva da CGU em dois pregões do DNIT gera economia de R$ 118,6 milhões

Por se tratar de licitação de alta materialidade, avaliação teve como foco formação dos preços e estimativa de quantidades do orçamento

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulga o resultado das análises referentes ao Pregão Eletrônico nº 475/2023 e ao Pregão Eletrônico nº 614/2023 do DNIT, que tiveram por objeto a contratação de empresa para execução dos serviços de implantação e manutenção de dispositivos de segurança e de sinalização rodoviária, no âmbito do programa BR-Legal 2. O primeiro foi subdividido em 26 lotes nos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba e Pernambuco, no valor total estimado de R$ 2.242.560.964,00. Já o segundo foi subdividido em 22 lotes nos estados de Amapá, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Roraima, Santa Catarina e Tocantins, no valor estimado em R$ 1.776.539.814,44. 

>> Acesse a integra do Relatório nº 1534073 

Trata-se de avaliação realizada preventivamente em licitação, cuja origem decorreu da análise autônoma realizada pelo robô Alice (Analisador de Licitações, Contratos e Editais), desenvolvido pela CGU, que gera alertas, a partir de trilhas de auditoria automatizadas suportadas por cruzamentos de dados e inteligência artificial. 

Por se tratar de alerta de licitação de alta materialidade, a avaliação teve como foco os riscos relacionados à formação dos preços e à estimativa de quantidades do orçamento de referência do DNIT. Não foram avaliados, por exemplo, os aspectos jurídicos e cláusulas restritivas à competitividade do certame, ou riscos de integridade (servidores e fornecedores). 

Constatações e providências 

Os auditores verificaram que no orçamento referencial do edital do PE nº 475/2023 não houve a diferenciação e/ou redução da taxa de BDI a ser aplicada em itens/serviços que contemplavam o fornecimento de materiais de natureza específica, cujos valores são representativos em relação ao preço global da contratação em questão. Conforme se verifica nas composições unitárias, sobre esses custos, foi aplicado o BDI único de 32,02%, ensejando em possível duplicidade de pagamentos de impostos, taxas/lucros e outras despesas indiretas, em parte, já contabilizadas nas cotações realizadas pelo DNIT. 

De início, o gestor suspendeu a licitação e, na sequência, em atendimento à recomendação proposta pela CGU, procedeu às análises e ajustes nas peças orçamentárias, decidindo pela aplicação do BDI reduzido (de 15%), exclusivamente, aos itens relacionados à aquisição de defensas metálicas, por ser o material de maior representatividade no orçamento global dos editais do BR-Legal 2. Em sequência, após questionamentos da equipe de auditoria, foram incluídas no rol de itens com BDI diferenciado as aquisições de defensas semimaleáveis. A mesma metodologia foi aplicada ao Edital nº 614/2023. 

O impacto financeiro das medidas já adotadas pelo gestor foi calculado em, aproximadamente, R$ 112 milhões, com redução no valor de referência do PE nº 475/23 em cerca de R$ 69 milhões e mais de R$ 43 milhões no PE nº 614/2023. 

Também foram verificadas inconsistências relacionadas aos percentuais de Fator de Interferência de Tráfego (FIT) utilizados nas composições de custos dos serviços orçados para o Lote 2 da Bahia. Após confirmar que se tratava de erros de planilha e em atendimento ao recomendado pela equipe da CGU, o DNIT procedeu à devida correção nas peças orçamentárias da licitação PE nº 475/23, com a redução do valor do FIT utilizado para 1,52%. Ao realizar os ajustes nas composições dos lotes do orçamento, o impacto no valor de referência foi estimado em mais de R$ 3,7 milhões. 

Os auditores verificaram, ainda, que nas composições de alguns itens presentes no orçamento do lote 2 da Paraíba, os custos unitários dos materiais estavam muito superiores aos demais lotes em virtude da opção do uso do Sistema de Custos Referenciais de Obras (Sicro), em detrimento das cotações obtidas. Após confirmar que, também, neste caso, tratava-se de erros de planilha, e em atendimento ao recomendado pela equipe de auditoria, o DNIT procedeu à devida correção nas peças orçamentárias da licitação. 

Ao realizar os ajustes com a utilização dos valores cotados nos itens relacionados aos pórticos no lote 2 da Paraíba, entende-se que o DNIT adotou as medidas suficientes para corrigir as inconsistências identificadas, cujo impacto no orçamento de referência no referido lote do edital foi estimado em cerca de R$ 2,9 milhões.

Infraestrutura, Trânsito e Transportes
Tags: CGUDNITDistrito Federal
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