Últimas notícias
Inteligência Artificial no monitoramento de secas e inundações é discutida em workshop no Cemaden
Monitoramento de rios urbanos, gestão de crises hídricas (secas e cheias) do setor elétrico, enfrentamento das crises ambientais com utilização de tecnologias, demandas e aplicação de ferramentas de IA para monitoramento e emissão de alertas - entre outros temas- foram os assuntos abordados no workshop promovido pelo Cemaden e Instituto de Ciência e Tecnologia da Unesp, com apoio de diversas instituições. A abertura do evento foi feita pela diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá, com a presença de representantes da Unesp, do Parque Tecnológico de SJC e da Selper-Brasil.
Jose Marengo, do Cemaden, é o segundo cientista mais citado no Brasil na área de Ciências Ambientais
A informação foi divulgada pela plataforma acadêmica Research.com, que acompanha os trabalhos publicados e citações científicas, realizando a classificação dos principais cientistas de instituições e universidades do mundo, No ranking mundial está classificado em 242º, dentre os 11.258 cientistas avaliados na área de Ciências Ambientais.
Abertas as inscrições para o processo seletivo no Programa de Pós-Graduação em Desastres Naturais
Candidatos a aluno regular nos cursos de Mestrado e Doutorado da pós-graduação Unesp-ICT/Cemaden têm o prazo para as inscrições até o dia 02 de outubro de 2023.
Cemaden Educação abre inscrições para propostas de prestação de serviços na modalidade Ensino à Distância (EaD)
As inscrições para envio das propostas estão abertas até o próximo dia 18 de setembro e as informações estão disponíveis no site do Cemaden Educação.
Estudantes de pós-graduação em riscos de desastres participam de atividades científicas no Cemaden
Durante cinco dias, os discentes do Programa de Pós-graduação das universidades federais do Pará, de Santa Catarina (UFPA e UFSC) e da Unesp/Cemaden realizaram atividades práticas e participaram de conteúdos teóricos com palestras, debates e oficinas. A temática foi relacionada aos sistemas de monitoramento e alertas de desastres, de vulnerabilidades, prevenção e áreas de riscos .
O panorama e desafios das mulheres na Ciência é a temática a ser discutida na próxima quarta-feira (6) no Cemaden
O painel contará com as presenças da diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá, que fará a abertura do evento e de Márcia Barbosa, secretária de Políticas e Programas Estratégicos do MCTI, entre outras palestrantes.
Cemaden reúne pesquisadores para discutir Inteligência Artificial (I.A.) aplicada ao monitoramento de secas e inundações
Na próxima semana, nos dias 04 e 05 de setembro, no Auditório do Cemaden, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), estarão reunidos pesquisadores e profissionais de instituições públicas e privadas para discutir o uso da Inteligência Artificial no monitoramento e previsão de crises ambientais, principalmente, de secas e inundações. Além de pesquisadores do Cemaden, participam como palestrantes pesquisadores e profissionais da USP, ONS, BASF, CPRM, Google e Unifesp, entre outras instituições.
Estudantes e professores da Fatec de Jacareí realizam visita técnica no Cemaden
A comitiva participou de palestras, interagiu com os pesquisadores e tecnologistas do Cemaden e conheceu os equipamentos e o processo de monitoramento ambiental.
Delegação de Moçambique e Cemaden conversam sobre possível cooperação na área educacional
Os desafios relacionados ao reflorestamento de manguezais, ao enfrentamento das mudanças climáticas e à redução de riscos de desastres, visando à proteção da biodiversidade costeira em Moçambique, foram tema da visita de especialistas da Associação de Educação de Jovens e Adultos de Nampula (ASEJANA) ao Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) - unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Cemaden abre inscrições para cinco Bolsas de PCI para pesquisas em Desastres Naturais
As inscrições para as Bolsas CNPq/MCTI do Programa de Capacitação Institucional (PCI) estão abertas até o dia 04 de setembro de 2023.
Abertas inscrições para Bolsas de Doutorado e Mestrado em projeto do Cemaden
As inscrições vão até o dia 30 de setembro de 2023 para concorrer as vagas de duas Bolsas da FAPESP ( uma de Doutorado e outra de Mestrado), destinadas ao Projeto COPE. Os selecionados farão provas específicas previstas para serem realizadas entre outubro e novembro deste ano.
Série de Debates apresenta conceitos ligados a eventos extremos de tempo e clima
A atividade teve como palestrantes os meteorologistas Christopher Cunnigham e Giovanni Dolif, pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Evento teve como objetivo gerar subsídios para o Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE), que visa à integração de atividades de ensino, pesquisa e extensão para a implementação de políticas públicas de preparação para eventos extremos de tempo e clima.
Pesquisadora do Cemaden recebe o Prêmio CAPES pela melhor tese defendida na área de Ensino
A pesquisadora do Cemaden Educação defendeu a Tese de Doutorado, no ano passado, na Universidade de São Paulo (USP), com a pesquisa “Práticas escolares de Educação em Redução de Riscos e Desastres Socioambientais”. O trabalho teve, como base, as atividades e ações educativas cerca de 250 escolas que se inscreveram nas quatro primeiras edições da Campanha #AprenderParaPrevenir, promovida pelo Programa Cemaden Educação.
Cemaden participa, nesta terça-feira (15), do VI Fórum de Educação Ambiental do Litoral Norte para discussões sobre educação para redução de riscos de desastres
Com apoio da Prefeitura de Ubatuba, o evento gratuito, realizado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de SP, envolve mais de 30 instituições atuantes em ações socioambientais da região, dentre elas o Cemaden Educação. Palestras, rodas de conversa, visitas guiadas, oficinas, feiras, estandes, exposições, lançamento de livro e muito mais ocorrem, entre 14 e 19 de agosto, no Teatro Municipal de Ubatuba. Das discussões, será elaborada a Carta de Propostas da Carta do VI Fórum Regional de Educação Ambiental.
Pesquisadores do Cemaden discutem o projeto de pesquisa e a preparação para eventos extremos de tempo e clima
Na Série de Debates do Cemaden, nesta quarta-feira (16), será apresentado o Projeto COPE e as discussões sobre Eventos Extremos e Clima pelos pesquisadores do Cemaden. O Projeto COPE foi apresentado aos estudantes de pós-graduação em Desastres Naturais Unesp/Cemaden, dentro da disciplina Sociologia dos Desastres, para analisar as capacidades organizacionais de preparação para eventos extremos de tempo e clima e, posteriormente, produzir subsídios e estratégias para implementar políticas públicas
Cemaden recebe visita do coordenador da Consultoria Jurídica da União de São José dos Campos (SP)
Na visita institucional, foi apresentada da Carta de Serviços da Consultoria-Geral da União (CGU) à direção e integrantes do Núcleo de Inovação Tecnológica do Cemaden, oportunidade de troca de informações entre as instituições.
Pesquisadores do Programa BRICS se reúnem no Cemaden para discutir deslizamentos em região serrana
As reuniões técnico-científicas dos pesquisadores brasileiros, chineses e russos no Cemaden foram para o intercâmbio de informações sobre os estudos e ocorrências de deslizamentos no Brasil, nos municípios paulistas de Campos do Jordão e São Sebastião. O projeto visa levantar dados para o aprimoramento do monitoramento e prevenção de deslizamentos de massa no Brasil, na China e Rússia.
Pesquisadora do Cemaden Educação lança livro com práticas educativas para a redução do risco de desastres
A autora do livro analisou as participações de mais de 230 escolas nas primeiras quatro campanhas #AprenderParaPrevenir, do Programa Cemaden Educação. Os resultados dessas participações servem de subsídio para a criação e o fortalecimento de projetos, programas e políticas públicas articuladas para redução do risco de desastres.
Comitiva da Prefeitura de Franco da Rocha (SP) realiza visita técnica ao Cemaden para aprimorar o plano de resiliência a desastres
As palestras e informações técnico-científicas do Cemaden entraram como atividades do curso de pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora, em que participam os gestores e servidores da prefeitura municipal.