De acordo com os dados, municípios no estado de Minas Gerais, concentrados na porção semiárida, como Verdelândia, Nova Porteirinha, Pai Pedro, Janaúba, Catuti e Capitão Enéas, além de outros no entorno, já acumulam cerca de 150 dias sem chuva.
Últimas notícias
Pesquisadoras do Cemaden compõem a equipe de trabalho do SISSA (Sistema de Informação sobre secas da América do Sul) e participam da Série de Webinários, abordando os mais recentes avanços, iniciativas e desafios do monitoramento de seca hidrológica no Brasil aplicado ao setor hidroelétrico.
Caraterísticas, governança e instrumentos voltados ao gerenciamento de risco foram apresentados por especialista em Recursos Hídricos da AGEVAP. Os debates foram promovidos pelo Projeto COPE, da pós-graduação da ICT- Unesp/Cemaden. (Foto: Rio Paraíba do Sul no trecho de Cruzeiro-SP- Acervo da CEIVAP)
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), recebeu, nos dias 29 e 30 de julho, a visita de representantes colombianos, parceiros do projeto Dados à Prova d’Água: Expansão para América Latina – WPD+++. Os visitantes foram recebidos pela equipe do Cemaden Educação.
O Projeto Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos (COPE), que tem o apoio da Fapesp, lançou e-book gratuito voltado à pesquisa transdisciplinar. Elaborado por pesquisadores de diversas áreas do Cemaden e estudantes de pós-graduação, o objetivo da publicação do Glossário Transdisciplinar é o de popularizar conceitos científicos relacionados à Ciência dos Desastres.
Programa Futuras Cientistas abre inscrições para alunas e professoras de redes públicas, oferecendo uma experiência transformadora em ciência e tecnologia e impulsionando a equidade de gênero nas áreas de STEM. Prazo para inscrições termina dia 30/8.
Lançada nesta quarta-feira (07), com o tema “Com-Ciência de Riscos: saber que transforma”, a campanha propõe a difusão do conhecimento sobre as causas e efeitos dos eventos extremos, ampliando a conscientização e intervenções em Educação em Redução de Riscos de Desastres para enfrentar o novo regime climático.
O Cemaden/MCTI esteve representado na Plenária do Plano Clima Participativo, iniciativa do MMA, da Secretaria-Geral da Presidência da República e do MCTI. O tema discutido teve o foco no bioma Caatinga.
Promovida pelo Programa Cemaden Educação, desde 2016, a campanha ocorre, anualmente, incentivando ações e propostas para a prevenção e redução dos riscos de desastres. Nesta 8a. edição, em tempos de emergência climática, o desafio é ampliar o engajamento da sociedade para proteger a vida.
Este ano, a reunião anual teve como tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. A escolha de Belém como sede foi uma oportunidade de rediscutir o desenvolvimento sustentável do País, com ênfase especial na Amazônia, antecipando as discussões científicas que serão centrais na COP30, que acontecerá em novembro de 2025.
O projeto “Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos”, financiado pela Fapesp (processo 2022/02891-9), tem como objetivo realizar um diagnóstico da estrutura de governos municipais brasileiros e de comunidades para enfrentar desastres socioambientais e, a partir daí, coproduzir estratégias de fortalecimento da implementação de ações relacionadas ao tema.
Ideia é publicar dados sobre o monitoramento de secas do Cemaden, com linguagem acessível ao público amplo. Também serão divulgados resultados de pesquisas na área, realizadas pelos pesquisadores do Centro.
A escolha de novo(a) diretor(a) terá origem em uma lista tríplice encaminhada à Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação pela Presidente da Comissão de Busca, que buscará identificar, nas comunidades científica, tecnológica e/ou empresarial, nomes que se identifiquem com as diretrizes técnicas e político-administrativas estabelecidas para o Cemaden.
Evento acontece até o dia 13 de julho no Campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA). O tema central desta edição é “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”. Programação Científica inclui conferências, mesas-redondas, painéis, sessões especiais, webminicursos, minicursos presenciais e a sessão de pôsteres. Também estão sendo realizadas outras atividades, como a SBPC Cultural, a SBPC Jovem e o Dia da Família na Ciência.
No dia 29 de junho, o estudante de pós-graduação Felipe Simoyama foi agraciado com o Prêmio Professor Marco Antonio Guglielmo Cecchini, conferido à melhor tese de doutorado e à melhor dissertação de mestrado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 2023. A tese vencedora, intitulada "LOCATION MODELS TO OPTIMIZE FLOOD MONITORING NETWORKS", foi defendida no Programa de Pós-graduação em Pesquisa Operacional ITA-Unifesp e apresenta soluções inovadoras para a otimização de redes de monitoramento de alagamentos em grandes cidades.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), acaba de comemorar 13 anos de criação. Desde o início de sua atuação, a instituição tem sido fundamental para a redução de perdas humanas e materiais por desastres no país.
Iniciativa do Jornal O Globo, em parceria com a Firjan-SESI, a cerimônia da entrega do Prêmio Faz Diferença 2023, na categoria Brasil, foi na última quarta-feira (19), no Rio de Janeiro (RJ). A diretora substituta do Cemaden, Regina Alvalá, recebeu o prêmio, ressaltando o incentivo para “fazer a melhor ciência no Brasil com o objetivo de salvar vidas”.
A Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima) realiza, nos dias 18 a 20 de junho, a Conferência Nacional de Mudanças Climáticas. O evento, em formato híbrido (presencial e online), será no Auditório do CNPq, em Brasília (DF). Além de mesas-redondas sobre as áreas de pesquisa da Rede, haverá debates sobre Mulheres e Mudanças Climáticas; Políticas de Indução à C&T para Mudanças Climáticas; 5ª Comunicação Nacional à Convenção do Clima.
Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do Dr. Jorge Vicente Lopes da Silva, ocorrido na data de hoje. Dr. Jorge foi um renomado pesquisador-tecnologista no CTI Renato Archer, onde também exerceu o cargo de Diretor de 2019 a 2024.