Notícias
Pesquisa do Cemaden sobre diagnóstico das defesas civis já abrange quase dois mil municípios brasileiros
Está na reta final a pesquisa sobre as capacidades de preparação dos governos municipais perante eventos extremos, relacionadas com chuvas intensas, inundações, secas e ondas de calor. Essa pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) - unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) - por meio do Projeto COPE (Capacidades Organizacionais de Preparação para Eventos Extremos), recebe os questionários on-line até o dia 1º de julho de 2025.
O Projeto COPE tem o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - processo 22/02891-9) e é coordenado pelo pesquisador do Cemaden, sociólogo Victor Marchezini.
“É desejável que a pesquisa seja respondida por um(a) gestor(a) de defesa civil municipal e que haja apenas uma resposta por município.”, informa o coordenador do Projeto COPE, Marchezini, explicando que a pesquisa irá subsidiar políticas públicas de fortalecimento das capacidades organizacionais e municipais. “Os eventos extremos de tempo e clima estão mais frequentes e intensos, precisamos fortalecer as capacidades de preparação de governos, setor privado e comunidades”, enfatiza o coordenador da pesquisa.
Participação dos estados brasileiros
Até dia 15 de junho de 2025, 1.985 municípios brasileiros já haviam participado na pesquisa, cobrindo grande parte do território nacional. No ranking dos estados com a maior porcentagem de municípios que responderam o questionário on-line estão Acre (91%), Espírito Santo (83%), Sergipe (81%), Rio de Janeiro (72%) e Rio Grande do Norte (68%). Os estados que apresentam menores porcentagens de participação na pesquisa são: Alagoas (6%), Roraima (7%), Goiás (9%) e Mato Grosso do Sul (10%). No ranking dos estados com maior número de municípios respondentes estão: São Paulo (308), Minas Gerais (239) e Rio Grande do Sul (210).
Preenchimento do questionário on-line: prazo até próximo dia 1º de julho
O questionário está dividido em cinco seções: Apresentação; Estrutura do Órgão Municipal de Defesa Civil, Capacidades; Comunicação e Governança. A partir das respostas do questionário, a expectativa é que seja aprofundado o diagnóstico acerca do atual panorama das capacidades de preparação dos governos municipais perante eventos extremos no país, cada vez mais intensos e recorrentes.
O preenchimento de todas as perguntas leva cerca de 15 minutos. Governos municipais interessados em participar da pesquisa podem preencher um breve cadastro (https://bit.ly/4dMSYZE) ou fazer o contato com a equipe do projeto por meio do email: projetocope@cemaden.gov.br
Acompanhe as novidades do Projeto COPE no Instagram:
@projetocope (https://www.instagram.com/projetocope/)
Fonte: Ascom/Cemaden (MRO)

