Notícias
GeoRisk conquista 1º lugar no 29º Concurso Inovação no Setor Público
Pedro Camarinha, tecnologista em Geodinâmica do Cemaden, na entrega do prêmio ao sistema GeoRisk
O GeoRisk, sistema desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), foi o grande vencedor da categoria “Inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo Federal”, no 29º Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O GeoRisk aprimorou a qualidade da previsão de risco de deslizamento de terra realizada pelo Cemaden.
Além desse prêmio, o sistema alcançou também a honraria da Escolha do Público, como a iniciativa mais votada entre os finalistas, reafirmando não só excelência técnica, mas forte aderência e visibilidade junto à sociedade. A entrega da premiação foi realizada no dia 2 de outubro, durante a Semana de Inovação 2025, na Enap, em Brasília.
O concurso Inovação no Setor Público é uma das premiações mais importantes do setor público, reconhecendo as iniciativas de destaque nacional desde 1996. Este ano, o concurso recebeu 363 iniciativas inscritas em todo o país. Destas, apenas 26 foram selecionadas como finalistas, distribuídas em quatro categorias. No caso da categoria em que GeoRisk concorreu, foram mais de 100 inscritos, sendo escolhidos apenas 6 finalistas para disputar o prêmio.
Inovação com propósito
O GeoRisk representa um avanço decisivo no monitoramento e prevenção de desastres, em especial aqueles associados aos deslizamentos de terra. O sistema se destaca não somente pelos avanços técnicos obtidos, como o fornecimento de previsões de risco mais confiáveis e com antecedência de até 72 horas, mas também por demonstrar o uso eficiente dos recursos públicos, por focar seu desenvolvimento no usuário final, promover impacto para o cidadão e implementar mecanismos de transparência e controle social.
“Esse sistema surgiu a partir da ideia de reproduzir aquilo que fazemos no dia a dia manualmente, consumindo vários dados e fazendo análises complexas. Uma vez que conseguimos alcançar esse nível de qualidade, trabalhamos ainda mais para que ele pudesse entregar algo automático, claro, de fácil entendimento para o usuário final. Adotamos um planejamento ágil, o que foi fundamental para o sucesso do projeto. A cada nova etapa, o sistema era testado, permitindo ajustes incrementais e correções imediatas, em vez de concentrar todas as revisões apenas ao final”, explica o idealizador e coordenador do projeto GeoRisk, Pedro Camarinha, tecnologista em Geodinâmica do Cemaden.
A importância da representação do MCTI e do Cemaden
Essa vitória ressalta o papel fundamental do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Cemaden como agentes de transformação, enquanto geradores de conhecimento aplicado e impacto concreto. A premiação demonstra ainda que investimentos em ciência e tecnologia, além de bolsas de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação, podem se traduzir em ações públicas que realmente ajudam nas ações de prevenção a desastres, salvaguardando vidas.
Além disso, as premiações reforçam o compromisso do governo federal com políticas públicas inovadoras, transparentes e orientadas para resultados efetivos. “A premiação técnica sem dúvida é muito importante, mas a Escolha do Público é ainda mais, pois reflete a valorização de iniciativas como o GeoRisk e a confiança da sociedade em instituições como o Cemaden. Quando se trata de gestão de risco e desastres, essa confiança é um dos valores mais importantes para as instituições que trabalham nesta área”, conclui Camarinha.
Leia notícia sobre o lançamento do GeoRisk

