Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
O que é o Serviço de Informação ao Cidadão - SIC?
Por meio do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), a pessoa interessada pode solicitar documentos e informações à CBTU com base na Lei de Acesso à informação (Lei n. 12.527/20211) e seu decreto regulamentador (Decreto n. 7.724/2012).
A solicitação de informações se dá por meio da Plataforma FALA.BR. É simples, sem a exigência de identificação do solicitante.
Em quanto tempo serei atendido?
Se a informação solicitada estiver disponível, a CBTU deverá autorizar e conceder o acesso imediato à ela. Não sendo possível o acesso imediato, terá o prazo máximo de 20 (vinte) dias para disponibilizá-la, sendo lícita a prorrogação por mais 10 (dez) dias. Dez dias também é o prazo para apresentar reclamação, caso a CBTU não responda ao pedido de acesso à informação dentro do prazo legal.
Os recursos apresentados entre 19h e 23h50 serão considerados apenas no dia útil seguinte e a contagem de prazos terá início somente a partir do 1º dia útil posterior.
Quando o prazo final para resposta ao recurso coincidir com fim de semana ou feriado, ele será prorrogado para o próximo dia útil, razão pela qual o prazo para envio da resposta ao recurso pode não ser o de 5 dias corridos.
Existem três formas de solicitar informações públicas:
- Através da plataforma Fala.BR;
- Através do preenchimento de formulários impressos e entregues pessoalmente ou por correio Formulário pessoa física | Formulário pessoa jurídica;
- Por meio de atendimento presencial - de segunda a sexta, de 8:00 às 12:00 e de 13:30 às 17:30.
Edifício Confederação Nacional do Comércio - CNC –
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Contato: Plataforma Fala.BR
E-mail: amlai@cbtu.gov.br