Notícias
CBTU entrega à população nova estação Bayeux, nesta quarta, 17
Legenda para a primeira foto: A Estação de Bayeux é a quarta a ser modernizada
A partir desta quarta-feira, 17, os moradores da cidade de Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa, passarão a contar com um novo equipamento no sistema ferroviário. É que a CBTU João Pessoa entregará para a população a nova e moderna estação ferroviária de Bayeux. Esta é a quarta Estação totalmente modernizada dentro do novo padrão de construção da CBTU. Essa obra de melhoria representa um investimento do Governo Federal de R$ 1,519 milhão.
A modernização da estação ferroviária Bayeux integra um conjunto de investimentos estratégicos voltados à melhoria do sistema de trens urbanos da Paraíba. O objetivo da Companhia é ampliar o conforto, a segurança e a acessibilidade para os passageiros, promovendo um transporte público ferroviário mais eficiente e alinhado com as necessidades da população.
De acordo com o superintendente da CBTU João Pessoa, Paulo Barreto, a nova estação eleva o grau de eficiência do sistema de trens no Estado. “A modernização das estações em nosso sistema é uma realidade e chega com edificações dentro dos padrões de acessibilidade e maior comodidade para nosso usuário. Assim, oferecemos à população viagens de trens com mais rapidez, segurança e economia”, diz. Bayeux ganhará, em 2026, mais uma estação. As obras seguem a todo vapor nas proximidades da rua Pedro Ulisses.
De acordo com o setor de engenharia da Companhia, em João Pessoa, a moderna estação segue o novo padrão arquitetônico, totalmente fechada com elementos vasados e revestida em cerâmica, cobertura com telhas termo acústicas que reduz ruídos externos, sistemas abertura e fechamento de portas automáticas na plataforma, rampa de aceso, piso tátil, bilheteria eletrônica e pagamento também através de Pix.
A CBTU João Pessoa possui uma extensão de 30km de via férrea, conta atualmente com 13 estações, em quatro municípios da Região Metropolitana – Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, e uma tarifa única de R$ 2,50. O projeto da CBTU é modernizar todas as estações do sistema nesse novo projeto, inclusive com a construção de mais três estações – Tibiri Fábrica, Róger e Bayeux 2.
Fonte: Comunicação da CBTU JOP