Notícias
Cultura e Política em debate e Pro-Rui Políticas públicas inovadoras promovem a mesa
Cultura alimentar brasileira e a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: inovações e desafios
O Brasil saiu do “Mapa da Fome” em 2014 e sustentou essa posição até 2018. Porém, voltou ao Mapa da Fome nos anos de 2019 a 2022. Período este que coincide com o que estudiosos apontam como uma operação de desmonte das políticas públicas e com o contexto pandêmico.
No entanto, nos últimos dois anos, verifica-se uma retomada de políticas públicas de combate à pobreza, fome e insegurança alimentar, que começam a trazer melhores resultados. O Relatório das Nações Unidas sobre o Estado da Insegurança Alimentar Mundial - SOFI 2024 aponta avanços importantes no combate à fome no Brasil. Em 2023, a FAO observou um declínio de 85% na insegurança alimentar severa no país. Isso significa que 24 milhões de brasileiros deixaram de passar fome. Ademais, 8,6 milhões de pessoas saíram da pobreza e 3,1 milhões saíram da extrema pobreza, em virtude de um conjunto de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e a inclusão social.
A Política de Segurança Alimentar e Nutricional articula programas e ações que envolvem atividades desenvolvidas desde o campo do fomento à produção, até a comercialização, distribuição e consumo de alimentos saudáveis como forma de garantia do direito à alimentação adequada e o combate a todas as formas de má nutrição. Compõem essa Política o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA (Lei no 14.628, de 20 de julho de 2023); o Programa Cozinha Solidária (Decreto nº 11.937, de 5 de março de 2024); entre outros. O recém lançado Plano Nacional de Abastecimento Alimentar se soma a esse esforço, focando na oferta de alimentos saudáveis e promoção de uma transição agroecológica.
Assim, essa mesa tem como proposta debater as inovações e desafios envolvidos no âmbito das correlações de forças que atuam na promoção da cultura alimentar brasileira.
Convidados
Lilian dos Santos Rahal
Secretária Nacional de Segurança Alimentar do Ministério do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), EPPGG.
Juliana Pereira Casemiro
Pesquisadora, professora do Instituto de Nutrição da UERJ e do Programa de Pós Graduação em Segurança Alimentar e Nutricional da UNIRIO e integrante do CONSEA Nacional.
Vitor Lourenço
Coordenador do Fórum de Cozinhas Solidárias do RJ
Moderadora
Adélia Zimbrão
EPPGG, Setor de Pesquisa em Políticas Culturais do Centro de Pesquisa da FCRB.
Organização
Adélia Zimbrão
Setor de Pesquisa em Políticas Culturais/FCRB
Marcelo Viana – Diretor do CP/FCRB
Anesp
SERVIÇOS
Cultura Alimentar Brasileira e a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional: Inovações e Desafios
Data: 28 de novembro de 2024
Horário:14h30 às 17h30
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa/MinC
Rua São Clemente 134, Botafogo
Sala de cursos
Não é necessário realizar inscrição
Certificado apenas para participação presencial
Transmissão online e ao vivo: Canal YouTube da FCRB