Área de concentração e Linhas de Pesquisa
O Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA), da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), aprovado pela Portaria MEC 919, de 19 de agosto de 2016, oferece curso de mestrado profissional gratuito, inserido na área de avaliação Comunicação e Informação, da Capes. É composto por duas linhas de pesquisa: “Patrimônio documental: representação, gerenciamento e preservação de espaços de memória” e “Práticas críticas em acervos: difusão, acesso, uso e apropriação do patrimônio documental material e imaterial”.
O PPGMA tem como principal objetivo a formação de profissionais para atuarem no campo de Memória e Acervos, pelo exercício de pesquisa, critica, gerenciamento, assessoria e consultoria em setores governamentais e não governamentais, além do desenvolvimento de processos, produtos e metodologias voltados para a sua área de concentração.
O PPGMA oferece atualmente o curso de Mestrado, mas já estudando na Capes a possibilidade do Doutorado.
O Mestrado Profissional em Memória e Acervos é um curso gratuito e presencial com aula no período noturno. A modalidade on-line foi adotada somente durante o período de pandemia de COVID-19. É composto por dois períodos de aulas presenciais e outros dois de desenvolvimento de projeto, quando ocorrem as bancas de qualificação e defesa. Nessa segunda fase, o orientando e o orientador definem a sistemática de encontros.
O ingresso no Mestrado Profissional em Memória e Acervos, do Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA), da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), é anual. As etapas do processo seletivo acontecem, normalmente, no segundo semestre, em três etapas, conforme especificado no edital de seleção. Confira os processos seletivos.
Área de concentração: Acervos Públicos e Privados: Gerenciamento, Preservação, Acesso e Usos
Dedica-se à exploração e produção de instrumentos teóricos e práticos voltados para o gerenciamento, preservação, difusão, acesso e uso do patrimônio documental material e imaterial, focalizando acervos bibliográficos, arquivísticos, museológicos e arquitetônicos; estuda a sociogênese dos acervos móveis e imóveis (edifícios e sítios que os abrigam) públicos e privados, as tipologias documentais, os dispositivos (ambientes, instrumentos, processos, métodos, tecnologias), em especial aqueles voltados à representação e à recuperação da informação, como também ao acesso, uso e apropriação cultural; os estudos acerca da preservação dos diferentes espaços de memória e de seus acervos; e os processos de acesso, uso e apropriação social da informação contida nesses acervos, focalizando aspectos pedagógicos, conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos acerca da leitura, compreensão, interpretação, confrontação e crítica de fontes históricas, sociológicas e estéticas.
Linha de pesquisa 1 - Patrimônio Documental: Representação, Gerenciamento e Preservação de Espaços de Memória
Estuda a constituição, a representação e o gerenciamento do patrimônio documental (acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos) nas esferas micro e macrossocial, como mecanismos de identificação e de memória da sociedade, promotores da construção de valores históricos, culturais e científicos. Abrange os instrumentos e processos contextualizados de representação da informação documentária e a análise da diversidade do universo documental e dos ambientes de memória, envolvendo questões relacionadas à preservação documental (documentos arquivísticos, bibliográficos e museológicos) e arquitetônica. Realiza estudos sobre objetos e artefatos decorativos e aspectos da história urbana e da arquitetura. Aborda, ainda, a organização, gestão e preservação de diferentes coleções.
Linha de pesquisa 2 - Práticas Críticas em Acervos: Difusão, Acesso, Uso e Apropriação do Patrimônio Documental Material e Imaterial
Estuda os instrumentos teóricos e práticos voltados à difusão, acesso e uso do patrimônio documental material e imaterial. Abrange, ainda, estudos acerca dos recursos e processos de acesso, uso e apropriação social da informação contida nos acervos. Focaliza aspectos pedagógicos, conhecimentos teóricos, metodológicos e práticos acerca da leitura, compreensão, interpretação, confrontação e crítica de fontes históricas, sociológicas e estéticas. Aborda a cultura escrita, as formas de circulação e a relação com a materialidade do impresso em seus diversos suportes. Realiza estudos conceituais e históricos que articulam a cultura no sentido antropológico com a construção da cidadania, inclusive por meio de políticas públicas como as de cultura, de nacionalidade, de imigração, de direitos humanos, de gênero, de identidades, entre outras. Empreende estudos acerca de experiências de políticas públicas no Brasil, com ênfase na preservação da memória e do patrimônio, nos estudos constitucionais, nas relações entre direitos e memória, bem como no papel da cultura e dos sujeitos sociais no mundo contemporâneo.
Saiba mais
| Legislação Credenciamento de professores Cooperação e internacionalização Colegiado e atas Coordenação Biblioteca Secretaria |
O Programa O Mestrado Docentes Discentes Acervos Autoavaliação Eventos Notícias |
| Programa de Pós-graduação em Memória e Acervos - PPGMA Mestrado Profissional em Memória e Acervos Coordenadores: Ana Lígia S. Medeiros (coordenadora) e Antonio Herculano Lopes (vice) Contato: Secretaria do PPGMA - Telefones: (21) 3289-8695; (21) 3289-8696. Email: secretaria.mestrado@rb.gov.br |
| Site do PPGMA - FCRB Projeto e arquitetura da informação: Eula Dantas Taveira Cabral (professora do PPGMA) Construção técnica: Vitor Silveira Pereira (ex-aluno do Mestrado) Comissão do site: Ana Lígia S. Medeiros; Ana Maria P. dos Santos e Eula D. T. Cabral |