Notícias
RECONHECIMENTO
Corregedoria da ABIN é destaque em avaliação da Corregedoria-Geral da União
A Corregedoria-Geral da União divulgou na última semana o Índice de Desempenho e Execução da Atividade Correcional do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal – IDECOR. No total, foram avaliadas 167 unidades correcionais. A partir da pontuação obtida, as Corregedorias foram divididas em 5 grupos, sendo o Grupo 1 o que possui melhores índices e maior pontuação.
A Corregedoria da ABIN, além de outras 5 unidades correcionais do Brasil, teve sua performance classificada no Grupo 1.
Em dezembro de 2024, avaliação de maturidade correcional da Corregedoria-Geral da União já havia alçado a Corregedoria da ABIN ao Nível 3 (integrado), passando a ser considerada unidade com competência, estrutura e recursos (financeiros, humanos e tecnológicos) para atuação independente.
Além de demonstrar a inserção da atividade correcional no planejamento estratégico da ABIN, os resultados evidenciam a adequação, a transparência e a confiabilidade dos trabalhos conduzidos pela Corregedoria.
IDECOR
Instituído pela Controladoria-Geral da União por meio da Portaria Normativa CGU nº 181, de 31 de outubro de 2024, o IDECOR constitui um método de avaliação da performance das Unidades integrantes do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal.
O IDECOR é composto por indicadores de gestão e de desempenho correcional na apuração de ilícitos. O índice possui como metas auxiliar a gestão interna; possibilitar o controle social; promover apoio dos dirigentes do órgão; e sensibilizar a alta administração acerca das necessidades para o regular exercício das atividades correcionais na instituição.

Para conhecer os grupos e a classificação das entidades, visite a página do IDECOR da CGU
no site www.gov.br/corregedorias/pt-br/institucional/siscor/idecor