Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Agência Brasileira de Inteligência
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Institucional
    • A ABIN
    • Competências
    • Missão, Visão e Valores
    • Direção-Geral
      • Diretor-Geral
      • Diretor Adjunto
      • Secretário de Planejamento e Gestão
    • Estrutura
    • Carreira
      • Perfil Profissional
      • O que faz o profissional de Inteligência
      • Concurso
      • Cargos e Carreira
      • Mulheres na Inteligência
      • Perguntas Frequentes
    • Programas
      • PNPC
      • Pangeia
      • Pronabens
    • Histórico
    • Simbologia
    • O Sisbin
      • Composição
      • Integração
      • Competências
      • Câmaras Temáticas
  • Acesso à Informação
    • Agenda de Autoridades
    • Auditorias
    • Licitações e Contratos
    • Plano de Contratações Anuais
    • Receitas e Despesas
    • Servidores
    • Controle e Fiscalização
    • Corregedoria
    • Certidão sobre Pessoas
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Tratamento de Dados Pessoais
  • Assuntos
    • Inteligência e Contrainteligência
    • Escola de Inteligência
    • Fontes de Ameaças
      • Espionagem
      • Terrorismo
      • Crimes Transnacionais
    • Tecnologia
    • Museu da Inteligência
    • ABIN na COP30
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • ABINCAST
    • Legislação
      • Criação da ABIN
      • Política e Estratégia
      • Principais peças legais
      • Plano de cargos e salários
      • Código de Ética Profissional
      • Política de Inovação
      • Coletânea de Legislação
    • Imagens
    • Publicações
      • Revista Brasileira de Inteligência
      • Doutrina da Atividade de Inteligência
      • Inteligência na Democracia
      • Desafios de Inteligência
      • Cartilha Institucional
      • O Novo Sisbin
      • Memórias da Pandemia
      • Mercúrio na Amazônia
      • Desafios da Amazônia Compartilhada
  • Canais de Atendimento
    • Perguntas Frequentes
    • Fale Conosco
    • Sede e Superintendências Estaduais
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Fornecedores
    • Servidores e ex-servidores
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Escola de Inteligência
Info
aesint_botao.png - Botão para acessar informações sobre a Esint
EuVI.png
doutrina.png
Publicações
nupi.png
museu.png

ESCOLA DE GOVERNO | MISSÃO | VISÃO | VALORES | OBJETIVOS ESTRATÉGICOS | PÚBLICO-ALVO | COMPETÊNCIAS | HISTÓRICO

A Escola de Inteligência (Esint)

ESCOLA DE GOVERNO

A Constituição brasileira prevê a instituição de Escolas de Governo para promover a formação e o aperfeiçoamento de agentes públicos, buscando, assim, o aprimoramento da capacidade estatal em executar políticas públicas e a efetivação de processos de mudança e inovação nas organizações públicas.

CF/88, art. 39, § 2º – A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, facultada, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.

Conforme o artigo 1-B do Decreto nº 9.991/2019, são consideradas Escolas de Governo aquelas previstas em lei ou decreto. O Decreto nº 11.816/2023 consignou expressamente a Escola de Inteligência (Esint) como unidade integrante da estrutura organizacional da Agência Brasileira de Inteligência.

A Esint integra a Rede Nacional de Escolas de Governo – instância que aglutina mais de 200 instituições públicas de ensino, tanto do Executivo quanto do Legislativo e do Judiciário – para intercâmbio de experiências e o Sistema de Escolas de Governo da União (SEGU), rede de cooperação entre escolas de governo federais.


MISSÃO

Prover ensino, pesquisa e extensão para o exercício e o aprimoramento da Atividade de Inteligência de Estado.

VISÃO

Ser um ambiente educacional de excelência, propício ao desenvolvimento transformador de profissionais para a Atividade de Inteligência de Estado.

VALORES

– Foco na aprendizagem: por ênfase na qualidade e na efetividade do processo de ensino.

 – Inovação: buscar novas formas de gerar valor aos usuários da Escola.

 – Curiosidade intelectual: buscar constantemente de novos conhecimentos.

 – Honestidade intelectual: atuar com ética no ensino e na pesquisa científica.

 – Governança participativa: valorizar diferentes opiniões como subsídios para a tomada de decisão.

 – Inclusão das pluralidades: valorizar pluralidades, visando a construção de ambiente de trabalho diverso e promotor das potencialidades individuais.

 – Valorização docente: promover a qualidade no ambiente escolar e a valorização e o reconhecimento dos colaboradores.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

I – Promover inovação, transformação e inclusão nos macroprocessos de Ensino e de Pesquisa em benefício da Atividade de Inteligência;

II – Aprimorar a Doutrina Nacional da Atividade de Inteligência;

III – Fomentar pesquisas para o exercício e o aprimoramento da Atividade de Inteligência de Estado;

IV – Ampliar o intercâmbio com escolas, centros de ensino, bibliotecas e outras organizações congêneres nacionais e estrangeiras; e

V – Tornar o espaço acadêmico livre, que estimule a experimentação e o diálogo aberto à diversidade de ideias.

PÚBLICO-ALVO

As ações de ensino da Esint são direcionadas para:

– Agentes públicos da ABIN: agentes das diferentes carreiras que compõem o quadro funcional.

– Servidores do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN): agentes públicos dos órgãos que compõem o SISBIN, conforme preconiza o Decreto nº 11.693/2023

– Outros órgãos relevantes: agentes de entidades que atuam com Atividade de Inteligência na esfera pública ou que sejam de interesse à Atividade de Inteligência, como custodiantes de conhecimento sensível, órgãos e agentes de proteção a infraestruturas críticas ou responsáveis pela redução de vulnerabilidades e neutralização de ameaças contra a cidadania e as instituições.

– Comunidade de Inteligência internacional: profissionais que atuem nos serviços de Inteligência congêneres à ABIN ou em organismos internacionais que tenham atuação em Inteligência no ambiente estrangeiro, no âmbito da cooperação de interesse para o Brasil.

COMPETÊNCIAS

As competências da Escola de Inteligência encontram-se elencadas no artigo 10 do Decreto nº 11.816/2023:

Art. 10. À Escola de Inteligência compete:
I –  planejar e executar atividades de capacitação em inteligência e em competências complementares para os agentes públicos em exercício na ABIN e para os indicados pelo Sistema Brasileiro de Inteligência ou por entidades ou órgãos parceiros da ABIN;
II – planejar e executar atividades de formação de candidatos selecionados por meio de concurso público destinado ao provimento de cargos das carreiras de inteligência;
III – planejar e executar atividades de pesquisa e desenvolvimento da Doutrina Nacional da Atividade de Inteligência;
IV – estabelecer intercâmbio com escolas, centros de ensino, bibliotecas e organizações congêneres nacionais e estrangeiras; e
V – gerir o Museu da Inteligência e as bibliotecas física e virtual da ABIN.

HISTÓRICO

No Brasil, as atividades de ensino e de pesquisa no campo da Inteligência de Estado foram desenvolvidas sobretudo a partir da década de 1970, por instituições que refletiram as concepções, os modelos e as prioridades do Estado brasileiro em suas respectivas épocas.

A primeira dessas instituições foi a Escola Nacional de Informações (Esni), criada pelo Decreto nº 68.448, de março de 1971. As atribuições da Esni incluíam preparar civis e militares para o atendimento das necessidades de informações e contrainformações do Sistema Nacional de Informações (SISNI), composto por unidades congêneres dos ministérios civis e militares e das autarquias e fundações subordinadas a eles. A Esni também realizava pesquisas em prol do desenvolvimento da então Doutrina Nacional de Informações.

A partir de 1990, a Esni foi sucedida pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (CEFARH) e a Atividade de Informações passou a ser denominada Atividade de Inteligência. Inicialmente, o CEFARH teve como principal atribuição desenvolver programas e projetos de formação e aperfeiçoamento de recursos humanos nos assuntos de competência da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), sucessora do Serviço Nacional de Informações (SNI).

Em março de 1993, o CEFARH passou a integrar a estrutura da Subsecretaria de Inteligência (SSI), direcionando seus esforços para o atendimento das demandas na área de Inteligência. Essa atuação ganhou novo impulso em abril de 1996, quando a SSI se vinculou à Casa Militar da Presidência da República e ganhou o status de Secretaria de Inteligência. No novo contexto, o CEFARH teve como principal missão a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos para o desempenho da Atividade de Inteligência.

Em 1999, com a criação da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) pela Lei nº 9.883/99, o CEFARH deu lugar à Escola de Inteligência (Esint), instituída pelo Decreto nº 3.493/2000. A Esint é a unidade pela qual a ABIN cumpre suas competências legais previstas no inciso IV do art. 4º da Lei nº 9.883/99, a saber, “promover o desenvolvimento de recursos humanos e da doutrina de Inteligência, e realizar estudos e pesquisas para o exercício e aprimoramento da Atividade de Inteligência”.

A Esint também executa a competência atribuída à ABIN no art. 22 da Lei nº 11.776/2008, que é a de “implementar programa permanente de capacitação, treinamento e desenvolvimento, destinado a assegurar a profissionalização dos titulares dos cargos integrantes do seu Plano de Carreiras e Cargos”.

A Esint é responsável pela formação, capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais de Inteligência da ABIN. Entre suas atribuições também estão a qualificação e aprimoramento em Inteligência de servidores de órgãos pertencentes ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

blocoD.jpg
Bloco da Escola de Inteligência, em Brasília



  • Institucional
    • A ABIN
    • Competências
    • Missão, Visão e Valores
    • Direção-Geral
      • Diretor-Geral
      • Diretor Adjunto
      • Secretário de Planejamento e Gestão
    • Estrutura
    • Carreira
      • Perfil Profissional
      • O que faz o profissional de Inteligência
      • Concurso
      • Cargos e Carreira
      • Mulheres na Inteligência
      • Perguntas Frequentes
    • Programas
      • PNPC
      • Pangeia
      • Pronabens
    • Histórico
    • Simbologia
    • O Sisbin
      • Composição
      • Integração
      • Competências
      • Câmaras Temáticas
  • Acesso à Informação
    • Agenda de Autoridades
    • Auditorias
    • Licitações e Contratos
    • Plano de Contratações Anuais
    • Receitas e Despesas
    • Servidores
    • Controle e Fiscalização
    • Corregedoria
    • Certidão sobre Pessoas
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Tratamento de Dados Pessoais
  • Assuntos
    • Inteligência e Contrainteligência
    • Escola de Inteligência
    • Fontes de Ameaças
      • Espionagem
      • Terrorismo
      • Crimes Transnacionais
    • Tecnologia
    • Museu da Inteligência
    • ABIN na COP30
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • ABINCAST
    • Legislação
      • Criação da ABIN
      • Política e Estratégia
      • Principais peças legais
      • Plano de cargos e salários
      • Código de Ética Profissional
      • Política de Inovação
      • Coletânea de Legislação
    • Imagens
    • Publicações
      • Revista Brasileira de Inteligência
      • Doutrina da Atividade de Inteligência
      • Inteligência na Democracia
      • Desafios de Inteligência
      • Cartilha Institucional
      • O Novo Sisbin
      • Memórias da Pandemia
      • Mercúrio na Amazônia
      • Desafios da Amazônia Compartilhada
  • Canais de Atendimento
    • Perguntas Frequentes
    • Fale Conosco
    • Sede e Superintendências Estaduais
    • Ouvidoria
    • Imprensa
    • Fornecedores
    • Servidores e ex-servidores
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca