Notícias
Educação
ABCD traduz mais um módulo do curso de educação antidopagem online da Agência Mundial Antidopagem
Foto: Rodolfo Vilela/ Min. Cidadania
Um dos pilares das ações educacionais da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) é difundir o conhecimento sobre o Jogo Limpo. Com esse intuito, foi traduzido mais um módulo do curso da plataforma ADEL, da Agência Mundial Antidopagem (AMA-WADA). O material didático intitulado “ADEL para Atletas de Nível Internacional” foi publicado recentemente em inglês pela WADA e, agora, está disponível em português no site da ABCD.
“A intenção da ABCD é tornar estes materiais didáticos acessíveis para os atletas e pessoal de apoio ao atleta que não conseguem ler os cursos originais em inglês. Acreditamos que com estas traduções a difusão do conhecimento seja mais eficiente e, consequentemente, tenha um impacto positivo na comunidade esportista”, destacou Angélica Araújo, responsável pela tradução dos conteúdos e coordenadora de Autorização de Uso Terapêutico (AUT) da ABCD.
O material é voltado para atletas de alto rendimento e demais atletas que estão competindo em nível internacional, no entanto, a ABCD incentiva que todos, independentemente do nível de competição, façam o curso que é gratuito. Para acessar o módulo, basta realizar um simples cadastro na plataforma ADEL.
O curso contém 11 módulos que podem ser pausados e retomados pelo usuário, pois a plataforma salva o progresso. Os módulos tratam, respectivamente, sobre: introdução ao sistema antidopagem; regras antidopagem; guia sobre a lista de substâncias e métodos proibidos no esporte; Autorizações de Uso Terapêutico; questões sobre o uso de suplementos; passo a passo sobre o funcionamento do processo de testagem; fundamentos básicos sobre o sistema de Localização (whereabouts, em inglês); informações sobre como denunciar casos ou suspeitas de dopagem e; consequências da dopagem.
O módulo final é um questionário que avalia o aprendizado relacionado ao curso. Obtendo uma pontuação mínima o atleta recebe um certificado de conclusão.
Além dos módulos obrigatórios, o curso também é composto por dois materiais-extra que tratam sobre o uso de glicorticoides e sobre o método de coleta de sangue seco (Dried Blood Spot - DBS, em inglês), que está sendo implementado em vários países, com a intenção de facilitar a coleta de sangue para análises laboratoriais específicas.
A secretária nacional da ABCD, Luisa Parente, também destaca: “A tecnologia à serviço da educação. A educação antidopagem ao alcance do atleta. O atleta e toda a Rede Brasileira Antidopagem em prol do Jogo limpo. Esses são objetivos da Política Nacional Antidopagem da ABCD.”
Assessoria de Comunicação - Ministério da Cidadania