Notícias
Suframa visita Laticínios Matupi e discute projeto de nova fábrica na BR-174
Equipe da Suframa em visita ao centro de distribuição da empresa, que tem projeto em tramitação na Autarquia para implantar uma fábrica no quilômetro 52 da rodovia que liga Manaus a Boa Vista (Fotos: Divulgação/Suframa)
A Suframa visitou, nesta quarta-feira (17), as instalações logísticas da Empresa de Laticínios Matupi, localizada no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus. O objetivo da agenda foi conhecer o portfólio da empresa, que já atua no interior do Estado, e discutir os detalhes de um novo projeto industrial previsto para a BR-174, voltado ao beneficiamento de leite de búfala.

A comitiva da Autarquia foi liderada pelo superintendente Bosco Saraiva e composta pelos superintendentes-adjuntos Frederico Aguiar (Executivo) e Leopoldo Montenegro (Projetos), além do coordenador-geral de Análise de Projetos Industriais, Ygor Thomé, do coordenador-geral de Análise e Acompanhamento de Projetos Agropecuários, Sérgio Muniz, do gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva, Ozenas Maciel, e do coordenador de Comunicação e Assuntos Institucionais, Isaac Júnior.

A equipe foi recebida pelo proprietário da empresa, Renato Gomes Pereira, que apresentou o histórico da marca e os planos de expansão.
Atualmente, a unidade fabril da Laticínios Matupi fica localizada na comunidade de Santo Antônio do Matupi (no município de Manicoré), às margens da rodovia Transamazônica (BR-230). A unidade em Manaus funciona como centro de distribuição. Segundo o proprietário Renato Gomes Pereira, a empresa familiar opera desde 2013 e possui um mix de 39 produtos, incluindo manteiga, doce de leite, requeijão e diversos tipos de queijo (provolone, prato, mussarela e parmesão), abastecendo grandes redes de supermercados da capital.

O foco da visita, no entanto, foi o futuro: a implantação de uma nova fábrica no quilômetro 52 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). Atualmente, a empresa gera 50 empregos diretos em sua operação e planeja expandir significativamente com a nova unidade industrial. "Queremos fazer uma fábrica aqui para atender o público que gosta da mercadorias com leite de búfala", explicou Pereira.
Arranjo Produtivo Local
O projeto, que já tramita na Autarquia, vai além da construção física da planta. A proposta inclui o fomento a um arranjo produtivo na região do Distrito Agropecuário da Suframa (DAS). "O objetivo é criar um arranjo produtivo, incentivando pequenos produtores a produzirem o leite, que será adquirido pela indústria. O produtor terá a garantia de compra da produção leiteira", detalhou Pereira.
Fortalecimento
Para o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o investimento da Laticínios Matupi representa um movimento estratégico de fortalecimento do setor primário e da bioeconomia. "A iniciativa alinha a geração de empregos na capital com o desenvolvimento rural, ao garantir mercado para produtores de leite da região metropolitana e do interior", afirmou Saraiva.