Notícias
Suframa sedia evento que incentiva inclusão de refugiados no mercado de trabalho
Ao apoiar o lançamento do Hub no Norte, Suframa compreende que a iniciativa representa um passo estratégico para expandir e consolidar uma rede de engajamento, em uma região com crescente presença de populações refugiadas e migrantes (Fotos: colaboração de Vittoria San/Suframa)
Nesta terça-feira (17), a Suframa sediou no auditório da Autarquia o lançamento do Hub do Fórum Empresas com Refugiados no Norte do Brasil, promovido pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), com apoio do Pacto Global da ONU no Brasil. A iniciativa celebrou o Dia Mundial do Refugiado, comemorado dia 20 de junho, e buscou ampliar o engajamento de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) na inclusão de pessoas refugiadas no mercado de trabalho.

A Suframa foi representada pela coordenadora-geral de Assuntos Estratégicos, Ana Maria Oliveira de Souza.

A cerimônia de abertura reuniu representantes de órgãos públicos, organizações internacionais e da sociedade civil. Dentre elas, o representante da ACNUR, Davide Torzilli; a diretora do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Luana Medeiros; a coordenadora do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Cinthia Barros dos Santos Miranda; a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região (MPT AM/RR), Alzira Melo Costa; o cônsul-geral em exercício do Consulado do Japão em Manaus, Akira Suzuki.
Também participaram o Pacto Global da ONU no Brasil, representado em vídeo pelo diretor executivo interino Guilherme Xavier; a diretora administrativa-financeira do SEBRAE, Adrianne Antony Gonçalves; o diretor-presidente do Instituto Hermanitos, Tulio Condé Duarte; e a comunidade refugiada, por meio da artesã e liderança indígena Warao Ana Aguilera.
Durante a programação, foi apresentado o funcionamento do novo Hub regional, destacando as formas de adesão e os benefícios para empresas que integram a iniciativa. Um painel trouxe relatos de lideranças refugiadas e representantes de empresas já envolvidas no Fórum, ilustrando experiências de sucesso na contratação de refugiados. Além disso, o evento buscou promover reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas nos fluxos migratórios e abordou a importância da transição justa para uma economia verde, tema diretamente relacionado à resiliência de populações deslocadas.
O Fórum Empresas com Refugiados reúne atualmente mais de 200 organizações compromissadas com a inclusão produtiva de pessoas refugiadas no Brasil. “A Suframa apoia o lançamento do Hub no Norte, pois compreende que a iniciativa representa um passo estratégico para expandir e consolidar uma rede de engajamento, em uma região com crescente presença de populações refugiadas e migrantes”, explicou a coordenadora-geral de Assuntos Estratégicos, Ana Maria Oliveira de Souza.