Notícias
Suframa retorna à SR Saldanha, que moderniza fábrica e projeta novos produtos no PIM
Alta cúpula da Suframa em nova visita ao processo produtivo da empresa, que tem 440 colaboradores e opera com uma capacidade diária de produção de aproximadamente 4 milhões de seringas e 2 milhões de agulhas (Fotos: Divulgação/Suframa)
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) retornou, nesta quarta-feira (11), à empresa SR Saldanha Rodrigues, no Polo Industrial de Manaus (PIM), que apresentou a modernização de sua planta fabril e projetos para ampliação do portfólio de produtos médico-hospitalares. A unidade, localizada no bairro Flores, zona Centro-Sul de Manaus, produz itens como seringas, agulhas, frascos coletores, máscaras e toucas.

Participaram da visita o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva; os superintendentes-adjuntos Luís Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica) e Carlito Sobrinho (Administração); a procuradora federal, Regina Melo; o coordenador de Comunicação e Assuntos Institucionais, Isaac Araújo; e o gerente de Projetos da SAE, Ozenas Maciel. Pela empresa, acompanharam a agenda o gerente-geral, Igor Januska, e o gerente de Produção, Fernando Izelli.
Desde a última visita da Autarquia, realizada em março do ano passado, a SR Saldanha informou que ampliou sua área construída em cerca de 2 mil metros quadrados e automatizou a linha de injeção plástica. Também foram realizadas melhorias nos sistemas de manutenção, alimentação de matéria-prima e utilidades, com o objetivo de receber novos equipamentos e linhas produtivas.

De acordo com o gerente-geral da empresa, Igor Januska, a unidade opera atualmente com capacidade diária de produção de aproximadamente 4 milhões de seringas e 2 milhões de agulhas. “Nós aumentamos a área do prédio e automatizamos toda a linha de injeção plástica, o que permitiu otimizar os processos e preparar a fábrica para receber novos equipamentos e novas linhas. Hoje, o parque fabril já está totalmente ocupado e estamos estudando uma nova ampliação, porque a demanda continua crescendo”, afirmou.
Segundo Igor, mesmo com o avanço da automação, houve aumento do número de trabalhadores em função da ampliação do portfólio de produtos. A empresa conta hoje com cerca de 440 colaboradores, distribuídos em três turnos, com operação 24 horas por dia. Ele informou ainda que a empresa desenvolve um projeto para fabricação de cateter intravenoso, com previsão de início da produção no próximo ano.
Ao final da visita, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou a importância do acompanhamento institucional às indústrias do Polo Industrial de Manaus. “A presença da Suframa nas empresas permite acompanhar os investimentos, conhecer os projetos de expansão e apoiar iniciativas que geram produção e empregos no Polo Industrial de Manaus”, afirmou.
