Notícias
Suframa recebe visita técnica de grupo do Confaz para discutir procedimentos de comércio exterior
Programação busca proporcionar conhecimento sobre os procedimentos adotados pelas Secretarias de Fazenda das unidades federadas de destino e pela Suframa (Fotos: colaboração de Jéssica Pacheco/Suframa)
A Suframa sediou, na manhã desta segunda-feira (19), a abertura da visita técnica do Grupo de Trabalho de Comércio Exterior (GT-54), do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). A agenda, que se estende até sexta-feira (23), reúne aproximadamente 27 auditores fiscais de diferentes unidades federadas e tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre os procedimentos operacionais relacionados ao comércio exterior e ao controle de mercadorias na Zona Franca de Manaus (ZFM).
A realização da visita foi deliberada pelos representantes das unidades federadas, conforme o tópico 10 do relatório da reunião do GT-54, realizada de 3 a 6 de agosto de 2026. A programação busca proporcionar aos integrantes do grupo maior conhecimento sobre os procedimentos adotados pelas Secretarias de Fazenda das unidades federadas de destino e pela Suframa, além de subsidiar tecnicamente as discussões sobre possíveis alterações no Convênio ICMS nº 134/2019, cuja vigência se estende até 31 de dezembro de 2032.
Durante a agenda, a Suframa apresentará sua estrutura e os procedimentos utilizados no controle de mercadorias que ingressam na Zona Franca de Manaus, contribuindo para o debate sobre o ingresso de mercadorias nacionais incentivadas e os desafios decorrentes da transição para o novo sistema tributário, que prevê a implementação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).
A programação inclui visitas às fábricas da Moto Honda, Samsung, LG e Visteon, Teatro Amazonas e também à área de controle da Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), no Porto Chibatão, onde a Receita Federal do Brasil mantém recinto alfandegado.
