Notícias
Suframa realiza capacitação para guias de turismo no âmbito do programa Zona Franca de Portas Abertas
Economista e coordenadora-geral de Assuntos Estratégicos da Autarquia, Ana Maria Souza abordou informações gerais e atualizadas sobre o Polo Industrial de Manaus e o modelo Zona Franca de Manaus (Fotos: Rosângela Alanís/Suframa e colaboração de Ester Carvalho/Suframa)
A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) realizou, nesta quarta-feira (12), no auditório Floreano Pacheco, uma capacitação voltada a guias de turismo, realizada em parceria com a Cooperativa Amigos da Amazônia. A atividade teve como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais sobre o modelo Zona Franca de Manaus e o Polo Industrial, fortalecendo a divulgação das potencialidades regionais aos visitantes.

A programação contou com apresentação sobre o Programa Zona Franca de Portas Abertas, conduzida pela servidora da Suframa Rosângela Alanís, que coordena o programa na Autarquia. “Mais de 2.500 pessoas já visitaram fábricas e institutos de tecnologia do nosso parque industrial. O objetivo é divulgar o modelo Zona Franca de Manaus, estimular jovens estudantes no seu desenvolvimento profissional, bem como apresentar aos visitantes e à sociedade de modo geral, os processos produtivos das empresas incentivadas”, destacou.
A economista Ana Maria Souza, coordenadora-geral de Assuntos Estratégicos da Autarquia, abordou informações gerais e atualizadas sobre o Polo Industrial de Manaus e o modelo Zona Franca. “É muito importante a iniciativa da Cooperativa de buscar maior qualificação de seus cooperados. Dessa forma, estão agregando valor aos seus serviços, e todos ganham com isso, especialmente os visitantes, que vão receber informações atualizadas e mais detalhadas sobre o que é e qual a relevância da Zona Franca de Manaus e do Polo Industrial de Manaus”.

Para a presidente da cooperativa, Keila Berquet, a atividade teve um resultado bastante positivo: “A capacitação dos profissionais possibilitou aos guias conhecer melhor como funciona a política de incentivos da Zona Franca e a obter dados atualizados sobre os principais produtos e setores produtivos, mão-de-obra gerada, por exemplo.

Keila também ressaltou o papel da parceria com a Suframa. “Essa ação é muito importante para que os guias possam transmitir aos turistas um conhecimento mais completo sobre o Polo Industrial e o modelo econômico que sustenta a região. Foi um momento de aprendizado e de troca de experiências, que esperamos ter continuidade com outras ações em conjunto”, afirmou.
