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Notícias

Suframa participa de eventos sobre rotas de integração no Acre, Roraima e Tabatinga (AM)

Autarquia esteve representada durante encontros marcados pela presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e por anúncios como a ampliação da malha aérea, execução de obras e abertura de novas rotas comerciais.
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Publicado em 10/04/2024 07h24 Atualizado em 16/01/2025 12h03
Suframa participa de eventos sobre rotas de integração Sul-Americana no Acre e Roraima

Simone Tebet anunciou que todas as cinco rotas de integração do Brasil com outros países da América do Sul já estão dentro do Novo PAC, com orçamento assegurado e previsão de conclusão para 2026 (Foto: Divulgação)

As coordenações regionais da Suframa em Rio Branco e Boa Vista, além da Área de Livre Comércio (ALC) de Tabatinga (AM), representaram a Autarquia no evento de apresentação do projeto das cinco Rotas de Integração Sul-Americana, no encontro “Uma saída pacífica para o Brasil”. No Acre e no Amazonas, a solenidade foi realizada nessa terça-feira (9), enquanto que em Roraima ocorreu na quinta-feira (4). As três atividades tiveram as presenças da ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet, e do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O Rotas de Integração Sul-Americana é um projeto do governo federal criado com o objetivo de reduzir custos logísticos e aumentar a competitividade de rotas na região. A iniciativa visa à construção de novas pontes binacionais, estradas de conexão e corredores bioceânicos que permitem uma economia no tempo do frete para países da Ásia por meio de portos do Pacífico. As obras para as rotas internacionais serão realizadas nos Estados do Acre, Amazonas e Roraima. 

Na solenidade em Tabatinga (a 1.106 quilômetros de Manaus), a Suframa esteve representada pelo superintendente-adjunto Executivo, Frederico Aguiar, que utilizou as redes sociais para celebrar o projeto e os benefícios que trará para a região.

"Hoje é um dia bem histórico para a Amazônia, em Tabatinga recebemos a ministra e o ministro para tratarmos de rotas de Integração sul-americanas, mais especificamente da rota Manta-Manaus. Em conversa com ambos, destaquei a importância do alfandegamento do Porto de Tabatinga, o que trará mais segurança à movimentação de mercadorias na região. Vamos pra frente! Avançando na Integração Regional com as Rotas de Integração Sul-americanas", frisou Frederico Aguiar, fazendo referência a um projeto cuja finalidade é desenvolver a rota logística multimodal como alternativa à tradicional rota que passa pelo Canal do Panamá, por meio do aproveitamento dos portos, rodovias e hidrovias, com vistas a facilitar os fluxos de comércio entre os países amazônicos, reduzir o tempo de trânsito de mercadorias em até 15 dias e prover assim maior competitividade para a região.

                                                         Suframa nos eventos rotas de integração Sul-Americana no Acre e Roraima

A Suframa Suframa tem sido uma das interlocutoras neste processo de discussão e uma das propostas essenciais para viabilizar a rota é melhorar as condições alfandegárias no porto de Tabatinga, que detém grande potencial para se tornar um porto de transbordo de mercadorias no meio da rota, sendo assim um ponto natural para armazenamento de mercadorias e distribuição para outros municípios próximos, favorecendo também o abastecimento de Letícia, na Colômbia.

PAC

Durante a programação em Rio Branco, Silvio Costa Filho solicitou a ampliação da malha aérea para os aeroportos da Amazônia Ocidental e ressaltou o retorno das operações da Azul Linhas Aéreas para o Acre. Já Simone Tebet anunciou que todas as cinco rotas de integração do Brasil com outros países da América do Sul já estão dentro do Novo PAC, com orçamento assegurado e previsão de conclusão para 2026.

Entre essas rotas, destaca-se a Quadrante Rondon, fundamental para conectar o Norte brasileiro aos portos do Peru, oferecendo ao Acre uma saída estratégica para o Pacífico. A abertura da Rota Quadrante Rondon coloca o Acre como ponto de passagem obrigatória para os estados brasileiros de cargas recebidas e enviadas pelo Porto de Chancay, no Peru, desafogando o Porto de Santos, em São Paulo.

Tebet detalhou as obras necessárias para a inclusão da rota 3, o Quadrante Rondon. “Para essa rota operar, o Acre precisa de três obras: a construção do contorno de Brasiléia, na BR-317, que em maio tem edital aberto para licitação; a construção de duas pontes na BR-425 que faz divisa com Rondônia, que devem estar prontas nesse semestre; e a ponte de Guajará Mirim ao custo de R$ 430 milhões, com três quilômetros de extensão. Essa rota só tem sentido quando envolve Rondônia”, explicou.

O evento foi promovido pelo Fórum Empresarial do Acre em parceria com o governo estadual. “A Suframa, no caráter de membro titular do Fórum do Desenvolvimento, destaca a importância melhoria da infraestrutura logística para a construção de novas matrizes de desenvolvimento”, ressaltou o coordenador regional de Rio Branco da Suframa, Jéfferson Barroso.

Roraima
Solenidade semelhante foi promovida pelo MPO em Boa Vista, e também contou com a presença da secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional, Adriana Melo Alves.

A Suframa foi representada pelo coordenador regional de Boa Vista da Suframa, Jandirocy Bispo, na plenária para discutir as Rotas de Integração Sul-Americana em Boa Vista.

O foco da plenária foi a Rota Ilha das Guianas, que tem foco nos Estados do Norte, entre eles, Roraima, que fica na fronteira com a Guiana. A rota entre os países abre as portas comerciais para vários outros da América do Sul.

Empresa, Indústria e Comércio
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