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Suframa conhece projeto da Natupure de industrialização de cosméticos com DNA amazônico
Empresa integra o grupo Ecomexmao e atua há dois anos e meio no mercado (fotos: Layana Rios/Suframa)
A Suframa realizou nesta terça-feira (9) uma visita técnica à sede da Natupure Comércio de Distribuição do Amazonas, localizada na Avenida Leonardo Malcher, Centro de Manaus. A empresa, que integra o grupo Ecomexmao e atua há dois anos e meio no mercado, apresentou à Autarquia seu plano estratégico de transição: deixar de ser apenas uma distribuidora para se tornar uma indústria de produtos de higiene e cosméticos com identidade regional.
A comitiva da Suframa, liderada pelo superintendente Bosco Saraiva e composta pelo superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro, pelo coordenador-geral de Controle de Importação e Exportação, Ícaro Sevalho, e pelo gerente de Projetos da SAE, Ozenas Maciel, foi recebida pela diretora da empresa, Eline Lima da Silva.
Atualmente, a Natupure emprega cerca de 55 colaboradores (entre diretos e indiretos) e atua no fornecimento para o setor público e privado. No entanto, o foco da visita foi a apresentação dos produtos da linha "Cute", uma marca própria que simboliza os planos de industrialização do grupo.

Fábrica Própria
Segundo a diretora Eline Lima da Silva, a marca "Cute" passou por um rigoroso teste de aceitação de mercado. "Criamos a marca e colocamos como um projeto piloto para sentir o mercado. Passamos um ano com um quiosque no Sumaúma Shopping e o produto foi super bem aceito", explicou.
Hoje, a produção ainda é terceirizada em fábricas de outros estados, mas o objetivo central é implantar uma planta fabril própria em Manaus. "O nosso projeto é que a gente faça a nossa própria indústria. Não só para ter o domínio da tecnologia, mas para gerar mão de obra e renda para o Estado", destacou a diretora.
A linha de produtos inclui álcool em gel com sete fragrâncias regionais, além de shampoo, condicionador, creme de pentear e sabonete líquido. A empresa também já está em fase final do projeto para lançar, até o segundo semestre do próximo ano, um spray de pentear infantil com "pegada amazônica".

Cadeias locais
Um dos diferenciais apresentados à Suframa foi a busca pela integração da cadeia produtiva local. Embora as essências ainda venham de São Paulo, a Natupure já iniciou tratativas com uma empresa local para o fornecimento de insumos regionais, visando substituir a importação interestadual e agregar valor ao produto final.
A diretora também compartilhou experiências sobre o potencial exportador da marca. Após participar de uma convenção na Arábia Saudita, ela identificou uma alta demanda reprimida por produtos que carregam o "DNA da Amazônia".
Para a Suframa, a iniciativa da Natupure em migrar da distribuição para a indústria está alinhada aos objetivos de adensamento da cadeia produtiva e de fortalecimento da bioeconomia na região. "Ver uma empresa local com a visão estratégica de evoluir para a manufatura, ao mesmo tempo em que valoriza nossa bioeconomia e também tem planos de adentrar o mercado internacional, é a prova do potencial latente que temos na região. A Suframa apoia e incentiva iniciativas que agreguem valor às nossas matérias-primas, pois isso resulta em geração de emprego, renda e no fortalecimento da nossa identidade produtiva para o mundo", afirmou o superintendente Bosco Saraiva.
