Notícias
Suframa conhece plano de expansão da Rio Negro Embalagens no PIM
No complexo são fabricados itens de consumo em massa e de alto valor agregado, como embalagens de papel cartão, microondulado, caixas rígidas e cartelas (Fotos: colaboração de Melissa Pinheiro/Suframa)
A Suframa realizou nesta quarta-feira (8) uma visita às instalações da empresa Rio Negro Embalagens, localizada no bairro Distrito Industrial, zona Sul da capital amazonense. O objetivo da ação foi conhecer a infraestrutura fabril, a diversidade de linhas de produção e o planejamento de expansão da empresa no Polo Industrial de Manaus (PIM).

A comitiva da Autarquia foi liderada pelo superintendente Leopoldo Montenegro e composta ainda pelos superintendentes-adjuntos Camilla Medeiros (Projetos), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica) e Carlito Sobrinho (Administração), bem como pelo coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa, pelo coordenador-geral de Análise de Projetos Industriais, Ygor Thomé, pelo coordenador de Comunicação e Assuntos Institucionais, Isaac Júnior, e pelo gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta-Executiva (SAE), Ozenas Maciel.

Recepcionada pela diretoria e equipe gerencial da empresa, a comitiva assistiu a uma apresentação institucional e pôde conhecer de forma mais aprofundada a rápida trajetória de crescimento da Rio Negro Embalagens no PIM. De acordo com a gerente administrativa, Paloma Alves, a empresa começou a atuar em 2023 com apenas sete funcionários. Após o avanço das operações e a recente consolidação no Distrito Industrial, o quadro de colaboradores saltou de forma expressiva e hoje conta com 70 trabalhadores.

A planta industrial possui sete mil metros quadrados de área construída, inserida em um amplo terreno de 30 mil metros quadrados. No complexo são fabricados, em turno único de produção, itens de consumo em massa e de alto valor agregado, como embalagens de papel cartão, microondulado, caixas rígidas e cartelas, direcionadas a empresas dos segmentos Eletroeletrônico, Alimentício e de Cosméticos, entre outros.
Expansão
Durante a visita também foi discutido o projeto de crescimento da empresa. Segundo o diretor de operações, Nick Kawasaki, a aquisição do atual terreno foi realizada já com o propósito de preparar a empresa para uma nova fase de ampliação fabril. "A mudança da antiga sede, localizada na Avenida Torquato Tapajós, para o atual endereço no Distrito Industrial, ocorrida em dezembro de 2025, foi um divisor de águas. O nosso terreno atual tem a margem necessária para a implantação de novos galpões e maquinários, o que poderá facilitar a absorção de novas frentes de mercado. Então se isso realmente acontecer poderemos dobrar nossa capacidade produtiva e o nosso quadro funcional num futuro próximo", destacou Kawasaki.

Potencialização
De acordo com o superintendente da Suframa, Leopoldo Montenegro, conhecer o planejamento de ampliação de investimentos e de capacidade produtiva de empresas locais como a Rio Negro Embalagens é a demonstração da vitalidade e da atividade econômica aquecida da Zona Franca de Manaus. "É muito satisfatório para a Suframa ver que uma empresa com poucos anos de atuação no PIM já está tendo resultados positivos e planejando ampliar suas operações. Reforçamos para a empresa que estamos totalmente à disposição para colaborar nesse processo de expansão, uma vez que isso acarretará diretamente na potencialização dos investimentos e da geração de emprego e renda na nossa região", afirmou Montenegro.
