Notícias
Suframa busca novos investimentos para o Polo Industrial de Manaus durante a Intersolar South America 2025
Técnicos da Suframa fazem prospecção ativa na tentativa de atrair, para o PIM, fabricantes de equipamentos e tecnologias voltadas para energias limpas (Fotos: Divulgação/Suframa)
A partir desta terça-feira (26), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) marca presença na Intersolar South America 2025, maior feira da América do Sul dedicada ao setor de energia renovável. O evento, que vai até quinta-feira (28), ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo, e reúne mais de 680 expositores nacionais e internacionais.

A participação da Suframa acontece em formato de prospecção ativa, com a missão de divulgar as potencialidades da Zona Franca de Manaus e atrair fabricantes de equipamentos e tecnologias voltadas para energias limpas ao Polo Industrial de Manaus (PIM). A Autarquia está representada pelo administrador Adamilton Mourão e pela analista técnica administrativa Camilla Abitbol, ambos da Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais (Cogin), vinculada à Superintendência-Adjunta Executiva.
Com expectativa de receber mais de 50 mil visitantes, a feira reúne toda a cadeia produtiva de energia solar, desde células e módulos fotovoltaicos até sistemas de rastreamento, componentes e distribuidoras. Grandes marcas internacionais expõem tecnologias de ponta, apresentando soluções que unem inovação, economia e sustentabilidade.

Nos últimos anos, o setor fotovoltaico consolidou-se como um dos eixos estratégicos da chamada “Nova Indústria”, promovida pelo Governo Federal, com papel central nos investimentos em descarbonização, transição e segurança energética. A Zona Franca de Manaus já vem se destacando nesse cenário, com a recente instalação de fábricas de inversores fotovoltaicos, medidores inteligentes de energia e baterias no PIM, o que evidência o interesse crescente de empresas do segmento.
O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, ressalta a importância estratégica do setor. “A energia solar representa uma oportunidade única para o Polo Industrial de Manaus, pois combina desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental. Participar da Intersolar é essencial para ampliar a atração de investimentos e fortalecer a presença da Zona Franca de Manaus no mercado de energia renovável”, declarou.