Notícias
Observatório de Políticas Públicas da UEA faz visita técnica às instalações da Suframa
Visitantes registram momento, após receberem informações sobre o funcionamento do modelo ZFM e os impactos no desenvolvimento regional (Fotos: Divulgação/Suframa)
Acadêmicos da Escola Superior de Ciências Sociais, por intermédio do Observatório de Políticas Públicas da Universidade do Estado do Amazonas (OPP/UEA), participaram nesta quinta-feira (23) de uma visita técnica à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para conhecer in loco as instalações da instituição, com o objetivo de entender como funciona esta Autarquia federal que administra o modelo Zona Franca de Manaus e qual o seu papel em prol do desenvolvimento regional. A atividade também fez parte da agenda do Programa Zona Franca de Portas Abertas.

Inicialmente, o grupo formado por 45 alunos, professor e monitores do 3º período do curso de Administração Pública, assistiu a uma palestra proferida pela coordenadora-geral de Assuntos Estratégicos da Suframa, Ana Maria de Souza, que explicou sobre o organograma e a governança no âmbito da Suframa, além de uma minuciosa explicação sobre o funcionamento do modelo ZFM e os impactos no desenvolvimento regional.
Entre os pontos abordados, a coordenadora da Cogea destacou a importância do parque industrial local para a manutenção da própria UEA, que tem sua estrutura financeira baseada em recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Superior, o qual assegura o repasse de 1% do total de tributos gerados pelas indústrias incentivadas do Polo Industrial de Manaus.

Ao final da atividade, os alunos foram conduzidos às dependências da sede da Suframa, onde tiveram oportunidade de verificar onde estão localizados os diferentes setores administrativos da Autarquia.
Contato
Para o professor da disciplina Administração Pública, Ranniéry Mazzilly, tem sido muito proveitosa a iniciativa de levar os alunos para fora da sala de aula, para que tenham contato mais próximo com gestores e técnicos de diferentes órgãos administrativos. “Na Suframa tivemos uma verdadeira aula magna ministrada pela professora Ana Maria, que merece uma importante reflexão e que nos serve de alerta: nos próximos anos serão esses alunos que estarão à frente das instituições públicas e a eles caberá a missão de buscar soluções para os nossos problemas e desafios, em especial no que se refere à Zona Franca", disse Mazzilly.