Notícias
Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da UFRR visitam icônica sede da Suframa
Alunos e professores do curso de Arquitetura da UFRR conheceram uma das mais importantes obras do arquiteto Severiano Mário Porto: o edifício-sede da Suframa (Fotos: Suframa/Divulgação)
Um grupo de aproximadamente 40 pessoas, entre alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), visitou nesta sexta-feira (24) a Suframa com o objetivo de conhecer uma das mais importantes obras do arquiteto Severiano Mário Porto: o edifício-sede da Autarquia.
![]()
Projetado em 1971, o prédio se destaca pelas cúpulas de concreto armado com ventilação por efeito chaminé e uma estrutura arquitetônica única na floresta amazônica. O imóvel passou por reformas em 1994 após um incêndio e foi tombado em 2016, por meio de um projeto de lei de autoria do atual superintendente da Autarquia, Bosco Saraiva, que à época atuava como deputado estadual no Amazonas. A matéria completa sobre esse monumento mundial foi publicada pela Suframa em janeiro do ano passado, por ocasião do aniversário de 50 anos do prédio: https://www.gov.br/suframa/pt-br/assuntos/noticias/projeto-de-severiano-porto-sede-da-suframa-em-manaus-completa-50-anos-nesta-quarta-feira
Localizada no Distrito Industrial, zona Sul, a sede da Suframa foi inaugurada em 1974 e ao longo de 50 anos tem atraído a atenção de profissionais de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e do mundo.
A visita dos estudantes roraimenses à Suframa faz parte de uma programação de atividades em Manaus que começou na quarta-feira (22) e se encerrará no domingo (26). A programação inclui também visitas técnicas a outros pontos turísticos e culturais da capital amazonense e nos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara e na vila de Balbina, tais como Teatro Amazonas, Museu dos Povos da Amazônia, Palacete Provincial e Palácio da Justiça, entre outros.
A viagem é coordenada pelas professoras Ayana Dantas de Medeiros, Claudia Helena Campos Nascimento e Paulina Onofre Ramalho, no âmbito das disciplinas de Estudos Ambientais e Patrimônio Cultural.
Na Suframa, o grupo foi recebido pelo administrador, com formação também em arquitetura, e servidor da Coordenação-Geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Adamilton Mourão, que falou brevemente sobre as contribuições do projeto Zona Franca de Manaus para o desenvolvimento da região e sobre a importância da obra do arquiteto Severiano Mário Porto Ribeiro para a consolidação das bases do Polo Industrial de Manaus (PIM), que começava a se estruturar à época da construção do edifício.
Ao final da visita, a professora Ayana Medeiros destacou que a viagem representa uma oportunidade para os alunos terem um pouco mais de contato com a arquitetura do Norte do Brasil, reconhecendo questões culturais e ambientais, e agregarem essa experiência em suas formações acadêmicas. "Visitamos ontem o Centro e diversas edificações históricas da Manaus antiga e hoje estamos realizando visitas à Suframa e à Ufam para prestigiar obras de Severiano Mário Porto. Entendemos que essa viagem é importante porque também apresenta uma oportunidade de estreitar laços entre estudantes e profissionais de Roraima e do Amazonas no âmbito da arquitetura", disse a professora.
![]()