Notícias
Time Enactus UFPA apresenta projeto inovador de energia à Sudam
Já imaginou um projeto que possibilita o fornecimento de energia limpa, a partir de postes feitos com tubos de pvc e placas fotovoltaicas, capitando energia solar e iluminando áreas remotas e comunidades em situação de vulnerabilidade? Esse projeto existe, se chama Biolume e está sendo implementado em diferentes territórios, incluindo países do continente africano, pelo Time Enactus UFPA.
Publicado em
29/07/2025 17h47
Já imaginou um projeto que possibilita o fornecimento de energia limpa, a partir de postes feitos com tubos de pvc e placas fotovoltaicas, capitando energia solar e iluminando áreas remotas e comunidades em situação de vulnerabilidade? Esse projeto se chama Biolume e está sendo implementado em diferentes territórios, incluindo países do continente africano, pelo Time Enactus UFPA (Universidade Federal do Pará). Eles têm ainda outro projeto notável, o Aruanas, junto a comunidades de agricultores familiares no município de Vigia, com a produção de barras de cereais, geleias e mel a partir de insumos cultivados pelas comunidades.
Os dois projetos foram apresentados à Sudam na manhã desta terça-feira, 29 de julho, pelo coordenador do Time Enactus UFPA, José Augusto Lacerda Fernandes, que esteve na sede da Sudam, em Belém, onde reuniu com o superintendente e com a diretora de Planejamento e Articulação de Políticas da Sudam, Paulo Rocha e Jorgiene Oliveira.
O Grupo tem interesse em implementar o projeto Biolume – com postes capitando energia solar para possibilitar iluminação a comunidades isoladas – em áreas mais distantes, na Amazônia Legal, daí a importância da parceria com a Sudam.
O Time Enactus UFPA é um projeto de extensão composto por estudantes universitários de diferentes cursos da UFPA, que trabalha com empreendedorismo e inovação social. O projeto completou recentemente 10 anos de existência.
José Augusto apresentou à Sudam os resultados obtidos pelo time Enactus UFPA no Campeonato Nacional de Empreendedorismo e Inovação Social, no qual foram vencedores na última sexta feira, 25, bem como os rumos do Grupo até o final de setembro, quando participarão da etapa mundial, concorrendo com os campeões de outros 29 países. O campeonato será em Bangkok, na Tailândia.