Notícias
#MunicipioTec
e-SUS AB auxilia municípios no acompanhamento da atenção básica
O e-SUS é uma estratégia do Ministério da Saúde que permite um registro da situação de saúde individualizado por meio do Cartão Nacional de Saúde.
É o SUS eletrônico, cujo objetivo é facilitar e contribuir com a organização do trabalho dos profissionais de saúde, elemento decisivo para a qualidade da atenção à saúde prestada à população.
O uso do e-SUS AB permite aos trabalhadores da Atenção Básica, às prefeituras e governos estaduais avaliar e acompanhar o processo de trabalho da Atenção Básica, fortalecer os processos de gestão do cuidado dos usuários e facilitar a busca de informações epidemiológicas de forma ágil, permitindo colocar em evidência problemas e características particulares de cada comunidade.
O sistema e-SUS AB foi desenvolvido para atender às necessidades de cuidado na Atenção Básica.
Logo, o sistema poderá ser utilizado por profissionais das equipes de AB, pelas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasfs ), do Consultório na Rua (CnR) e da Atenção Domiciliar (AD), oferecendo, ainda, dados para acompanhamento de programas como Saúde na Escola (PSE) e Academia da Saúde.
Para implantar o e-SUS AB nos estados e municípios é necessário: identificar o coordenador da implantação do sistema; diagnosticar a capacidade de recursos humanos existentes nos estados e municípios; realizar o levantamento da capacidade tecnológica disponível na Secretaria Estadual de Saúde, nas Secretarias Municipais de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (computadores, impressoras, internet, ambientes etc.).
As informações sobre o sistema e as facilidades promovidas por ele na gestão municipal serão apresentadas via internet no dia 9 de dezembro durante o web seminário “ Apoio Tecnológico aos Municípios”.
Para participar on line é necessário se cadastrar no site www.participa.br ou baixar o aplicativo "ParticipaBR" na store do smartphone IOS ou Android e em seguida entrar na comunidade “municipiotec “ para interagir com os palestrantes enviando perguntas ou sugestões sobre a tecnologia apresentada.
Também será possível interagir pelas redes sociais utlizando a hashtag #municipiotec.
Os que preferirem podem acompanhar presencialmente no auditório do anexo 1 do Palácio do Planalto, em Brasília.
A programação completa do evento está disponível no link /seminario/programacao-preliminar
Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 61 3411 2897
Fonte: Subchefia de Assuntos Federativos –SAF/ PR e Ministério da Saúde