Notícias
Tecnologia
Governo federal reúne soluções para modernizar a gestão municipal
Soluções tecnológicas públicas que podem modernizar as administrações municipais foram apresentadas nesta terça-feira, 9 de dezembro, no seminário Apoio Tecnológico aos Municípios.
A atividade coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República foi transmitida on line a gestores, técnicos e servidores de diferentes cidades do País pela plataforma Participa.br (www.participa.br/municipiotec).
Outras cem pessoas estiveram presentes no auditório do Palácio do Planalto, em Brasília. O prefeito de Cáceres (MT), Francis Maris, foi um deles.
Ele lembrou que a maioria das prefeituras não utiliza tecnologia da informação nos processos de trabalho e é preciso parceria com o Governo Federal para solucionar essa questão.
O seminário reuniu sete soluções de TI que podem dar mais agilidade, segurança, transparência e aumentar a participação popular na gestão local.
Uma das novidades foi o lançamento da versão beta do novo Portal do Software Público Brasileiro (SPB). O Portal inovou em duas soluções, o sistema e-SIC Livre e o Urbem. O primeiro foi desenvolvido com o objetivo de tornar as informações do governo mais transparentes em cumprimento a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527).
Já o Urbem foi elaborado para apoiar a gestão municipal a partir de uma visão que integra economicidade, agilidade e transparência.
Cinco comunidades já estão disponíveis nessa versão do SPB: Cacic, e-Cidade, Gsan, e-SIC Livre e Urbem.
O programa Cidades Digitais do Ministério das Comunicações também foi destaque no evento. A iniciativa conecta órgãos municipais por meio de uma rede de fibras ópticas, capacita gestores e disponibiliza aplicativos para modernizar a gestão e o acesso a serviços públicos. As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital.
“O grande desafio do governo federal é levar essas tecnologias para os municípios que mais precisam ” informou o Subchefe de Assuntos Federativos da SRI, Gilmar Dominici.
Também foram apresentadas soluções tecnológicas nas áreas de educação (e-Proinfo), saúde (e-SUS AB) e participação social ( Participa.BR).
#MunicipioTec
A comunidade “ MunicipioTec” criada para estimular a interação dos internautas com os palestrantes do evento continuará ativa. Agora como repositório de informações sobre boas práticas e soluções tecnológicas para as administrações municipais. Para acessar o conteúdo apresentado no seminário e as próximas atualizações é preciso se cadastrar em www.participa.br/municipiotec.
Além da Secretaria de Relações Institucionais foram parceiros na realização do seminário a Secretaria-Geral da Presidência da República, os ministérios do Planejamento, das Comunicações, da Saúde, da Educação e a Controladoria-Geral da União. A Associação Brasileira de Municípios (ABM), Confederação Nacional de Municípios (CNM), , Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Sebrae e BNDES apoiaram a iniciativa
Fonte: Subchefia de Assuntos Federativos / SRI / PR