Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Relações Institucionais
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências dos Órgãos
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
      • Planejamento Estratégico
      • Governança Pública
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
      • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Sanções Administrativas
  • Composição
    • Ministra
    • Assistência direta à Ministra
      • Gabinete
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Secretaria-Executiva
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
      • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • Secretaria-Executiva do CDESS
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • CDESS
    • Acesso à Informação
      • O que é o CDESS?
      • Conselheiras e Conselheiros
      • Agenda conselho
    • Noticias
      • Mais notícias
      • Arquivo 2003-2018
    • Agendas
    • Calendário Mensal
    • Newsletter
    • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
  • SEAF
    • Escola Federativa
      • Ministério da Educação
      • Ministerio da Fazenda
      • Ministerio da Educação
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Integração e Desenvolvimento Regional
      • Ministério da Justiça e Segurança Pública
      • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Ministério de Minas e Energia
      • Ministério da Saúde
      • Ministério do Trabalho e Emprego
      • Ministério do Turismo
      • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
      • Presidência da República
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Outros Cursos
    • Conselho da Federação
      • Acesso à Informação
      • Noticias
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Aplicativo
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Você está aqui: Página Inicial Arquivo SEGOV 2019-2022 Assuntos Notícias Notícias em Acervo 2014 Julho 19.12.2014 - SG faz balanço da agenda do Marco Regulatório das OSC e apresenta pesquisa desenvolvida pela FGV
Info

Notícias

19.12.2014 - SG faz balanço da agenda do Marco Regulatório das OSC e apresenta pesquisa desenvolvida pela FGV

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 19/12/2014 16h57 Atualizado em 22/12/2014 18h38
Balanço da agenda do Marco Regulatório das OSC

- Foto: Foto: Fora do Eixo

A Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR) promoveu, nesta quinta-feira (18/12), uma reunião de balanço “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil: a construção da agenda no Governo federal 2011-2014”. O encontro reuniu cerca de 80 representantes da sociedade civil, além de representantes de órgãos públicos envolvidos na agenda do MROSC. Eles conheceram o balanço das ações e debateram sobre os desafios futuros.

O ministro da SG-PR, Gilberto Carvalho, disse que o sistema de parcerias das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com o governo federal foi um dos temas prioritários dentro da Secretaria-Geral no decorrer do primeiro mandato de Dilma Rousseff. Ele agradeceu aos presentes, dizendo que este processo ocorreu graças à teimosia das OSCs e que foi muito importante comprovar, por esta experiência, que não se governa sem participação social. “Não tenho dúvidas de que, neste segundo governo da presidenta Dilma, nós teremos a continuidade desse trabalho”, afirmou o ministro durante o encerramento da reunião.

O encontro também contou com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), Ideli Salvatti, que discursou na abertura e afirmou que “se eu não puder estabelecer parcerias com as organizações da sociedade civil, eu não consigo realizar nada na área de direitos humanos. É inimaginável agir sem estabelecer parcerias com as organizações da sociedade civil na nossa área”.

Dom Leonardo, representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), defendeu a perspectiva de que “as OSCs precisam participar ativamente do Estado brasileiro para que este seja um Estado para todos” e que “cuidar de pobre não é só responsabilidade de Estado; muitas organizações são, inclusive, anteriores ao Estado”.

A assessora especial da SG-PR, Laís de Figueirêdo Lopes, apresentou o balanço da agenda do MROSC (2011–2014) e apontou 25 desafios futuros referentes ao desenvolvimento normativo, desenvolvimento institucional, produção de conhecimentos e participação social. Quanto à implementação da nova lei de fomento e de colaboração - lei 13.019/2014 -, ela destacou que, “após a ratificação do relatório da Medida Provisória 658/2014, aprovada na Comissão Mista do Congresso Nacional, deverá ser concluida a regulamentação da lei com a edição de um decreto federal para garantir sua boa aplicabilidade. Também será preciso criar o ferramental necessário para as modalidades de parceria, tais como: minuta padrão de edital, termos e planos de trabalho. Outro desafio é a adaptação do Siconv (Portal de Convênios do Governo Federal), com interface própria para recepcionar os novos instrumentos (termo de fomento e termo de colaboração ).” A assessora apontou os desafios relacionados à sustentabilidade econômica, à certificação das OSCs, à articulação federativa e à participação social.

Após a apresentação do balanço da agenda , a reunião prosseguiu com as falas dos presentes. Silvio Santana, da Fundação Esquel, membro da Plataforma por um novo MROSC e que fez parte do Grupo de Trabalho Interministerial, resgatou o movimento das organizações no período eleitoral, quando buscaram os candidatos à presidência para apresentar e pedir apoio à pauta das OSCs. Ele contou que se sente “contemplado, porque houve avanços nos cinco pontos centrais das reivindicações da Plataforma, dentre eles a contratualização de parcerias”. E concluiu: “a janela aberta para que as OSCs fossem ouvidas pela Secretaria-Geral foi fundamental e agora tem que institucionalizar esta agenda para que o próximo governo continue com o mesmo dinamismo e energia, com instância permanente de trabalho para que este seja o lócus de interlocução das OSCs”.

José Eduardo Sabo Paes, procurador representante do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cumprimentou a SG pela quebra de paradigma ao transformar esta discussão em uma verdadeira política de Estado. Avaliou que este “é um ganho espetacular” e considera que os próximos avanços devem ampliar o debate com o poder judiciário, tribunais de contas e ministérios públicos.

Pesquisa - Durante o evento, foi apresentada a pesquisa “Organizações da Sociedade Civil e suas Parcerias com o Governo Federal" , desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e estruturada em três módulos: análise de dados secundários que têm como objetivo a caracterização das OSCs, o levantamento e a análise de dados sobre parcerias entre as OSCs e a União feita com dados do Sistema de Convênios (Siconv) e o mapa georreferenciado das OSCs – o “Mapa das OSCs” - construído a partir desses resultados.

O resultado do georreferenciamento das bases de dados apresenta um desafio e uma oportunidade: manter atualizados os bancos de dados, produzindo rotinas de alimentação automática ou periódica e ampliar o acervo dos dados, incluindo novas bases, diversificando e detalhando informações referentes ao universo das OSCs para que de fato essa seja uma ferramenta de valorização das organizações.

A pesquisa utilizou dados de diversos ministérios, agregando conhecimentos sobre vínculos, acesso a fundos e recursos públicos federais e participação em conselhos nacionais de políticas públicas, quais sejam: Ministério do Trabalho (Rais), Ministério da Justiça (CNES / Oscip e UPFs), Ministério da Educação (Cebas), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Censo Suas / Base Cebas), Ministério da Saúde (Cebas), Ministério do Meio Ambiente (CNEA), Ministério da Cultura (SalicWeb), Ministério das Cidades (MCMV-E), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Ministério do Orçamento e Planejamento (Siconv) e Secretaria Geral da Presidência da República (Conselhos Nacionais).

Entre seus principais achados, a pesquisa revela que 45 mil organizações da sociedade civil ou 15% do universo de organizações existentes no país têm relação com o governo federal, seja por meio de certificados e títulos, repasse de recursos públicos ou participação em conselhos nacionais.

A continuidade do levantamento de bases e registros sobre as relações das OSCs com o governo federal e a discussão de novas funcionalidades deverá ser feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), representado na reunião pelo pesquisador Felix Lopez. Esse repositório virtual poderá contribuir para a transparência ativa proposta pela Lei de Acesso à Informação e pelo compromisso do governo brasileiro por dados abertos. “Com as sugestões dos usuários e os incrementos que pretendemos fazer no ano que vem, o Mapa poderá se tornar, gradualmente, uma ferramenta de referência, transparência, articulação e conhecimentos que auxilie no fortalecimento do papel das organizações da sociedade civil na democracia brasileira”, explicou Félix.

Sobre o Mapa - O Mapa das Organizações da Sociedade Civil é uma plataforma georreferenciada que apresenta dados relativos às organizações da sociedade civil (OSC) no Brasil, a partir de bases de dados do Governo Federal. Fruto de uma pesquisa realizada pela Secretaria Geral da Presidência da República com a Fundação Getúlio Vargas sobre “Organizações da Sociedade Civil e suas Parcerias com o Governo Federal”, o objetivo principal de sua forma de apresentação de dados é fortalecer as relações de parceria e gerar mais conhecimentos sobre o universo das organizações da sociedade civil no Brasil. A iniciativa será conduzida a partir desta versão beta em cooperação com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, que deverá desenvolver e estimular estudos sobre a atuação das OSCs e suas relações de parceria nas diferentes esferas da federação, com indicadores quantitativos e qualitativos do campo.

  • O Mapa das Organizações da Sociedade Civil pode ser acessado no mapaosc.ipea.gov.br .

Sobre o MROSC - O Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) se constituiu nessa gestão como uma agenda política ampla, com o objetivo de aperfeiçoar o ambiente jurídico e institucional relacionado às organizações e suas relações de parceria com o Estado. Impulsionada pela sociedade civil, notadamente pela Plataforma por um Novo Marco Regulatório para as Organizações da Sociedade Civil, a agenda MROSC trabalhou pelo reconhecimento da importância da sociedade civil organizada e o respeito à autonomia das organizações; para o aprimoramento de instrumentos que proporcionem segurança jurídica nas relações de parceria e pela maior transparência na aplicação dos recursos públicos.

Conteúdo relacionado

  • Balanço MROSC 2014
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências dos Órgãos
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
      • Planejamento Estratégico
      • Governança Pública
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
      • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Sanções Administrativas
  • Composição
    • Ministra
    • Assistência direta à Ministra
      • Gabinete
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Secretaria-Executiva
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
      • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • Secretaria-Executiva do CDESS
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • CDESS
    • Acesso à Informação
      • O que é o CDESS?
      • Conselheiras e Conselheiros
      • Agenda conselho
    • Noticias
      • Mais notícias
      • Arquivo 2003-2018
    • Agendas
    • Calendário Mensal
    • Newsletter
    • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
  • SEAF
    • Escola Federativa
      • Ministério da Educação
      • Ministerio da Fazenda
      • Ministerio da Educação
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Integração e Desenvolvimento Regional
      • Ministério da Justiça e Segurança Pública
      • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Ministério de Minas e Energia
      • Ministério da Saúde
      • Ministério do Trabalho e Emprego
      • Ministério do Turismo
      • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
      • Presidência da República
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Outros Cursos
    • Conselho da Federação
      • Acesso à Informação
      • Noticias
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Aplicativo
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca