Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Relações Institucionais
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências dos Órgãos
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
      • Planejamento Estratégico
      • Governança Pública
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
      • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Sanções Administrativas
  • Composição
    • Ministra
    • Assistência direta à Ministra
      • Gabinete
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Secretaria-Executiva
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
      • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • Secretaria-Executiva do CDESS
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • CDESS
    • Acesso à Informação
      • O que é o CDESS?
      • Conselheiras e Conselheiros
      • Agenda conselho
    • Noticias
      • Mais notícias
      • Arquivo 2003-2018
    • Agendas
    • Calendário Mensal
    • Newsletter
    • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
  • SEAF
    • Escola Federativa
      • Ministério da Educação
      • Ministerio da Fazenda
      • Ministerio da Educação
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Integração e Desenvolvimento Regional
      • Ministério da Justiça e Segurança Pública
      • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Ministério de Minas e Energia
      • Ministério da Saúde
      • Ministério do Trabalho e Emprego
      • Ministério do Turismo
      • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
      • Presidência da República
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Outros Cursos
    • Conselho da Federação
      • Acesso à Informação
      • Noticias
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Aplicativo
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Você está aqui: Página Inicial Arquivo SEGOV 2019-2022 Assuntos Notícias Notícias em Acervo 2013 Setembro 04.09.2013 - Gilberto Carvalho debate modelo de desenvolvimento sustentável em Conferência Ethos 2013
Info

Notícias

04.09.2013 - Gilberto Carvalho debate modelo de desenvolvimento sustentável em Conferência Ethos 2013

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, participou nesta terça-feira (3/9) da Conferência Ethos 2013 – Negócios Sustentáveis e Responsáveis: oportunidades para as empresas e o Brasil.
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 04/09/2013 09h52 Atualizado em 29/10/2014 12h08
Imagem

Na abertura do módulo “Empresas brasileiras: conexões transversais”, sob o tema “Ampliando a competitividade do país por meio de suas empresas transnacionais”, Carvalho afirmou que as ações das empresas brasileiras que se instalam no exterior precisam refletir o ideal de desenvolvimento sustentável que permeia os discursos de governo, sociedade e corporações em território nacional. “O trabalho das empresas brasileiras no exterior só pode ser tratado adequadamente se estivermos abertos ao debate e a transformar em prática efetiva uma postura que considere a sustentabilidade em relação à natureza e às sociedades onde elas estão”.

O ministro ressaltou que “antes de pensarmos no papel das empresas brasileiras no exterior e replicarmos nosso modelo para fora, devemos aprimorar nossas práticas internas. E a atuação interna deve ser pautada pela adoção de um modelo que traga novas soluções frente aos nossos desafios e que necessariamente passam por soluções de sustentabilidade”.

Gilberto Carvalho falou que “nossa cultura baseia-se muito fortemente no consumo e na questão do ‘ter’ como objetivo a ser perseguido. Todo o nosso modelo de desenvolvimento encontra respaldo nessa mentalidade, que precisa ser rediscutida frente aos problemas que temos atualmente”.

Carvalho enfatizou que nos últimos anos o Brasil trabalhou para retirar 40 milhões de pessoas da linha da pobreza extrema, dando acesso ao consumo para essas famílias. “O fato de termos incluído mais 40 milhões de consumidores no país gerou um estresse. O grito das ruas em junho questionou um modelo de desenvolvimento que tornou a vida insustentável nas cidades. Esta foi uma mudança social extremamente importante, mas que nos coloca um novo desafio que passa por outras questões sociais, como mobilidade urbana. As recentes manifestações populares são um reflexo direto disso e nos exige uma ampla reflexão na busca de novas soluções e de um novo modelo de desenvolvimento. Para tal, é necessário o envolvimento conjunto do governo, sociedade e meio empresarial”, disse.

O ministro concluiu falando da necessidade de haver parceria e co-responsabilidade dos atores sociais – governo, empresas e sociedade – na construção e condução dos processos de mudança pelos quais o Brasil vem passando.

O embaixador do Brasil na Venezuela, José Antônio Marcondes de Carvalho, afirmou que “ao absorver a mão de obra local, nossas empresas se tornam indutoras do desenvolvimento e deixam no país um legado que é o nosso modelo de negócio, de empreendedorismo e nossas técnicas, que são muitas vezes mais avançadas”, ressaltou. O embaixador destacou o esforço feito pelo governo nos últimos anos em ampliar a presença das empresas brasileiras nos países da América Latina e África e as dificuldades que isso traz, já que a legislação desses países nem sempre é rígida nas questões socioambientais. Ele lembrou que “é complicado chegar lá e dizer que vamos cumprir as nossas leis porque são melhores que as deles”.

O presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão, lembrou a importância de que as empresas trabalhem no exterior com base em seus melhores padrões. “Não basta ser o melhor padrão no Brasil. Tem que ser o melhor padrão combinado. A América do Sul tem bons padrões na questão social. Já a Europa tem uma legislação bastante avançada na questão ambiental e os Estados Unidos no âmbito da transparência. É preciso compilar tudo isso. Uma ferramenta importante são os marcos regulatórios”, enfatizou.

Presentes na mesma mesa, que foi mediada pela jornalista Cristiana Lobo (GloboNews), a superintendente nacional de Operações Internacionais da Caixa Econômica Federal, Beatriz Vianna von Bentzeen Rodrigues, e o gerente do Departamento de Economia Solidária da Área Social do BNDES, Guilherme Montoro, lembraram que a atuação no exterior representa principalmente oportunidades para as empresas. Porém, essas oportunidades estão atreladas a responsabilidades.

Segundo Montoro, “o BNDES fomenta a internacionalização e contribui para dar maior competitividade para as empresas no exterior, mas elas têm que estar em dia com suas responsabilidades socioambientais”. Seguindo a mesma filosofia, Beatriz destacou que “a sustentabilidade está no DNA da Caixa e nós queremos levar isso para outros países. Queremos semear isso”.

Agenda SG na Conferência – Nesta quarta-feira (4/9), o assessor para Assuntos Internacionais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Murilo Vieira Komniski, participa como palestrante do painel “Esferas de progresso socioambiental: empresas, cidades e países”. Na quinta-feira (5/9), o diretor do Departamento de Participação Social da Secretaria-Geral, Pedro Pontual, ministrará palestra com o tema “Mecanismos de reclamação e diálogo”. Também no dia 5, a assessora do Gabinete da SG/PR, Laís de Figueiredo Lopes, participará do painel “Tecnologia e inovação a favor da inclusão”.

Conferência – Neste ano, em sua 15ª edição, a Conferência tratará do tema “Negócios Sustentáveis” em seus mais diversos aspectos, por meio dos seguintes módulos temáticos: ‘Negócios e Direitos Humanos’, ‘Conversa de Líderes’, ‘Educação e Tecnologia’, ‘Negócios Sustentáveis’ e ‘Negócios Brasileiros’. O evento deve contar com a presença de cerca de 40 palestrantes e 1.400 participantes, entre líderes empresariais e representantes do governo federal, da sociedade civil e da imprensa. 

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências dos Órgãos
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
      • Planejamento Estratégico
      • Governança Pública
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
      • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Sanções Administrativas
  • Composição
    • Ministra
    • Assistência direta à Ministra
      • Gabinete
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Secretaria-Executiva
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
      • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • Secretaria-Executiva do CDESS
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • CDESS
    • Acesso à Informação
      • O que é o CDESS?
      • Conselheiras e Conselheiros
      • Agenda conselho
    • Noticias
      • Mais notícias
      • Arquivo 2003-2018
    • Agendas
    • Calendário Mensal
    • Newsletter
    • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
  • SEAF
    • Escola Federativa
      • Ministério da Educação
      • Ministerio da Fazenda
      • Ministerio da Educação
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Integração e Desenvolvimento Regional
      • Ministério da Justiça e Segurança Pública
      • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Ministério de Minas e Energia
      • Ministério da Saúde
      • Ministério do Trabalho e Emprego
      • Ministério do Turismo
      • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
      • Presidência da República
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Outros Cursos
    • Conselho da Federação
      • Acesso à Informação
      • Noticias
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Aplicativo
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca