Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Relações Institucionais
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências dos Órgãos
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
      • Planejamento Estratégico
      • Governança Pública
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
      • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Sanções Administrativas
  • Composição
    • Ministra
    • Assistência direta à Ministra
      • Gabinete
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Secretaria-Executiva
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
      • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • Secretaria-Executiva do CDESS
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • CDESS
    • Acesso à Informação
      • O que é o CDESS?
      • Conselheiras e Conselheiros
      • Agenda conselho
    • Noticias
      • Mais notícias
      • Arquivo 2003-2018
    • Agendas
    • Calendário Mensal
    • Newsletter
    • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
  • SEAF
    • Escola Federativa
      • Ministério da Educação
      • Ministerio da Fazenda
      • Ministerio da Educação
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Integração e Desenvolvimento Regional
      • Ministério da Justiça e Segurança Pública
      • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Ministério de Minas e Energia
      • Ministério da Saúde
      • Ministério do Trabalho e Emprego
      • Ministério do Turismo
      • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
      • Presidência da República
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Outros Cursos
    • Conselho da Federação
      • Acesso à Informação
      • Noticias
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Aplicativo
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Você está aqui: Página Inicial Arquivo SEGOV 2019-2022 Assuntos Notícias Notícias em Acervo 2011 Julho 22.07.2011 - Artigo: "De auto-estima, conhecimento e bem-viver" (Selvino Heck)
Info

Notícias

22.07.2011 - Artigo: "De auto-estima, conhecimento e bem-viver" (Selvino Heck)

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 22/07/2011 14h31 Atualizado em 29/10/2014 11h55

Selvino Heck
Assessor Especial da Secretaria-Geral da Presidência da República

Seis da manhã, julho, frio de rachar ou de renguear cusco, como diria o gaúcho, uma neblina branca, densa, como se fosse no Rio Grande do Sul, vou para a biblioteca da Escola Florestan Fernandes, em Guararema, São Paulo. Encontro uns 20 jovens e lideranças dos cursos regulares do MST, livro à frente, estudando aplicadamente..

Realiza-se na Escola o V Encontro Macro-Regional Sudeste da Rede de Educação Cidadã, com 50 lideranças sociais e educadores/as populares de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. O tema é ‘Comunicar para avançar no Poder popular’, com sub-temas como Projeto popular e Modelo de Desenvolvimento e Formação para a Comunicação Popular.

Após ver o filme “Un Poquito de tanta Verdad’, sobre uma greve de professores na Província de Oaxaca, México, em 2006, diz Tatiana, educadora do Rio: “As pessoas querem aprender, mas estão com a auto-estima baixa. A melhor forma de passar auto-estima é passar o conhecimento. Sem conhecimento não há auto-estima. Eu procuro melhorar a auto-estima em toda minha ação de formação. As pessoas acham que não fazem parte daquilo. A auto-estima está ligada ao sentimento, a pertencer. ‘Eu pertenço, então eu posso’. Como diz o poema do Vinícius, Operário em Construção, quando a pessoa se apropria do saber, ela passa de construído a construtor. Não é uma questão de 2 + 2 é 4, mas de saber onde se quer chegar.”

O debate estendeu-se sobre os projetos de desenvolvimento e as experiências de luta e resistência, a partir do vídeo ‘Da Margem ao Centro’, do PACS do Rio de Janeiro, com depoimentos de pescadores e moradores das ilhas com cada vez maior dificuldade de pescar, comer e comercializar os peixes que pescam, sofrem os efeitos da poluição, porque usinas siderúrgicas que precisam de portos estão chegando, ou mesmo são expulsos de onde moram há muito tempo. Diz Marcos Arruda, do PACS: “A palavra desenvolvimento hoje diz respeito a bens materiais, quando, originalmente, dizia respeito ao desenvolvimento dos potenciais das pessoas. O grande objetivo do desenvolvimento deve ser a felicidade.”

Fala Jardson, pescador de caiçara da Praia do Sono: “Eles fazem marina e a gente tem que sair. A gente tem que se adequar às regras deles. Será que eles têm mais direito que nós? Nós caminhamos aqui há 400 anos. Eles, menos de 30.”Ou nas palavras de seu Erasmo, pescador da Pedra de Garatiba, Baía de Sepetiba: “A ciência da vida e da letra são duas culturas maravilhosas. A ciência da vida nasce nas ilhas e na roça, que aprendi de meus pais.” Ou o pescador Ivo, do Sertão de Taquari, Paraty: “Eu tenho a maior das fortunas: liberdade e o respeito das pessoas.”

Volta Tatiana: “Temos plena consciência da importância de sermos educadores e de nossa responsabilidade. Nunca podemos esquecer de nossa força, do nosso poder popular. Na verdade, somos o quarto poder. Há um tripé, formação, articulação e luta, que nos orienta. Lembrando a alegria nos trabalhos com os grupos de base quando alguém entende. Não esquecemos do compromisso com a vida, o meio ambiente.”

Raquel e Cláudia falam do trabalho da Rede de Educação Cidadã em Ribeirão das Neves, MG, e do lema orientador: “Nós amamos Neves”. Isabela, do Espírito Santo, lembra que o bem-viver, da raiz indígena, do cuidado, do homem integrado ao meio ambiente, a natureza como bem coletivo, não apenas servindo-se deles, implica em solidariedade, em partilha, em querer o bem dos outros.

Povo com auto-estima é povo feliz, é povo que sabe seu destino. Pode pensar e propor um projeto de desenvolvimento em outras bases do que estamos vendo hoje no mundo em crise. Porque sabe que o saber deve ser de todas e todos, tem coragem e ousadia de estudar e aprender no frio das seis da manhã a sua própria história e os caminhos que deve seguir. Não é mais tempo de tutores ou iletrados. É tempo de partilha e de construção coletiva.

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências dos Órgãos
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
      • Planejamento Estratégico
      • Governança Pública
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
      • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Sanções Administrativas
  • Composição
    • Ministra
    • Assistência direta à Ministra
      • Gabinete
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Secretaria-Executiva
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
      • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • Secretaria-Executiva do CDESS
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • CDESS
    • Acesso à Informação
      • O que é o CDESS?
      • Conselheiras e Conselheiros
      • Agenda conselho
    • Noticias
      • Mais notícias
      • Arquivo 2003-2018
    • Agendas
    • Calendário Mensal
    • Newsletter
    • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
  • SEAF
    • Escola Federativa
      • Ministério da Educação
      • Ministerio da Fazenda
      • Ministerio da Educação
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Integração e Desenvolvimento Regional
      • Ministério da Justiça e Segurança Pública
      • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Ministério de Minas e Energia
      • Ministério da Saúde
      • Ministério do Trabalho e Emprego
      • Ministério do Turismo
      • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
      • Presidência da República
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Outros Cursos
    • Conselho da Federação
      • Acesso à Informação
      • Noticias
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Aplicativo
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca