Bem-vindo à página do Peticionamento Eletrônico no Sistema Eletrônico de Informações (SEI/ColaboraGov)!
O Peticionamento Eletrônico é um serviço digital essencial que permite o envio de documentos destinados aos órgãos solicitantes do ColaboraGov, atendidos pelo Serviço de Protocolo do MGI. Esse serviço está voltado para pessoas físicas que participem de processos administrativos junto ao MGI ou aos órgãos vinculados, independentemente de sua vinculação com alguma pessoa jurídica.
Por meio do Peticionamento Eletrônico, você pode:
- Enviar documentos administrativos;
- Assinar contratos, convênios, termos, acordos e outros instrumentos congêneres firmados com o MGI e órgãos integrantes do ColaboraGov; e
- Participar de processos administrativos com agilidade e segurança de forma 100% digital.
Benefícios do Peticionamento Eletrônico
- Facilidade: Processo digital diretamente pelo SEI/ColaboraGov.
- Rapidez: Encaminhamento imediato de documentos e obter vistas, mediante liberação, de processos do seu interesse.
- Assinar documentos: Assinatura de documentos diretamente no sistema.
- Sustentabilidade: Redução do uso de papel, promovendo uma administração pública mais sustentável e moderna.
Quem pode utilizar
- Pessoa física em nome próprio ou representante legal; e
- Pessoa física representante de pessoa jurídica.
Aviso: Órgãos e Entidades da Administração Pública
Caso você seja representante de um órgão ou entidade da administração pública e necessite tramitar processos ao MGI ou aos órgãos solicitantes do Centro de Serviços Compartilhados (ColaboraGov), a ferramenta recomendada é o Tramita.GOV.BR (anteriormente conhecido como Barramento de Serviços do Processo Eletrônico Nacional).
⚠ Atenção: O uso do Tramita.GOV.BR é preferencial para órgãos e entidades da administração pública, garantindo integração e eficiência na tramitação de processos eletrônicos.