Precisa de apoio? Conheça o Serviço de Suporte Psicossocial
O Serviço de Suporte Psicossocial é uma ação do Programa Viver Bem, parte da Política de Qualidade de Vida e Promoção à Saúde do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A iniciativa é inédita e atende tanto ao MGI quanto aos órgãos que integram o Centro de Serviços Compartilhados (ColaboraGov).
Criado para oferecer acolhimento e orientação em momentos de dificuldade, o serviço disponibiliza apoio especializado nas áreas psicológica, legal, social e financeira, de forma gratuita, voluntária e totalmente confidencial.
Como funciona o programa?
Você pode ligar gratuitamente no 0800 718 7815.
Uma consultora especializada fará uma série de perguntas para identificá-lo como beneficiário(a) do serviço.
Ao iniciar o atendimento, com base nas informações coletadas, a equipe define se é uma questão de rotina (situações do dia a dia que podem causar desconforto, ansiedade ou estresse) ou emergencial, assim como o tipo e o nível apropriado de serviços.
O Programa objetiva oferecer suporte os servidores a lidar com os problemas que poderiam estar afetando-os tanto dentro como fora do local de trabalho.
O programa inicia com uma avaliação profissional para identificar qual tipo de apoio traria mais benefícios ao indivíduo. Se a situação apresentada não tiver questões clínicas de maior gravidade, a pessoa que ligou receberá orientação por telefone em diversas áreas: emocional, social, de relacionamentos, legal, financeira.
Em questões emocionais, o consultor pode considerar necessário o encaminhamento para atendimento presencial com um profissional especializado da rede credenciada, num local de fácil acesso para você. Este aconselhamento será direcionado à solução da questão que você trouxe para o programa, e poderá ocorrer em até 6 sessões.
Caso os profissionais do programa considerem a necessidade de um acompanhamento a longo prazo, após orientação inicial, você será encaminhado aos recursos do seu plano de saúde ou recursos comunitários disponíveis na sua localidade.
Quem pode usufruir o Programa?
- Servidores ativos
- Empregados públicos
- Aposentados (há menos de 6 meses)
- Estagiários
A participação é totalmente voluntária e confidencial.
Você só participa se quiser, e ninguém terá acesso às suas informações pessoais. O MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) recebe apenas dados estatísticos — como o número de atendimentos e os tipos de apoio procurados — sem qualquer identificação dos participantes. Sua privacidade está garantida.
Quais os serviços oferecidos?
Atendimento de profissionais qualificados como: psicólogos, assistentes sociais, advogados e especialistas financeiros para oferecer apoio psicológico, social, legal e financeiro, ou seja, qualquer problema de ordem pessoal.
Questões Emocionais
Estresse, depressão, ansiedade; Abuso de substâncias e preocupação com outra pessoa que enfrenta essa situação; Jogos de azar ou outros vícios; Abuso doméstico; Luto e perda; Crise e trauma.
Questões Sociais
Orientações sobre acesso a medicamentos especiais; Cuidados com os filhos e/ou com os pais e idosos, autocuidado; Dúvidas sobre o processo de adoção; Sobre como acessar a Direitos e Benefícios de Pessoas com Deficiência / LOAS; Orientação sobre Previdência.
Questões Legais
Orientação sobre Divórcio e Separação; Testamentos e Heranças; Dúvidas em contratos de aluguéis; Conflitos com vizinhos; Orientação Civil; Orientação Criminal; Leis do Consumidor.
Questões Financeiras
Preocupações e planejamentos financeiros, orçamentários e de redução de dívidas.
Canais de atendimento
Link: https://viverbem.cgpbrasil.com/
Código: mgi-viverbem
Ligue: 0800 718 7815
E-mail: mgi@cpgbrasil.com
Whatsapp: (11) 4420-4050