Governança do Centro de Serviços Compartilhados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (ColaboraGov)
O Decreto nº 11.837/2023, além de dispor sobre o compartilhamento de serviços de suporte administrativo, instituiu o Centro de Serviços Compartilhados (ColaboraGov) e o Comitê Interministerial de Governança de Serviços Compartilhados (CIG-SC).
Já a Portaria MGI nº 14, de 3 de janeiro de 2024, definiu, adicionalmente, novas instâncias de apoio à governança do ColaboraGov, vinculadas ao CIG-SC, sendo um Subcomitê de Gestão e cinco Câmaras Temáticas de Apoio à Governança de Serviços Compartilhados que tratam de:
- Orçamento, Finanças, Contabilidade e Custos;
- Tecnologia da Informação;
- Administração e Logística;
- Gestão de Pessoas; e
- Planejamento e Gestão Estratégica.
As instâncias de governança (CIG-SC, Subcomitê de Gestão e Câmaras Temáticas), de composição interministerial, com representação nos níveis estratégico, tático e operacional dos órgãos solicitantes, se reunirão para cumprir os objetivos e as atribuições estabelecidos nos normativos citados.
COMITÊ INTERMINISTERIAL
SUBCOMITÊ
CÂMARAS TEMÁTICAS
ÍNDICES E AVALIAÇÕES
O MGI tem elaborado indicadores e instrumentos de autoavaliação para aprimorar a governança das instâncias colegiadas do ColaboraGov. Em 2025 foi realizado a Avaliação de Conformidade e Performance dos Colegiados de Governança - ACPG.
Esse instrumento permite verificar o grau de aderência às normas e a capacidade de entrega de resultados institucionais, promovendo aprendizado organizacional e identificação de oportunidades de melhoria. Trata-se de um questionário estruturado com 33 questões que avaliam a conformidade e a performance dos colegiados, organizadas em cinco blocos temáticos: conformação, ritos, coordenação executiva, comunicação e resultados.
A primeira aplicação dele, no ColaboraGov, ocorreu no período de agosto a outubro de 2025 com uma adesão de 42,08%.
Acesse o Painel da Governança das Instâncias Colegiadas do ColaboraGov abaixo para saber mais.
