Notícias
BIM
MGI participa do BIM Fórum Conference Brasil 2025 em São Paulo
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Público integra comitê BIM e marca presença no BIM Fórum Conference 2025
Nos dias 21 e 22/5, em São Paulo, acontece o BIM Fórum Conference Brasil - 2025. O evento busca reunir órgãos da administração pública, proprietários, incorporadores e investidores, empreiteiros e construtores, gerentes BIM e consultores, bem como todos os envolvidos com a temática para debater o tema “Construção virtual, resultados reais”.
Representando o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, a secretária adjunta substituta, Regina Lemos, participou da solenidade de abertura. Para a secretária, a participação do MGI no evento fortalece a missão da pasta, que busca a transformação digital em todos os produtos oferecidos pelo ministério. “Essa transformação não acontece só no governo federal, se não ela não cumpre a sua missão. Ela não pode acontecer só na indústria, ou só no estado ou município. A transformação tem de ser conjunta, em um movimento de todos os parceiros”, ressaltou a secretária.
Representando a Diretoria de Transferências e Parcerias da União (Dtpar), a coordenadora-geral de Informações e Monitoramento de Obras, Giovanna Ferreira, ressaltou a relevância de o MGI integrar o comitê BIM.
"Para o MGI, que faz parte do comitê BIM, estar aqui participando do BIM Fórum Conference 2025 é excepcional. Precisamos difundir o que o Governo Federal está realizando para disseminar o BIM pelo o País, seja para regulamentar, estruturar BIM nos estruturantes Transferegov.br e Obrasgov.br, ou, principalmente, levar o assunto aos estados e municípios”
De acordo com Giovanna, “a inovação que o BIM trás para os projetos de investimento em infraestrutura, mapeando antecipadamente os problemas que podem ocorrer com prazos e custos, certamente é mais um passo para continuar no caminho de execução de política pública pelo o País."
Modelagem BIM
A modelagem BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia que utiliza modelos 3D inteligentes para gerenciar informações de um projeto de construção, ao longo de todo o seu ciclo de vida. É uma abordagem colaborativa que integra dados estruturados e multidisciplinares, permitindo a criação, o compartilhamento e o gerenciamento de informações relevantes para a construção.
Dentro das ações do Obrasgov.br 2.0, nova plataforma de gestão e governança de infraestrutura do MGI, que será lançada em breve, será possível receber projetos modelados em BIM, de forma a dar possibilidade de se “construir virtualmente”, por meio de diversos tipos de análises e simulações, antecipando eventuais problemas que não eram possíveis de serem identificados no método tradicional de elaboração de projetos.
Sobre o evento
O objetivo do evento é apresentar um novo cenário para o centro das discussões, aproximando profissionais de toda a cadeia produtiva da construção e os maiores especialistas em BIM. O evento é anual e busca reunir especialistas, profissionais e interessados no avanço do BIM, promovendo discussões, trocas de experiências e a apresentação de boas práticas, no contexto do BIM como metodologia de trabalho integrada.