Notícias
PPG em Radioproteção e Dosimetria da ANSN passa a reunir condições para propor curso de Doutorado
O Programa de Pós-Graduação em Radioproteção e Dosimetria (PPG IRD), vinculado à Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), passou a atender aos requisitos para pleitear novo credenciamento de curso de Doutorado, após obter nota 4 na mais recente avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O resultado da avaliação da Área Interdisciplinar reconheceu a maturidade acadêmica do Programa, destacando a articulação consistente entre área de concentração, linhas de pesquisa, objetivos formativos e perfil do egresso, além da qualidade da formação oferecida e da aderência dos projetos desenvolvidos.
A Comissão Avaliadora também ressaltou a adequação da infraestrutura institucional, a estabilidade do corpo docente e o impacto das atividades do PPG IRD nos âmbitos local, regional, nacional e internacional, incluindo iniciativas de internacionalização.
Com esse desempenho, o Programa consolida sua trajetória acadêmica e fortalece a perspectiva de ampliação da formação de recursos humanos altamente qualificados nas áreas de radioproteção e dosimetria, por meio da proposição de um curso de Doutorado.
Criado em 2001, o PPG em Radioproteção e Dosimetria já formou 331 profissionais entre mestres e doutores. Atualmente, o Programa conta com 27 alunos de mestrado e 17 de doutorado, desenvolvendo pesquisas nas áreas de Biofísica das Radiações, Física Médica, Metrologia e Radioecologia.
O resultado reforça a contribuição estratégica do PPG IRD para o cumprimento das atribuições institucionais da ANSN, especialmente no fortalecimento da base técnico-científica necessária à segurança nuclear e radiológica no país.