Notícias
ANSN recebe novos profissionais oriundos da Amazul e amplia sua capacidade técnica
“Eu tenho dito que o nascimento é sempre um momento de alegria e engajamento. Em nome da Diretoria Colegiada da ANSN, posso dizer que me sinto muito privilegiado em contar com essa equipe.” Com essas palavras, o diretor-presidente da Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), Alessandro Facure, deu as boas-vindas aos oito novos empregados públicos oriundos da Amazul, que passam a integrar o quadro da Autarquia.
A recepção ocorreu na terça-feira, dia 6, na sede da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), no Rio de Janeiro. Pela manhã, os novos integrantes participaram de um momento de acolhimento conduzido pelo superintendente-geral de Gestão Institucional, Eduardo Ferraz, e pelo coordenador-geral de Gestão de Pessoas, Leonardo Bezerra, com apresentação das equipes e das coordenações nas quais irão atuar.
Ainda no período da manhã, o grupo realizou visita à Diretoria de Instalações Radiativas e Controle (DIRC), onde foi recebido pela diretora Lorena Pozzo, ampliando o conhecimento sobre as atribuições finalísticas da Autoridade.
Às 11h, todos se reuniram com o diretor-presidente da ANSN, Alessandro Facure, que destacou a importância do ingresso da nova equipe para o fortalecimento institucional da Autarquia, especialmente neste momento de consolidação da atuação regulatória da ANSN.
Os profissionais passam a atuar nas áreas de Relações Institucionais (CGRI), Planejamento e Orçamento (CGPO), Apoio Logístico (CGAL), Superintendência-Geral de Gestão Institucional (SGGI) e Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGGP), reforçando diferentes frentes estratégicas da estrutura administrativa e institucional da Autoridade.
Além de Eduardo Ferraz e Leonardo Bezerra, os coordenadores-gerais substitutos Lígia Morais (CGRI), Paulo Brilhante (CGPO) e Lourenço Olivieri (CGAL), acompanharam o processo de integração.
No período da tarde, os novos empregados públicos visitaram a ANSN/IRD, sediada na Barra da Tijuca, onde puderam conhecer as instalações e as atividades técnicas desenvolvidas pela unidade.
A incorporação dos profissionais foi formalizada pela Portaria DEPRO/SGP/MGI nº 13.019, de 15 de dezembro de 2025, que autorizou a alteração de exercício de empregados públicos da Amazul para a ANSN, medida que contribui para o fortalecimento da capacidade técnica e institucional da Autarquia no desempenho de suas funções regulatórias.
Novos empregados públicos:
Antonio Manoel Cirilo Balensifer
Antonio Nazareth de Sá
Bernardo Braga Ferreira de Oliveira
Felipe Souza do Nascimento
Gildean Silva Lima
Julio Cesar Santos Costa
Luiza Bittencourt Miguens Costa
Victor Monteiro da Silva Hennig