Notícias
ANSN recebe especialista em Preparação e Resposta a Emergência Nuclear e Radiológica da AIEA
A Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (Autoridade Nacional de Segurança Nuclear) recebeu, entre os dias 12 e 16 de janeiro de 2026, Luís Miguel Morais Portugal, da Agência Portuguesa do Ambiente, especialista em Preparação e Resposta a Emergências Nucleares e Radiológicas (EPR) da Agência Internacional de Energia Atômica.
A missão integra o Projeto BRA9062, firmado entre a ANSN e a AIEA, com foco no fortalecimento da infraestrutura institucional e na ampliação da capacidade brasileira de resposta a emergências nucleares e radiológicas, em alinhamento às normas internacionais.
Ao longo da semana, especialistas da ANSN e da AIEA dedicam-se à revisão do PSE para Instalações Radiativas voltadas à Medicina e à Indústria, bem como do PSE para Reatores de Pesquisa. Como produto final, além das orientações para a atualização desses dois planos, será elaborado um guia com diretrizes para a revisão e o aprimoramento dos demais PSEs da ANSN.
Como parte central da programação, o grupo realizou, no dia 13 de janeiro, visita técnica à unidade ANSN/IRD, responsável pela coordenação de ações em campo e pelo apoio à tomada de decisão em situações de emergência.
A visita incluiu apresentação do Plano de Resposta a Emergências do Instituto, conduzida pela Divisão de Atendimento a Emergências, e, no período da tarde, visitas aos laboratórios das divisões de Radioproteção e Dosimetria, com demonstração de equipamentos e procedimentos utilizados em respostas a emergências.
“Neste momento de efetiva implementação da ANSN, é oportuno promover a reestruturação da Preparação e Resposta a Emergências do órgão”, destaca o diretor-presidente da ANSN, Alessandro Facure.
A iniciativa reforça o compromisso da ANSN com a segurança nuclear e radiológica, a prontidão institucional e o alinhamento às melhores práticas internacionais, ampliando a capacidade de resposta do país diante de eventuais situações de emergência.