Notícias
EM VIENA
ANSN participa pela primeira vez da Conferência Geral da AIEA como agência autônoma e independente
ANSN cumpre agenda intensa na 69ª Conferência Geral da AIEA - Foto: Divulgação ANSN
A Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN) participa, pela primeira vez como agência autônoma e independente, da 69ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), realizada em Viena, Áustria. A presença da ANSN marca um passo histórico para a governança do setor nuclear brasileiro, reforçando o compromisso do País com os mais elevados padrões de segurança nuclear e radiológica, com foco em transparência e confiança pública.
As atividades da delegação brasileira tiveram início na segunda-feira, 15 de setembro, com a reunião de coordenação interna. Na parte da tarde, a ANSN esteve presente na reunião com o secretário-executivo da PrepCom/CTBTO, Robert Floyd, e no Plenario del Foro Iberoamericano de Organismos Reguladores Radiológicos y Nucleares – FORO. Em seguida, integrou o encontro das autoridades da delegação brasileira com o Shan Zhongde, presidente da China Atomic Energy Authority (CAEA).
Na terça-feira, 16, segundo dia da Conferência, a ANSN deu continuidade à sua agenda com encontros bilaterais estratégicos. Pela manhã, Facure participou de encontro com a vice-diretora-geral de Aplicações Nucleares da AIEA, Najat Mokhtar. À tarde, integrou a agenda da delegação brasileira com o diretor-geral da Agência, Rafael Mariano Grossi, que também contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e do presidente da CNEN, Francisco Rondinelli Junior.
Na sequência, Facure esteve presente em encontro com o vice-diretor-geral de Salvaguardas da AIEA, Massimo Aparo.
“A participação da ANSN na Conferência Geral reforça a modernização da governança nuclear brasileira e a ampliação da cooperação internacional, em alinhamento com as melhores práticas regulatórias e com os objetivos de transparência institucional e confiança pública”, ressalta o diretor-presidente.
Nesta quarta-feira, 17, a ANSN cumpriu uma agenda intensa de compromissos As atividades tiveram início com o encontro com o Consejo de Seguridad Nuclear (CSN) da Espanha, seguido de reunião das autoridades da delegação brasileira com a vice-diretora-geral de Segurança Nuclear da AIEA, Karine Herviou.
Logo depois, a ANSN participou de reunião com a U.S. Nuclear Regulatory Commission (US NRC), presidida por David A. Wright, que contou também com diretores e representantes da comissão norte-americana.
Na parte da tarde, a agenda incluiu reunião com a Autorité de Sûreté Nucléaire (ASN) da França, representada por Geraldine Pina e Thierry Granier, e, em seguida, compromisso com a Amazul, em encontro realizado na Sala do Brasil. A ANSN também esteve representada em reunião com a diretora do IMS-Ctbto.
Ainda no período da tarde, a autoridade participou do evento paralelo do FORO, que abordou o fortalecimento das infraestruturas regulatórias de proteção radiológica e segurança nuclear na região, destacando cooperação e a capacitação de novas gerações de profissionais.
Na quinta-feira, 18, a programação inclui um encontro de cortesia com a delegação da National Nuclear Safety Administration (NNSA), da China, do qual participam Lorena Pozzo, diretora de Instalações Radioativas e Controle, e Ailton Fernando Dias, diretor de Instalações Nucleares e Salvaguardas. Já na sexta-feira, 19, a ANSN participará de reunião com Andrea Luciani, em atividade conjunta com o Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD).